Descrição de chapéu skate

Rayssa Leal leva bicampeonato mundial em SP com nota inédita

Skatista fez volta de 9 pontos na final; Giovanni Vianna completou dobradinha brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Rayssa Leal conquistou o bicampeonato mundial da SLS (Street League Skateboard) Super Crown, a Liga Mundial de Skate Street, neste domingo (3), no Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista. No caminho para a vitória, ela obteve nota 9 durante volta de 45 segundos, algo inédito em sua carreira na SLS.

O paulista Giovanni Vianna, de Santo André, venceu a prova masculina com 36,4 pontos, fechando a dobradinha brasileira em solo nacional.

Rayssa Leal é campeã da SLS Super Crown, a final da Liga Mundial de Skate Street, disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A brasileira obteve a maior nota da carreira - Helena Petry/Divulgação/COB

Rayssa disputou o título mundial com outras cinco atletas na final feminina, mas manteve a liderança desde a primeira rodada da competição. Após sair em vantagem com a nota da volta, a brasileira foi bem nas manobras únicas e somou 31,9 pontos, garantindo a vitória antes mesmo de sua última tentativa.

O segundo lugar ficou com a japonesa Momiji Nishiya (30,6), e o terceiro, com a americana Paige Heyn (28,8).

A australiana Chloe Covell, que era cotada como a principal adversária de Rayssa, ficou em último no lugar na classificação geral, com 20,4 pontos, após cair várias vezes nas manobras únicas.

"Só posso falar que sinto felicidade e gratidão por tudo que venho fazendo com o meu time. Todas as discussões que temos por causa de estratégia, tudo vale a pena," disse Rayssa em entrevista ao Esporte Espetacular.

Ela ainda enfatizou o apoio da torcida brasileira para o seu resultado. "De manhã, no treino, estava desanimada, pois as manobras não estavam dando certo. A torcida me ajudou muito."

Rayssa foi a única brasileira a chegar na final do mundial. As outras três compatriotas que estavam na competição, Pâmela Rosa, que foi campeã na etapa do Rio em 2019, Isabelly Ávila, que conquistou a vaga no SLS Select Series Saquarema 2023, e Marina Gabriela, que substituiu a japonesa Funa Nakayama, que está se recuperando de uma lesão, não atingiram a pontuação na semifinal que aconteceu no sábado (2) e ficaram fora da final.

A maranhense de Imperatriz, de 15 anos, já havia sido a campeã do SLS Super Crown 2022, no Rio de Janeiro.

Dobradinha brasileira

A final do masculino foi acirrada até os últimos momentos. Na penúltima rodada das manobras únicas, o brasileiro Giovanni Vianna conseguiu um salto de 9,4 pontos, passando à frente do francês Vincent Milou, que liderava a prova. No último salto, Milou precisava de uma nota 9 para levar o título, mas caiu e ficou com o segundo lugar, com 36,3 pontos, apenas um décimo atrás do brasileiro.

Os dois estão lado a lado, cada um com seu troféu; ambos sorriem e seguram juntos uma bandeira do Brasil nas costas
Giovanni Vianna e Rayssa Leal comemoram com os troféus da da SLS Super Crown, a final da Liga Mundial de Skate Street, no Ginásio do Ibirapuera - Divulgação/Daluzphoto

"Eu não tô acreditando, é uma mentira ainda", disse Vianna, ainda incrédulo, com o troféu na mão, antes de dedicá-lo ao avô, morto há um ano.

Em terceiro lugar, com 27,1 pontos, ficou o português Gustavo Ribeiro, campeão de 2022. O brasileiro Felipe Gustavo, que venceu a etapa de Sydney da SLS, apesar de ter conseguido uma manobra com nota 9,3 ficou apenas com o quarto lugar, com 25,5 pontos.

O canadense Ryan Decenzo (25 pontos) e o americano Maurio McCoy (7) ficaram com o quinto e o sexto lugar, respectivamente.

As competições

O Super Crown é a última etapa da Street League Skateboarding, a mais importante liga de skate de rua do mundo. Criada em 2010, ela não contará pontos para a próxima Olimpíada, no ano que vem, em Paris.

O paratleta Felipe Nunes pôde participar da disputa no Ginásio do Ibirapuera porque o SLS Super Crown é um torneio disputado por atletas convidados.

Como classificatórios para Paris-2024, os campeonatos válidos são organizados pela World Skate: o Mundial e o ProTour.

A próxima etapa do Mundial de Street Skate que soma pontos para as Olimpíadas acontece de 10 a 17 deste mês, em Tóquio.

Erramos: o texto foi alterado

Rayssa Leal conquistou sua primeira nota 9 na SLS, não a primeira nota 9 de uma skatista mulher, como afirmava versão anterior desta reportagem. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.