Descrição de chapéu basquete

Em meio a polêmica sobre PL antiaborto, técnico pede demissão da seleção feminina de basquete

José Neto deixou cargo após saída de preparador físico, dispensado depois de fazer postagens contra o aborto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O técnico José Neto pediu seu desligamento da seleção brasileira feminina de basquete nesta quinta-feira (27). A decisão do profissional foi anunciada pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball).

Em um texto publicado em sua conta no Instagram, o treinador afirmou que tomou a decisão depois da saída do preparador físico Diego Falcão, dispensado na semana passada após fazer uma postagem contra o aborto.

A publicação motivou uma série de críticas por parte das jogadoras do elenco, que se posicionaram contra a permanência do profissional no cargo. Líderes da equipe brasileira, como Clarissa dos Santos e Damiris Dantas, foram ouvidas pela CBB antes da demissão do preparador.

Técnico José Neto pede demissão da seleção brasileira feminina de basquete
Técnico José Neto pede demissão da seleção brasileira feminina de basquete - Thierry Gozzer/CBB

Neto e Falcão, que trabalham juntos há 17 anos, chegaram juntos à seleção feminina, em 2019. Ao falar de sua saída, o treinador destacou sua longa relação de trabalho com o preparador.

"Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o preparador físico Diego Falcão, profissional com quem trabalho há 17 anos e sempre escolhi para estar comigo nos últimos clubes e seleções em que fui o treinador; também seguindo os princípios e valores da minha fé, da qual devo tudo o que sou e tenho, quero comunicar que hoje deixo meu cargo de treinador da seleção brasileira feminina de basquete", disse Neto em postagem no Instagram.

Com o treinador no comando da equipe, o Brasil foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, conquistou o Sul-Americano e levou o título da Americup. O período, porém, também foi marcado por fracassos no ciclo olímpico, já que a equipe não conseguiu se classificar para os Jogos de Tóquio-2020 e Paris-2024.

"A Confederação Brasileira de Basketball agradece ao técnico pelo seu trabalho nesses anos e deseja boa sorte na sequência da sua carreira profissional", escreveu a entidade em nota oficial.

A CBB tem pressa para encontrar um novo comandante uma vez que, entre os dias 19 e 25, a seleção vai disputar o pré-classificatório para a Copa do Mundo de 2026. O Brasil está em um grupo com Hungria, Filipinas e Senegal. Se avançar, vai encarar Ruanda, Argentina Líbano ou Reino Unido na semifinal. Apenas o campeão do torneio conseguirá a vaga.

"A nova comissão técnica, para a disputa do Pré qualificatório ao Mundial da Alemanha 2026 será informada dentro do planejamento da diretoria de basquete feminino", informou a CBB.

Veja a íntegra da nota da CBB

"A Confederação Brasileira de Basketball informa que nesta quinta, 27 de junho, recebeu do treinador José Neto o seu pedido de desligamento do projeto da Seleção feminina adulta de basquete. E que aceitou a solicitação de encerramento da parceria.

No comando da CT do Brasil, Neto foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, campeão Sul-Americano e campeão da AmericupW.

A Basquete Brasil agradece ao técnico pelo seu trabalho nesses anos e deseja boa sorte na sequência da sua carreira profissional.

A nova comissão técnica, para a disputa do Pré-Qualificatório ao Mundial da Alemanha 2026 será informada dentro do planejamento da diretoria de basquete feminino".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.