Descrição de chapéu inverno jogos de inverno

Brasil conquista primeira medalha em Olimpíadas de Inverno

Catarinense Zion Bethonico, 17, fica com o bronze no snowboard cross em Gangwon

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O catarinense Zion Bethonico, 17, conquistou neste sábado (20) a primeira medalha brasileira de inverno. Ele ganhou bronze na disputa do snowboard cross dos Jogos Olímpicos da Juventude de Gangwon, na Coreia do Sul. Antes disso, o Brasil nunca havia vencido uma competição, nem na edição dos Jogos da Juventude, nem nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Apesar do ótimo desempenho, o atleta não era tido como um dos favoritos na prova. Isso porque a largada das baterias era um grande desafio para ele. Bethonico admitiu ter tido dificuldade em todos os starts. Na prova, que teve sete descidas, ele saiu por último em todas, mas terminou em primeiro lugar em cinco delas. Na semifinal, ele chegou em segundo, enquanto na final ficou na terceira posição.

Zion Bethonico (à dir.) com a medalha de bronze no peito
Zion Bethonico (à dir.) com a medalha de bronze no peito - Jung Yeon-je/AFP

Após a conquista, Zion dedicou a medalha ao irmão mais velho, Noah Bethonico. Ele havia se classificado para participar da competição, mas logo completou 20 anos, idade limite. A vaga então foi herdada por Zion, o próximo atleta da lista com idade elegível.

"Dedico minha medalha ao meu irmão Noah, que foi o meu diferencial. Ele esteve comigo o tempo todo. Durante a competição, depois de todas as minhas descidas. Ele subiu comigo na gôndola fazendo uma revisão do percurso, procurando me ajudar a melhorar a cada nova bateria. Essa medalha é para ele, que sempre esteve próximo", disse Zion.

O brasileiro estava confiante sobre seu desempenho, e chegou a dar declarações dizendo que venceria a competição. Essa confiança, no entanto, só se desenvolveu nos últimos seis meses. Em julho de 2023, quando passou pelo Centro de Treinamento do COB (Comitê Olímpico do Brasil), Bethonico confessou não saber se seria classificaria para os Jogos.

Apesar da influência do irmão mais velho, o primeiro contato do atleta com o esporte foi intermediado por seu pai, Rangel. "Ele sempre foi apaixonado por todos os esportes e, quando eu era criança, sempre levava eu e meu irmão para praticar modalidades na neve nas nossas férias", disse em entrevista ao COB.

Natural de Florianópolis (SC), Zion também gosta de esportes de combate e de jogos eletrônicos. "Sou apaixonado por artes marciais e, sempre que estou em Florianópolis, pratico muay thai e jiu jitsu. Além disso, gosto muito de jogar videogame no meu tempo livre."

Para subir ao pódio, Zion precisou se recuperar de um início discreto. Na primeira bateria, ele ficou em terceiro lugar. A partir daí, venceu as quatro provas restantes, conquistando 18 dos 20 pontos em jogo.

O francês Jonas Chollet ficou com o ouro e o canadense Anthony Shelly levou a prata.

O melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno da Juventude havia sido o oitavo lugar de Marley Linhares no monobob, em Lillehammer, 2016. Nos Jogos Olímpicos de Inverno, Isabel Clark detinha o melhor desempenho do país, com a nona posição no snowboard cross, em Turim, 2006.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.