Evento no Largo da Batata vai reformar carroças de catadores de recicláveis

ONG Pimp My Carroça comemora dez anos e oferece série de atividades a população vulnerável no Dia do Meio Ambiente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Catadores e catadoras de materiais recicláveis vão poder reformar e dar um novo visual às suas carroças neste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Em comemoração aos seus dez anos, a ONG Pimp My Carroça realiza a 29ª. edição do Pimp My Carroça em Circuito, no Largo da Batata, em Pinheiros (SP).

O evento, que acontece das 8h às 20h, oferecerá atendimentos de saúde e bem-estar, atividades educativas e programação cultural com a participação de voluntários.

Homem  com máscara tira foto de carroça de material reciclável colorida que foi restaurada
Catador de material reciclável participa do circuito Pimp My Carroça realizado em 2021 - Letícia Ichnaz

Um mutirão promoverá melhorias na pintura e no conserto das carroças e uma oficina de serralheria. Mundano, fundador do movimento, e outros artistas vão grafitar as carroças.

Os profissionais também receberão kits de segurança do trabalho com luvas, camisetas e calças com fitas refletivas, óculos de proteção, entre outros itens.

Catadores e catadoras de materiais recicláveis são parte fundamental no processo de separação e reaproveitamento de produtos descartados nas grandes cidades. Estima-se que 90% da coleta de resíduos recicláveis no país é feita por eles. No entanto, sua renda mensal média não ultrapassa R$ 700.

"Esses trabalhadores contribuem com o meio ambiente, promovem uma cidade mais limpa e aterros menos saturados", explica Eliane Santos, coordenadora do movimento.

Em 2020, o Pimp My Carroça foi um dos destaques do Prêmio Empreendedor Social do Ano em Resposta à Covid-19. Com comitês de captação e logística para arrecadar dinheiro, a ONG garantiu renda, segurança e alimentação básica para catadores na pandemia.

"O Brasil precisa dos catadores para conseguir reduzir CO² do meio ambiente'', diz Mundano.

"É urgente investirmos em soluções efetivas e inclusivas em todo território nacional se quiserem fazer sustentabilidade na prática, cumprir metas ESG e acordos ambientais globais. A gente acredita que todos nós somos parte do problema e da solução", completa.

Ao completar uma década de trabalho em prol do fortalecimento de catadores de recicláveis, a ONG comemora conquistas como os mais de dez mil atendimentos a essa população, o desenvolvimento de uma carroça elétrica e a criação do aplicativo Cataki, que conecta produtores de resíduos a coletores de material reciclável em 1.600 municípios brasileiros.

Nesta quinta-feira (2), a ONG também promove o Prêmio Carroça de Ouro, que celebra catadores participantes das iniciativas, organizadores, voluntários, comunicadores e parceiros do movimento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.