Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

CBF lamenta morte de Ziraldo e lembra mascotes de clubes criados por ele

Desenhista e escritor morto aos 91 anos era apaixonado por futebol; clubes homenageiam cartunista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) homenageou Ziraldo em seus canais oficiais e disse em nota que o futebol perde um grande apaixonado. Criador de "O Menino Maluquinho" e autor dos mascotes dos clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro em 1987, ele morreu aos 91 anos neste sábado (6) em decorrência de falência múltipla dos órgãos, em sua casa no Rio de Janeiro.

"Lamento a morte do Ziraldo, um artista completo. Seus livros e personagens marcaram a vida de gerações de brasileiros. Envio minhas condolências aos familiares e aos fãs desse grande brasileiro", afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Retrato feito durante entrevista com o cartunista e ilustrador Ziraldo em seu aniversário de 85 anos
Retrato feito durante entrevista com o cartunista e ilustrador Ziraldo em seu aniversário de 85 anos - Ricardo Borges-27.out.17/Folhapress

"O futebol perde um grande apaixonado. Ele também retratou com muita beleza a alegria do futebol", acrescentou.

A homenagem celebrou a ligação de Ziraldo com o esporte e lembrou que o artista acompanhava de perto a seleção brasileira, tendo assistido a derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950 no Maracanã.

Nos anos 1960, Ziraldo trabalhou no Jornal dos Sports e em 1987 foi contratado pelo Clube dos 13, que organizou o Campeonato Brasileiro daquele ano. Na ocasião, o cartunista, que torce para o Flamengo, teve a missão de desenhar os mascotes dos 16 clubes envolvidos na competição, também conhecida como Copa União.

Ziraldo criou versões dos mascotes dos principais clubes do país
Ziraldo criou versões dos mascotes dos principais clubes do país - Reprodução

"Notório rubro-negro, Ziraldo nos deu o privilégio de traçar nossa história. Em 2012, foi dele a ilustração que representou o centenário do futebol do Flamengo. Ele se intitulava 'o rubro-negro mais antigo em atividade'. De Caratinga, em Minas Gerais, para o mundo. Ziraldo conquistou a todos nós com carinho e bom humor. E a paixão vermelha-e-preta sempre esteve junto. Seu personagem mais conhecido, o Menino Maluquinho, era Flamengo. Quem disse foi o próprio Ziraldo", publicou o Flamengo, time do coração do cartunista.

O Corinthians foi um dos primeiros clubes a homenagear Ziraldo. "Hoje, o Brasil se despede de um ícone da literatura e da ilustração. Nos deixou neste sábado (6), Ziraldo, chargista, desenhista, jornalista e escritor. Em suas obras, alguns trabalhos envolveram o futebol e o nosso Timão. O Corinthians se solidariza com amigos, familiares e todos os fãs do artista. Eternamente dentro dos nossos corações", escreveu o time.

São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG também publicaram mensagens em reconhecimento ao legado do cartunista. "O São Paulo lamenta o falecimento do grande artista Ziraldo. Em 1989, Ziraldo criou esta versão do nosso mascote, o Santo Paulo. Desejamos força aos familiares e amigos neste momento, com a certeza de que sua arte estará para sempre na história brasileira", publicou o São Paulo em seu perfil oficial.

"A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o falecimento do desenhista e escritor Ziraldo, aos 91 anos. Criador de personagens icônicos, entre eles o Menino Maluquinho, Ziraldo lançou em 2010 o livro ilustrado "Verdão, o Campeão do Século". Desejamos força aos familiares, amigos e fãs neste momento de dor e saudade", escreveu o Palmeiras.

"O Galo lamenta o falecimento do desenhista e escritor Ziraldo, neste sábado (6), aos 91 anos. O mineiro de Caratinga ficou conhecido por suas grandes obras, como o "Menino Maluquinho", pelas suas charges e pela criação d’O Pasquim. Nossos sinceros sentimentos a todos os amigos, familiares e fãs de Ziraldo neste momento de luto", diz publicação do Atlético-MG.

"O Cruzeiro lamenta o falecimento de Ziraldo, grande cartunista e criador do Menino Maluquinho. Mineiro de Caratinga, suas obras fizeram parte da formação de crianças e jovens de todo o país. O desenhista e escritor também era um apaixonado pelo futebol e em 1987 desenhou os mascotes dos times, dentre eles, a nossa Raposa. Seu legado é eterno! Descanse em paz", afirmou o Cruzeiro.

"Com grande pesar, o Esquadrão chora a partida do genial @ziraldooficial, hoje, aos 91 anos. O cartunista e escritor foi o autor do desenho do Super-Homem Mascote do Bahia em 1989. Nossa solidariedade a familiares e amigos do eterno criador do 'Menino Maluquinho'", publicou o Esporte Clube Bahia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.