Descrição de chapéu Olimpíadas

Bicampeão olímpico é excluído de classificatória para Paris-2024 por apoio à guerra da Ucrânia

Russo Abdulrashid Sadulaev foi medalhista de ouro de luta livre na Rio-2016 e Tóquio-2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

O russo Abdulrashid Sadulaev, duas vezes campeão olímpico de luta livre, foi excluído do torneio de classificação para as Olimpíadas de Paris por seu apoio à guerra na Ucrânia, anunciou a Federação Internacional de Luta (UWW) nesta quinta-feira (4).

"Abdulrashid Sadulaev foi excluído do torneio europeu de classificação olímpica em Baku depois de não ter conseguido responder aos critérios de classificação fixados pelo Comitê Olímpico Internacional para os esportistas neutros individuais", explicou a UWW em seu site.

Campeão olímpico no Rio em 2016 na categoria de 86 quilos, depois de novo campeão em Tóquio em 2021 na de 97 quilos, Sadulaev foi declarado inelegível pelo painel independente United World Wrestling Eligibility.

Lutador russo Abdulrashid Sadulaev durante cerimônia de premiação do mundial de luta livre em Paris
Lutador russo Abdulrashid Sadulaev durante cerimônia de premiação do mundial de luta livre em Paris - Benjamin Cremel - 26.ago.2017/AFP

Uma investigação realizada por esse painel apontou "novas informações" sobre o "apoio" do lutador à guerra da Rússia contra a Ucrânia. Também ficou estabelecido que o pentacampeão mundial ainda era membro oficial do Dynamo Moscow, um clube poliesportivo ligado ao poder russo.

Como quase todos os órgãos esportivos internacionais, a UWW seguiu a recomendação do COI de reintegrar condicionalmente atletas russos e bielorrussos em competições internacionais, depois de excluí-los no final de fevereiro de 2022, após a invasão russa na Ucrânia.

O órgão impôs condições rigorosas: somente atletas que não tenham apoiado ativamente a guerra na Ucrânia e que não tenham contrato com agências militares ou de segurança nacional serão admitidos.
"Cada atleta neutro é submetido a um rigoroso processo de verificação pela UWW antes de cada torneio", disse a federação em comunicado.

O torneio de qualificação olímpica, que classifica dois atletas para Paris-2024 em cada categoria, será realizado de 5 a 7 de abril em Baku.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.