Veja como doar para campanhas de inverno solidário

Organizações que atuam com população em situação de rua recolhem roupas, cobertores e mantimentos para amenizar temporada de frio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Giovanna Balogh
São Paulo

Assim que as temperaturas marcarem abaixo de 11ºC nos termômetros espalhados pela capital paulista, virá um aviso: "alerta de perigo para pessoas em situação de rua". Nos pontos de ônibus, haverá outro recado informando que salvar uma vida é mais rápido do que esperar por um ônibus. Basta fazer um Pix.

Com essas campanhas no ar, a ONG Anjos da Cidade pretende sensibilizar pessoas sobre a importância de ajudar outras a não passarem frio nem morrerem por conta das baixas temperaturas.

A campanha terá como embaixadora a ex-BBB e influenciadora digital Rafa Kalimann, com a tarefa de mostrar que foi anjo dentro do programa da TV Globo e que todos podem ser anjos fazendo um Pix para a campanha.

A influenciadora digital Rafa Kalimann posando para a foto com um moletom branco com desenho com asas de anjo; ela é embaixadora da campanha Anjos da Cidade
A ex-BBB e influenciadora digital, Rafa Kalimann, é embaixadora da campanha para arrecadar donativos para pessoas em situação de rua - Divulgação

"Vamos pegar os haters (inimigos) do frio e transformá-los em donaters (doadores)", diz José Edgar Soares, diretor da Anjos da Cidade, sobre a movimentação virtual para sensibilizar a população.

Como ajudar

Nesta semana, as temperaturas voltaram a cair e há várias formas de ajudar com doação de roupas e cobertores novos ou em bom estado de conservação.

Fundo Social de São Paulo
O órgão paulista responsável por atender pessoas em situação de vulnerabilidade está com a campanha Inverno Solidário para arrecadar cobertores novos para doação.

Há pontos de coleta em diferentes locais do estado, como em estações de metrô e trens. Os cobertores serão encaminhados para moradores em situação de rua e entidades sociais, entre elas, hospitais e centros de acolhida em todos os 645 municípios de São Paulo.

Exército da Salvação
A organização disponibiliza caixas para doação de agasalhos e cobertores em diferentes endereços do país. Comerciantes podem entrar em contato e solicitar uma caixa para seu comércio. Mais informações sobre como participar clicando aqui.

Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha São Paulo recolhe roupas e cobertores em bom estado e, neste ano, também recebem doação de alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene, como sabonetes, xampu, condicionador, pasta e escova de dentes.

A campanha foi ampliada por conta da crise econômica que o país vive e conta com parceria da lavanderia Xylem Watermark, responsável por higienizar as roupas doadas. "Esse processo traz mais dignidade para as pessoas assistidas e, por isso, essa parceria foi considerada fundamental pela entidade", detalha Bruno Semino, diretor-executivo da Cruz Vermelha São Paulo.

A expectativa é conseguir arrecadar mais de 58 toneladas de agasalhos, cobertores e itens de higiene pessoal e limpeza para beneficiar 40 mil pessoas.

Voluntárias da Cruz Vermelha separam agasalhos doados para serem encaminhados para os mais necessitados - Rivaldo Gomes/Folhapress

Ao todo, são 750 pontos de coleta nas redes da Drogaria São Paulo e a BBZ Administradora, que disponibilizou caixas de coleta em 600 condomínios que administra.

Também é possível doar nos Shoppings Iguatemi, JK Iguatemi, Pátio Higienópolis e Market Place, na capital paulista, e Alphaville Iguatemi, na Grande São Paulo.

Todos os itens arrecadados nestes locais serão distribuídos entre as 118 ONGs cadastradas na entidade e em ações de atendimento à população de rua.

SP Invisível
A organização com projetos voltados a pessoas em situação de rua abriu a campanha "Inverno Invisível" para arrecadar agasalhos, meias, luvas, gorros e itens de higiene. A expectativa é que sejam arrecadados mais de 25 mil kits.

"Em uma noite de inverno rigoroso, é comum nos deitarmos no conforto de nossas camas quentes e pensarmos: 'imagina como devem estar as pessoas que dormem na rua.' A mobilização vem daí: do desconforto em estar confortável", diz André Soler, fundador da SP Invisível.

Os itens são novos e personalizados e os interessados em ajudar podem comprar um ou mais kits e determinar a quantia que podem contribuir.

Um filme especial de anúncio, com a música "Simples Assim" (2015), de Lenine e Dudu Falcão, está no ar, mostrando a urgência da ação. Para saber mais sobre o Inverno Invisível, acesse este link.​

Outras formas de ajudar

Para quem já não tem mais itens para doação, é possível doar dinheiro para campanhas virtuais. O site Vakinha reúne campanhas voltadas para o inverno solidário. Na plataforma, os doadores podem avaliar as vaquinhas ativas e filtrar as ações por região.

O padre Júlio Lancellotti, que atua com a população nas ruas, está à espera de doações para dar continuidade ao seu trabalho comprando alimentos, roupas, cobertores e medicamentos para os mais vulneráveis. As doações podem ser feitas pelo Pix 63.089.825/0097-96.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.