Descrição de chapéu Olimpíadas 2024 atletismo

Thiago Braz consegue liminar e terá chance de buscar vaga nos Jogos de Paris

Atleta do salto com vara estava suspenso por doping, mas recorreu à Corte Arbitral do Esporte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Suspenso provisoriamente por doping, Thiago Braz obteve uma liminar na CAS (Corte Arbitral do Esporte) e poderá disputar o Troféu Brasil, entre os dias 27 e 30 de junho, em busca do índice olímpico do salto com vara para os Jogos de Paris.

Para conquistar a vaga olímpica ele precisa saltar, pelo menos, 5,85 m. Ouro nos Jogos Rio-2016 e bronze nos Jogos de Tóquio-2020, o saltador foi suspenso provisoriamente no dia 28 de maio de 2023 por violar regras antidoping da World Athletics, a federação internacional de atletismo, relacionadas à "presença de uma substância proibida ou seus metabólitos ou marcadores".

Imagem de um atleta de salto com vara em ação. Ele está vestindo uma camisa verde com detalhes amarelos e a bandeira do Brasil no peito, junto com a palavra 'BRASIL' escrita em branco. O atleta segura a vara com ambas as mãos e parece estar se preparando para o salto. O fundo está desfocado, mostrando uma multidão de espectadores
Thiago Braz tem duas medalhas olímpicas no currículo - Andrej Isakovic - 22.jul.22/AFP

Teste antidoping realizado pelo brasileiro em julho de 2022 acusou a presença de ostarina, que ele disse ter consumido por meio de suplementos esportivos. A substância é usada para melhorar o crescimento muscular e o desempenho atlético.

Braz argumentou que não usou a substância conscientemente, pois havia recebido suplementos contendo ostarina de seu nutricionista esportivo para melhorar sua saúde. Segundo ele, foi lhe assegurado que nenhum dos suplementos continha substâncias proibidas. O advogado responsável por sua defesa usava a tese de "contaminação de suplementos" e "violação não intencional".

O tribunal que avaliou o pedido de liminar do atleta teve três árbitros e todos concordaram com a liberação do brasileiro. No Instagram, ele comemorou a decisão com uma imagem lembrando que o Troféu Brasil começa nesta quinta-feira (27).

"Estou chegando, filho", ele escreveu junto com uma foto para divulgar a competição.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.