Descrição de chapéu surfe

Gabriel Medina se classifica para a semifinal do ISA Games e Filipe Toledo sai

Yago Dora e Medina têm chance de garantir 3° vaga brasileira para as Olimpíadas no domingo (3)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gabriel Medina se classificou para a semifinal do ISA Games neste sábado (2), em Porto Rico. Sem vaga garantida para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o brasileiro está a uma bateria da decisão do campeonato, que pode garantir a ele a terceira vaga da delegação masculina de surfe.

Ele disputou nesta manhã a primeira bateria da chave principal com os franceses Joan Duru e Marco Mignot. Logo na largada, Medina fez uma manobra aérea e alcançou 7,83 pontos, garantindo vantagem sobre os oponentes.

O brasileiro Gabriel Medina, em busca de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, durante no sétimo dia do campeonato ISA Games, na praia La Marginal em Arecibo, Porto Rico - Ricardo Arduengo-1°.mar.24/AFP

O brasileiro também engatou uma sequência que lhe rendeu 9,23 pontos, a segunda maior nota do campeonato —a primeira, também brasileira, é de Yago Dora, que bateu 9,50 pontos na sexta-feira.

Com um total de 17,06 pontos, Medina venceu a bateria do round 6 e se classificou para a semi-final, que acontece no domingo (3). Dos franceses, Duru também se classificou para a final, com 13,43 pontos, enquanto Mignot foi para a repescagem, com 13,10 pontos.

Desclassificado no WSL Finals em agosto de 2023 e fora da disputa pelo tetracampeonato no Circuito Mundial de Surfe em setembro do mesmo ano, Gabriel Medina não tem mais chance de classificação individual para as Olimpíadas, mas conta com a pontuação por equipes para garantir a vaga olímpica pelo ISA Games.

Em 2023, João Chianca e Filipe Toledo garantiram vaga para representarem a delegação masculina, enquanto Tainá Hinckel e Tatiana Weston-Webb representarão a delegação feminina do Brasil.

Filipe, um homem jovem, está sobre a prancha, no ar, com os braços abertos. Ele veste uma camiseta amarela
O brasileiro Filipe Toledo durante a primeira bateria da final do Mundial de Surfe, na Califórnia, em 2023 - Pat Nolan/World Surf League

Além de Medina, os surfistas Yago Dora e Filipe Toledo também representaram o país no ISA Games. Eles começaram o sábado disputando a repescagem.

Toledo disputou a segunda bateria da repescagem 8 com o espanhol Andy Criere, o indonésio Rio Waida e o canadense Cody Young. O brasileiro somou apenas 7,36 pontos e acabou desclassificado do campeonato. Ciere e Waida tiveram as maiores pontuações, com 10,46 e 10,33 pontos, respectivamente.

Já Yago Dora disputou a terceira bateria da repescagem 8 com o norte-americano John John Florence, o neozelandês Keh Butler e o marroquino Ramzi Boukhiam. Dora somou 14,73 pontos e garantiu sua permanência na competição com a melhor pontuação da bateria. Boukliam ficou com a segunda melhor pontuação, com 13,50 pontos.

O brasileiro enfrentou o mar pela segunda vez ainda no sábado, desta vez na primeira bateria da repescagem 9, contra o mexicano Sebastian Williams e o espanhol Andy Criere. A disputa foi acirrada, mas o brasileiro levou a melhor, com 17, 24 pontos. O espanhol ficou em segundo, com 12,40 e o mexicano foi desclassificado, com 7,50.

Em sua terceira performance do dia, Dora enfrentou o francês Marco Mignot e o marroquino Ramzi Boukhiam na primeira bateria da repescagem 10. O brasileiro largou com performances aéreas e alcançou 9,33 pontos na primeira metade do tempo. Com isso, ele desbancou Medina e se tornou dono das duas maiores notas da competição (9,50 e 9,33, seguido por Medina com 9,23).

Com outra pontuação na casa dos 9 pontos, ele somou 18,46 pontos e venceu a bateria. Em seguida veio Boukhiam, com 10,30 pontos e Mignot, que fez 10,13 pontos e foi desclassificado. A equipe brasileira masculina ainda tem chance de garantir a terceira vaga nas olimpíadas caso Dora e Medina cheguem à final no domingo.

A brasileira Tainá Hinckel no quinto dia do campeonato ISA Games, realizado em Porto Rico
A brasileira Tainá Hinckel no quinto dia do campeonato ISA Games, realizado em Porto Rico - Ricardo Arduengo-28.fev.24/Reuters

Com bons resultados, categoria feminina tem chance de medalha

Na categoria feminina, as surfistas Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel representaram o Brasil na chave principal. Elas disputaram a segunda bateria da rodada 5 com a francesa Johanne Defay e a australiana Sally Fitzgibbons.

As duas maiores notas da rodada foram a de Johanne, com 13,67 pontos, e a de Sally, com 11,60. Tatiana e Tainá pontuaram menos e foram para a repescagem, ainda com chance de chegar às finais e disputar medalha. As brasileiras fizeram 11,10 e 7,20 pontos, respectivamente.

Já na primeira bateria da repescagem 8, a brasileira Tainá Hinckel enfrentou a sufista norte-americana Caroline Marks, a portuguesa Teresa Bonvalot e a israelense Anat Lelior. Ana e Tainá tiveram as melhores notas, com 11,20 e 10,27, respectivamente, e permaneceram na competição. Caroline e Teresa foram desclassificadas.

Tatiana Weston-Webb em manobra durante o ISA Games, em Porto Rico - Ricardo Arduengo-27.fev.24/Reuters

Na última bateria do dia, Tatiana enfrentou a portuguesa Yolanda Sequeira, a norte-americana Carissa Moore e a luso germânica Camilla Kemp. Clarissa levou a melhor, com 12,97 pontos, seguida por Tatiana, que somou 12,67 pontos. Yolanda e Camilla foram desclassificadas do campeonato, com 12,63 e 7,43 pontos, respectivamente.

O Brasil tem apenas duas representantes femininas nos Jogos Olímpicos: Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel. Luana Silva, que também competiu em Porto Rico, acabou desclassificada na repescagem, na quinta-feira (29), e não conquistou a terceira vaga para a comissão olímpica feminina pelo individual. Como Medina, ela tem chances de se classificar por equipes no domingo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.