Descrição de chapéu Todas skate

Rayssa Leal é prata no Mundial de Skate Street 2023

Maranhense de Imperatriz brigou pelo bicampeonato, mas a japonesa Yumeka Oda levou o ouro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

Rayssa Leal, 15, conquistou a medalha de prata no Mundial de Skate Street na madrugada deste domingo (17). A final aconteceu no Ariake Coliseum, em Tóquio, no Japão.

Com 261.90 pontos, Fadinha ficou atrás apenas da japonesa Yumeka Oda, 17, que levou a melhor e finalizou a competição com 265.75 pontos. Momoji Nishiya, 16, também do Japão, levou o bronze.

Havia uma expectativa de que a maranhense de Imperatriz conquistasse o seu segundo ouro no campeonato –em fevereiro, ela venceu o Mundial que aconteceu em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Mas a disputa foi acirrada.

Rayssa Leal conquista medalha de prata no Mundial de Skate Street
Rayssa Leal conquista medalha de prata no Mundial de Skate Street - Divulgacao/CBSk

Fadinha liderou a competição até a quarta volta, quando acabou ultrapassada por Oda. Na primeira volta, a brasileira alcançou 84.15 pontos, enquanto na segunda cometeu um erro e ficou apenas com 13.76. Nesse caso, a disputa considerava a maior pontuação alcançada por cada skatista no parque de obstáculos.

Já na parte das manobras, a brasileira ficou com 86.84 e 90.91 pontos na primeira e na segunda tentativa, respectivamente. A japonesa precisava arriscar tudo para assumir a liderança e, com uma manobra conhecida como "feeble flip", conseguiu a maior nota do dia, 94,80.

Na manhã deste domingo, Rayssa parabenizou as colegas de pódio em uma publicação nas redes sociais e agradeceu a torcida do público.

"Finalizando a temporada de campeonatos de 2023 com mais uma conquista! Que final incrível! Skate feminino crescendo a cada etapa. Orgulho e gratidão por fazer parte disso tudo!", escreveu.

Rayssa foi a única brasileira a disputar a final. Pâmela Rosa ficou em 15º lugar durante a semifinal, realizada no sábado (16), e deu adeus à competição. Além do título, o campeonato conta pontos para o ranking classificatório das Olimpíadas de Paris 2024.

Com o resultado, Fadinha atinge seu quarto pódio em campeonatos mundiais organizados pela World Skate. Ela alcançou prata em 2019 (São Paulo), bronze em 2021 (Roma) e ouro na edição de 2022.

No início do mês, Rayssa Leal já havia conquistado o bicampeonato mundial da SLS (Street League Skateboard) Super Crown, a Liga Mundial de Skate Street, em São Paulo. No caminho para a vitória, ela obteve nota 9, algo inédito em sua participação no campeonato.

Na ocasião, a skatista também foi a única brasileira a chegar na final. As outras três compatriotas que estavam na competição, Pâmela Rosa, Isabelly Ávila e Marina Gabriela, não atingiram a pontuação na semifinal e ficaram de fora. Rayssa já havia sido a campeã do SLS Super Crown 2022, no Rio de Janeiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.