Veja como participar do Dia de Doar nesta terça (29)

Data inspirada no 'Giving Tuesday' mobiliza ONGs, movimentos comunitários, empresas e cidadãos para a cultura de doação no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Dia de Doar, criado para fortalecer o hábito da doação, é celebrado nesta terça-feira (29) no país. Referência ao "Giving Tuesday", realizado desde 2012 nos Estados Unidos, na sequência da Black Friday, a data mobiliza ONGs, movimentos comunitários, empresas e cidadãos.

Em 2021, a efeméride, que faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação, arrecadou mais de R$ 2 milhões, teve 23 milhões de pessoas falando sobre o assunto nas redes sociais e 30 cidades com campanhas comunitárias.

Segundo a Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), que lidera a organização do evento no Brasil junto ao Instituto MOL, houve crescimento de 40% na participação desde 2020.

Ilustração de processo de voluntariado: acima a direita, pessoas bem pequeninas carregam moedas e dinheiro, elas estão em fila. Depois surgem pessoas carregando pacotes de comida e arrastando um ovo e um tomate. Aí tem uma panela no fogo, uma pessoinha tempera apoiada numa escada, enquanto duas mexem. A seguir, uma mesa cheia de marmitas sendo fechadas. E por fim, há uma fila de pessoas recebendo as marmitas.
Dia de Doar é comemorado em 29 de novembro e incentiva engajamento em causas socioambientais - Carolina Daffara

O Movimento Arredondar, que faz parceria com varejistas para convidar clientes a arredondar o valor da compra e doar centavos do troco, realizará ações de engajamento durante todo o dia nas redes sociais.

A organização também lança um plugin para que lojas virtuais possam incentivar a doação no fechamento das compras. A ferramenta é destinada a lojas que utilizam Adobe Commerce (antiga Magento).

''O Dia de Doar não pode ser só uma data do terceiro setor, mas uma data para toda a sociedade. E é um convite para as empresas abraçarem esse papel de conectar as pessoas com causas, falarem das ações recorrentes e mostrarem o que já foi feito'', diz Ari Weinfeld, fundador do Movimento Arredondar.

Já o Instituto MOL vem realizando, desde agosto, uma série de atividades com empresas e instituições para fomentar a cultura de doação. Na semana do Dia de Doar, serão veiculados anúncios convidando as pessoas a se envolverem com a data nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro.

''As marcas têm um potencial enorme de amplificar a mensagem do Dia de Doar", afirma Vanessa Henriques, gerente executiva do Instituto MOL.

Como participar do Dia de Doar

Veja abaixo como participar do evento ao se engajar em ações de empresas e organizações sociais, diversas delas vinculadas ao Movimento por uma Cultura de Doação.

Benfeitoria
A plataforma de financiamento coletivo lança uma campanha inédita para arrecadar R$ 33 milhões para apoiar a Ação da Cidadania no combate à fome no país. A ideia é reverter cada real em um prato de comida até o Natal. É possível doar a partir de R$ 10, via Pix, boleto ou cartão de crédito no site benfeitoria.com/33milhoes.

Bolo da Madre
Durante o Dia de Doar, 100% das vendas do "Bolo Sonho", produto social da empresa, serão revertidas para a Associação Acorde.

Burger King
A marca vai estimular o arredondamento do troco nas compras no caixa ou no totem da rede. Com participação da influenciadora Ju Cris, a marca conscientizará sobre a possibilidade de doar centavos para 13 ONGs que atuam com educação. Desde 2018, a parceria com o Movimento Arredondar arrecadou mais de R$ 4 milhões.

caixa de lanchonete recebe moeda como pagamento
Micro e pequenas doações apoiam educação de crianças e adolescentes pelo país - Divulgação / Movimento Arredondar

Casa Bauducco
Com foco na primeira infância, a Casa Bauducco destinará 100% da venda de fatias de panetones e chocotones nesse Dia de Doar ao programa Famílias Acolhedoras, do Instituto Fazendo História, que garante acolhimento e convívio familiar a crianças separadas de suas famílias.

CCR
O Instituto CCR promove a campanha "Natal Solidário" até 9 de dezembro, com ativações diversas no Dia de Doar. O objetivo é arrecadar brinquedos em locais estratégicos, nas concessionárias do Grupo, para destinar a organizações que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

Extraplus Supermercado
A rede faz um match para dobrar o valor doado por clientes que escolhem arredondar a compra entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro. A parceria recorrente com o Movimento Arredondar viabiliza recursos para as ONGs Instituto Terra e Instituto Ponte, que atuam nas causas de meio ambiente e educação.

iFood
Antes de fechar o pedido, o aplicativo permite que o cliente escolha arredondar o valor total do pedido e doar de R$ 0,50 a R$ 0,99. E ainda oferece a opção de contribuir com valores fixos ao final do pedido ou diretamente às ONGs, através do menu "Doações" dentro do perfil do usuário.

Para impulsionar o engajamento com a mobilização global, o iFood vai duplicar todas as doações recebidas, em qualquer dos formatos disponíveis, direcionando a quantia dobrada para a principal causa defendida pela empresa: a educação como fonte de alimento para mudar o futuro.

Instituto Phi
A organização social ilumina de laranja, no dia 29 às 19h, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para celebrar o Dia de Doar. O objetivo é estimular doações e trazer visibilidade para projetos sociais. O instituto também se une a outras entidades na campanha Doa Rio, que recebe doações para causas em parcerias.benfeitoria.com/canal/doario.

Legião da Boa Vontade (LBV)
A entidade intensifica campanha para arrecadar alimentos que integram as 50 mil cestas que serão entregues em dezembro para milhares de famílias em 250 municípios. É possível doar pelo site lbv.org.br, pelo Pix pix@lbv.org.br, pelo telefone 0800 055 5099 ou pessoalmente, na Avenida Rudge, 898, no Bom Retiro (SP).

Meta
Dez coalizações serão selecionadas para receber até U$S 5 mil em créditos para anúncios no Facebook e no Instagram. As candidatas devem ter link direto para captação de doações da própria campanha comunitária.

Raia Drogasil
Durante todo o mês de dezembro, a rede vai fazer um matchfunding, dobrando o valor arrecadado com a venda das publicações em suas lojas. Os produtos sociais produzidos pela parceria entre Editora MOL e a rede de farmácias Raia Drogasil geram doações para ONGs de saúde desde 2007.

Sabesp
O grupo de voluntários da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo realiza ações especiais em instituições ligadas à empresa. Pelo menos 300 organizações sem fins lucrativos serão envolvidas na ação.

Shoppe
A plataforma de comércio eletrônico oferece, nos dias 28 e 29 de novembro, a opção de doar a partir de R$ 1via Shopee Doações. A iniciativa, criada há um ano, busca facilitar a ajuda a comunidades brasileiras em situação de vulnerabilidade social.

Smiles Milhas do Bem
A cada milha doada pelos clientes, outra será doada pela Smiles para instituições apoiadas pela marca.

Social Docs
A empresa vai doar, pelo sexto ano consecutivo, a produção de um filme para uma ONG brasileira, anunciada em 29 de novembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.