Descrição de chapéu União Europeia

Autor do gol do título da Alemanha na Copa de 1990, Andreas Brehme morre aos 63 anos

Trava da chuteira de Lothar Matthäus ajudou a colocar Brehme na história do futebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu na madrugada desta terça-feira (20) aos 63 anos o ex-jogador alemão Andreas Brehme, autor do gol que garantiu o tricampeonato mundial da Alemanha na Copa do Mundo de 1990. Brehme foi internado às pressas em um hospital em Munique após sofrer uma parada cardíaca, mas não resistiu.

Nascido na cidade de Hamburgo em 9 de novembro de 1960, o lateral ofensivo e especialista em bolas paradas foi revelado pelo pequeno HSV Barmbek-Uhlenhorst, mas ganhou destaque no futebol alemão com a camisa do Bayern de Munique. Ele defendeu o clube entre 1986 e 1988, período no qual levantou a taça da Bundesliga e da Supercopa da Alemanha.

Em 1988, se transferiu para a Inter de Milão, se juntando aos companheiros de seleção Lothar Matthäus e Jürgen Klinsmann. Pela equipe, venceu o Campeonato Italiano, a Supercopa da Itália e a Copa da Uefa.

Andreas Brehme recebe troféu durante evento do Hall da Fama do futebol alemão, em Dortmund - Ina Fassbender - 1.abr.2019/AFP

Na Copa de 1990, a Alemanha Ocidental, comandada por Franz Beckenbauer, chegou à Itália em busca do tricampeonato após bater na trave em 1982 e 1986, quando ficou com o vice.

Na final disputada no estádio olímpico de Roma no dia 8 de julho de 1990, em uma revanche da decisão do Mundial anterior contra a Argentina de Maradona, Brehme acabou sendo o autor improvável do gol que garantiu a taça aos alemães.

O pênalti, anotado aos 40 minutos do segundo tempo, era para ser cobrado a princípio pelo companheiro de time Matthäus, destaque da equipe na competição. O meia, no entanto, havia perdido uma das travas da chuteira direita durante a partida e preferiu dar lugar para o zagueiro.

Canhoto, Brehme bateu com a perna direita para confundir o arqueiro argentino Goycochea, conhecido por defender cobranças de pênalti, e garantiu o tricampeonato alemão. O título mundial foi o último da Alemanha Ocidental antes da reunificação do país.

O lateral atuou em 86 jogos pela seleção entre 1984 e 1994, marcando oito gols, incluindo aquele pelo qual é mais lembrado.

"Andi foi nosso herói na Copa do Mundo, mas para mim ele foi muito mais, um amigo muito próximo e companheiro de equipe", afirmou Rudi Völler, campeão com Brehme em 1990, em comunicado publicado pela Federação Alemã de Futebol.

"O Bayern está profundamente chocado com a morte repentina de Andreas Brehme", afirmou o clube em publicação nas redes sociais. "Andreas Brehme estará para sempre em nossos corações, como um vencedor da Copa do Mundo e, mais importante, como uma pessoa muito especial."

"Um jogador magnífico, um grande torcedor do Inter. Ciao Andy, lenda para sempre", publicou a Inter de Milão. O clube italiano anunciou que seus jogadores usarão uma braçadeira preta em sinal de luto no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões nesta terça-feira contra o Atlético de Madrid.

Após quatro temporadas na Itália, Brehme voltou para a Alemanha para atuar pelo Kaiserslautern, equipe que já havia defendido no início da carreira e com a qual venceu mais uma edição da Bundesliga antes de pendurar as chuteiras.

"O FCK lamenta a morte de Andreas Brehme", disse o Kaiserslautern. "Ele vestiu a camisa dos Diabos Vermelhos por um total de dez anos e se tornou campeão alemão e vencedor da Copa da Alemanha com o FCK."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.