Descrição de chapéu pantanal

Empreendedor Social: Conheça finalistas que concorrem em 'Inovação em Meio Ambiente'

Três iniciativas chegam à final do concurso na categoria que coloca lentes em biomas ameaçados; dê seu voto na Escolha do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Três iniciativas que atuam em biomas ameaçados no país concorrem na categoria 'Inovação em Meio Ambiente' do Prêmio Empreendedor Social 2022. São elas: as Brigadas Pantaneiras, o Idesam e o Mapbiomas.

As Brigadas Pantaneiras nasceram durante os incêndios no Pantanal, em 2020, que deixaram quase 4 milhões de hectares queimados.

Duas organizações se uniram para levar adiante o projeto que estruturou equipes de voluntários para apagar focos de incêndio, oferecendo uma camada adicional de proteção para evitar que o fogo se alastrasse.

quatro pessoas, sendo uma mulher
Leonardo Gomes, Mônica Guimarães, Tasso Azevedo e Mariano Cenamo são finalistas na categoria 'Inovação em Meio Ambiente' do Empreendedor Social 2022 - Folhapress

De um lado, a SOS Pantanal, dirigida por Leonardo Gomes, que desde 2009 age pela conservação do bioma e tinha diagnosticado que a prevenção de incêndios é mais efetiva e menos custosa. De outro, a Documenta Pantanal, sob liderança de Mônica Guimarães, que articulou um leilão de arte com obras doadas por 42 artistas para financiar a operação no bioma.

O Idesam (Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), criado em 2004 por Mariano Cenamo, atua em diferentes frentes para mitigar as mudanças climáticas, reduzir o desmatamento, erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Por meio da Amaz, maior aceleradora de impacto no norte do país, com fundo de R$ 25 milhões, apoia negócios que mantêm a floresta em pé.

O MapBiomas é uma rede formada por mais de 70 organizações, entre universidades, ONGs e startups de tecnologia, que monitoram transformações na cobertura e no uso da terra e dos recursos naturais em biomas brasileiros, da América do Sul e da Indonésia.

Os dados auxiliam no combate ao desmatamento e às queimadas, na proteção de unidades de conservação e terras indígenas e no monitoramento dos recursos hídricos.

Liderada por Tasso Azevedo, o MapBiomas mostrou em 2021 que o Brasil perdeu o equivalente a 189 hectares de vegetação nativa a cada hora, totalizando mais de 16 mil quilômetros quadrados de desmate no último ano, 20% superior à área desmatada em 2020.

Até 16 de setembro, é possível votar nas 12 finalistas do Prêmio Empreendedor Social na Escolha do Leitor, em folha.com/escolhadoleitor2022.

Também é possível doar para ampliar o impacto das ações por meio de boleto, cartão ou Pix na plataforma criada em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagSeguro PagBank.

Além da votação popular, os finalistas são submetidos a um júri composto de especialistas e personalidades que vai escolher quatro vencedores, um em cada categoria –Destaques na Pandemia, Direitos Humanos, Inovação em Meio Ambiente e Soluções Comunitárias.

Eles serão anunciados em 19 de setembro, durante a cerimônia de premiação em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV Folha.

O Empreendedor Social 2022 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Sesi/Senai, Coca-Cola, Liberta e Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.