ONG abre programa de trainee em gestão pública

80% dos participantes continuam atuando no setor público ou terceiro setor após a experiência; inscrição e programa são gratuitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ONG Vetor Brasil, especializada em capacitar profissionais para atuar na administração pública, abre mais uma edição do seu programa trainee em gestão pública. Profissionais que já trabalham no setor público ou pessoas que gostariam de atuar nesta área em todo o país podem se candidatar às vagas.

jovens em carteiras escolares assistem a uma aula dada por um homem de cavanhaque na frente de um telão
Candidatos participam de aula durante treinamento dado pela ONG Vetor Brasil - Luiza Matravolgyi

A organização faz a seleção e capacitação dos trainees para encontrar talentos em início de carreira e também seleciona profissionais com mais experiência para atuar em posições de alta administração.

Pelo menos dez mil candidatos são esperados na seleção da Vetor Brasil. O processo seletivo do programa é diferente do concurso público profissional, que costuma ser a maneira mais comum de ingressar na área.

A ONG explica que a diferença é que, neste caso, o processo, feito todo online, inclui análise de currículo e de antecedentes e entrevista por competência, para verificar se o perfil está alinhado ao cargo.

"Ao mesmo tempo em que há um maior interesse dos jovens pela causa pública, atualmente os mecanismos de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais no setor público não conseguem atrair esse público em escala", explica Marcela Carvalho, coordenadora do programa de trainee.

"O TGP oferece uma experiência única de aprendizagem, atuação, troca e impacto", completa.

As vagas são em três frentes: o TGP Regular é destinado a quem está no início da carreira e pretende atuar no setor público. Existe também um programa para agentes públicos do poder executivo.

Por fim, o Programa de Residência oferece pós-graduação em gestão pública, certificada por uma instituição de ensino superior credenciada. O objetivo é conectar profissionais de alto potencial às posições com os desafios mais complexos dos governos em todo território nacional.

As inscrições são gratuitas e começam nesta segunda-feira (6). Os interessados devem fazer a inscrição no site do programa.

Desde 2015, 80 mil candidatos já se inscreveram para os programas. Ao todo, foram contemplados cerca de 60 governos diferentes, de 18 partidos distintos, em 34 municípios, espalhados por todo o país.

Hoje, mais de 700 trainees e residentes ainda estão alocados em órgãos públicos ocupando os mais diferentes cargos. Além disso, cerca de 80% de todos os participantes continuam atuando no setor público ou terceiro setor após a experiência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.