Edital seleciona negócios que impactam vidas negras

Portfólio de Equidade Racial da NESsT oferece formação e investimento; inscrições vão até 15 de outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Portfólio de Equidade Racial da NESsT está com inscrições abertas para negócios de impacto que contribuam com a inclusão financeira de pessoas negras no Brasil. A iniciativa oferece financiamento e assistência para que os empreendimentos cresçam e criem oportunidades de renda e emprego.

Em sua segunda edição, o edital é voltado a negócios que impactem positivamente pelo menos 50 pessoas negras; que tenham fundadores negros que façam parte da equipe gestora; estejam em estágio de validação ou escala e com faturamento anual de R$ 300 mil.

Negócios que impactam vidas negras, como a Diaspora.Black, fazem parte do Portfólio de Equidade Racial da Nesst - Renato Stockler/Folhapress

As inscrições vão até 15 de outubro em br.nesst.org/racial-equity-open-call.

Durante a participação na Iniciativa de Equidade Racial, empreendedores e suas equipes recebem formação com especialistas da rede da NESsT e têm acesso a financiamentos flexíveis.

"Empreendedores negros enfrentam acesso limitado tanto a capital semente quanto a capital de longo prazo", diz Talita Peixoto, gerente de Portfólio de Equidade Racial da NESsT.

"Priorizamos investimentos com uma perspectiva de equidade racial para garantir que beneficiem predominantemente comunidades negras e outros indivíduos excluídos no Brasil, incluindo povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas", completa.

Um dos negócios que passaram a integrar o portfólio da investidora global de impacto é a Diaspora.Black, startup que fomenta o afroturismo no país.

Com o investimento da NESsT, a Diaspora.Black oferecerá treinamento e capital semente a afroempreendedores, fomentando uma comunidade dedicada a expandir rotas turísticas que tragam mais visibilidade à história e à cultura afro-brasileira.

"A entrada no portfólio é um marco significativo para nossa missão de construir uma indústria de afroturismo que fortaleça os empreendedores negros, abrindo caminho para nossa expansão em segmentos e regiões-chave", afirma Carlos Humberto, CEO da Diaspora.Black.

Na plataforma digital, o turista tem acesso a acomodações, roteiros e visitas guiadas oferecidas por uma rede de mais de 400 empreendedores negros, dos quais quase 70% são mulheres.

A startup, vencedora do Prêmio Empreendedor Social em 2022, pretende desenvolver sua linha de viagens de negócios, eventos corporativos e atividades de lazer para clientes corporativos em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

E alavancar o crescente interesse por destinos culturais na região norte do Brasil, especialmente na Amazônia, gerando mais oportunidades de renda para anfitriões e guias da Diaspora.Black.

A iniciativa da NESsT tem apoio da Citi Foundation e do BNY Mellon.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.