Festival debate bioeconomia e negócios de impacto na Amazônia

Realizado em Manaus, Fiinsa reúne empreendedores, investidores, cooperativas e lideranças indígenas entre 29 e 30 de novembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de Manaus (AM) recebe nesta semana o Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia. Em sua segunda edição, o Fiinsa debate o desenvolvimento do ecossistema de impacto e a bioeconomia regional.

Entre 29 e 30 de novembro, o evento reúne empreendedores, investidores, aceleradoras, fundos de investimento, agências de fomento, ONGs, cooperativas e lideranças indígenas.

Mini-usina em Uatumã (AM) produz e comercializa óleos essenciais e foi apoiada pelo Idesam - Renato Stockler

Realizada por Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e Impact Hub Manaus, a programação inclui palestrantes de mais de cem organizações. Entre eles, Adriana Basile (Mercado Livre), Alexandre Borges (Mãe Terra), Almir Suruí (povo Pater-Suruí), Amanda Santana (Tucum), Artur Coimbra (Na'kau) e Bruno Aranha (BNDES).

Também estão previstos oficinas, sessões de pitch, lançamento de projetos, mercado com produtos sustentáveis da Amazônia e estandes de parceiros.

Entre os temas debatidos, financiamento para negócios de impacto, acesso a mercados, ESG, turismo de base comunitária, mercado de carbono e web 3.0.

"O Fiinsa se propõe a ser um ponto de encontro para todos aqueles que acreditam e buscam por novos modelos de economia e negócios com impacto positivo para a Amazônia", afirma Mariano Cenamo, diretor de novos negócios do Idesam e CEO da Amaz.

Cenamo venceu o Prêmio Empreendedor Social 2022 na categoria Inovação em Meio Ambiente, concorrendo com outras iniciativas de destaque em biomas ameaçados.

A primeira edição do Fiinsa aconteceu em 2018 e reuniu mais de 250 pessoas. Quatro negócios de impacto captaram R$ 1 milhão durante a rodada de investimentos.

"Há quatro anos, pouco se falava de negócios como alternativa para controlar o desmatamento. Tudo indica que essa edição vai se consolidar, mostrando o que de fato está acontecendo na Amazônia e caminhos para construir essa nova economia", afirma Juliana Teles, cofundadora do Impact Hub Manaus.

Nesta nova edição, espera-se 500 participantes e a consolidação de recomendações estratégicas para fortalecer o ecossistema de impacto na Amazônia.

"O festival pode ser considerado um pontapé inicial, um centro de ebulição intelectual em torno das soluções que nós precisamos construir para trilhar esse caminho," diz Cenamo.

A programação completa está no site fiinsa.org.br e as inscrições para participar estão encerradas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.