Descrição de chapéu Futebol Internacional

Número quatro de uniforme da Alemanha será redesenhado por semelhança com símbolo nazista

Alteração vem após comentários de que o número 44 se assemelhava ao símbolo usado pelas unidades nazistas SS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chiranjit Ojha
Bengaluru | Reuters

O design do número quatro nas camisetas da seleção nacional da Alemanha será alterado devido a preocupações de que o número '44' se assemelhasse ao símbolo usado pelas unidades nazistas 'SS', disse a DFB (Associação Alemã de Futebol) nesta segunda-feira (1º).

O novo uniforme, lançado antes de a Alemanha sediar o Campeonato Europeu em junho e julho, estreou durante a vitória amistosa por 2 a 0 sobre a França no mês passado.

Novo modelo do uniforme da seleção da Alemanha
Novo modelo do uniforme da seleção da Alemanha - Divulgação/Adidas

"A DFB verifica os números de 0 a 9 e depois submete os números de 1 a 26 à Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) para revisão. Nenhuma das partes envolvidas viu qualquer proximidade com o simbolismo nazista no processo de criação do design da camiseta", disse a DFB em comunicado.

"No entanto, levamos os comentários muito a sério e não queremos fornecer uma plataforma para discussões. [...] Desenvolveremos um design alternativo para o número 4 e o coordenaremos com a Uefa."

Fornecedora oficial da DFB, a Adidas já havia dito anteriormente que removeria o número 44 de sua gama de opções de personalização.

"Vamos bloquear o número 44 o mais rápido possível", disse o porta-voz da Adidas, Oliver Bruggen, à mídia alemã. "Como empresa, nos opomos ativamente à xenofobia, ao antissemitismo, à violência e ao ódio em qualquer forma."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.