São Paulo supera Ituano e vai às quartas do Paulista; veja como ficaram os confrontos

Novorizontino e Ponte Preta também se classificam na última rodada; Ituano e Santo André são rebaixados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O São Paulo conquistou uma das três vagas que restavam para as quartas de final do Campeonato Paulista após vencer o Ituano por 3 a 2, em um jogo com final dramático neste domingo (10), em Itu.

Os resultados da 12ª rodada da competição confirmaram as quatro partidas da fase quartas de final do estadual —São Paulo e Novorizontino e Palmeiras e Ponte Preta foram os últimos jogos definidos do mata-mata. Já estava garantido antecipadamente o duelo entre Santos e Portuguesa e o confronto entre Bragantino e Inter de Limeira.

Ituano e Santo André fizeram as piores campanhas do estadual, com seis e oito pontos, respectivamente, e foram rebaixados para a segunda divisão.

Lucas Moura comemora terceiro gol do São Paulo após cobrança de pênalti em partida contra o Ituano, pela última rodada do Paulistão 2024
Lucas Moura comemora terceiro gol do São Paulo após cobrança de pênalti em partida contra o Ituano, pela última rodada do Paulistão 2024 - Eduardo Carmim/Photo Premium/Folhapress

Pelo grupo D, São Paulo, Novorizontino e São Bernardo entraram na última rodada brigando pelas duas vagas nas quartas de final.

No jogo em Itu, o clube do Morumbi vencia a partida até os 43 minutos do segundo tempo, quando levou o empate.

O resultado, combinado às vitórias de Novorizontino e São Bernardo contra Portuguesa e Mirassol, respectivamente, eliminava o São Paulo.

Mas, aos 50 minutos do segundo tempo, o árbitro foi ao VAR para confirmar um pênalti para o tricolor, convertido por Lucas Moura, selando a classificação.

"É uma sensação de alívio. Apesar das dificuldades, do gramado um pouco pesado, a gente não pode sofrer como a gente sofreu", disse Luciano em entrevista após o fim do jogo. Ele marcou o segundo gol do time na partida e se tornou o terceiro maior artilheiro do clube no século.

Pelo grupo B, a Ponte Preta também garantiu presença nas quartas de final neste domingo, mesmo sendo derrotada por 1 a 0 pelo Santo André, mas beneficiada pelo empate entre Água Santa e Corinthians em 0 a 0. Ponte Preta e Água Santa brigavam pela segunda vaga do grupo.

O time de Campinas terá pela frente o Palmeiras, que já estava classificado ao bater o Botafogo-SP no sábado (9) por 1 a 0. Atual campeão, o alviverde detém a melhor campanha do campeonato até aqui, com 28 pontos.

Santos e Portuguesa era um dos confrontos já conhecidos antes da última rodada. O time da Baixada terminou a fase de grupos líder do grupo A, com 25 pontos, e voltou a se classificar para o mata-mata depois de três anos. No sábado, venceu a Inter de Limeira de virada, por 3 a 2, na Vila Belmiro.

Já a Portuguesa fez apenas 10 pontos e conseguiu se classificar mesmo com a derrota para o Novorizontino por 2 a 0 na última rodada da fase de grupos.

Raphael Veiga prepara finalização em partida do Palmeiras contra o Botafogo-SP; jogadores do Botafogo tentam impedir finalização
Raphael Veiga prepara finalização em partida do Palmeiras contra o Botafogo-SP, válida pela 12ª rodada do Paulistão - Fabio Menotti/Divulgação/Palmeiras

Também já estava definido o confronto do interior entre Red Bull Bragantino e Inter de Limeira. As duas equipes encerraram a fase de grupos com 21 e 17 pontos, respectivamente, deixando em terceiro e fora da fase quartas de final o Corinthians, que somou 14.

As quartas de final, que acontecem em jogo único, estão previstas para o próximo fim de semana, conforme tabela que ainda será divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Os líderes de cada grupo garantem a vantagem do mando de campo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.