Descrição de chapéu sustentabilidade

SP+B anuncia 12 propostas para tornar São Paulo mais sustentável

Iniciativa apresentou soluções para problemas relacionados a habitação, economia circular, mobilidade, trabalho e renda e segurança alimentar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

Mais de cem organizações e empresas de setores distintos se uniram para estudar e implementar medidas que contribuam para o desenvolvimento sustentável de São Paulo por meio do projeto SP+B.

A iniciativa integra o movimento global Cidades+B, que apresentou nesta quarta-feira (8) 12 projetos com ações práticas para melhorar a vida dos paulistanos.

Encabeçada pelo Sistema B, que certifica empresas comprometidas com uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa, o SP+B realizou uma série de laboratórios de inovação multisetoriais.

O objetivo foi engajar o setor privado nos desafios relacionados aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Foto mostra evento corporativo com foco em palco no qual há cinco poltronas com cinco pessoas em cada uma. Eles falam ao microfone enquanto plateia assiste
Cidades+B chega a São Paulo com soluções propostas para problemas sociais e ambientais - Monique Fonseca/Instituto Kondzilla

Ao longo de dez meses, foram cocriadas propostas em torno de 5 eixos temáticos: habitação, economia circular, mobilidade, trabalho e renda e segurança alimentar. (Veja todas as ações abaixo).

Os encontros contaram com a colaboração de especialistas em cada tema: Instituto Vivenda em Habitação, agência popular Solano Trindade em Segurança Alimentar, Insper em Mobilidade, FGVcenn em Trabalho e Renda e Exchange4Change Brasil e Ellen Macarthur Foundation em Economia Circular.

Lançado em São Paulo, em janeiro, o projeto conta com apoio da Gerdau, Instituto Center Norte, Movida, Nespresso, Diagonal e Combio. A execução ficou a cargo da Cause, Labora e Up Lab.

"Tivemos a oportunidade de contribuir com soluções em dois eixos principais, o de habitação e de economia circular, os quais são pilares da nossa estratégia de atuação social", diz Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau.

A temática de moradia ganhou foco na oferta de capacitação direcionada a líderes comunitários para ajudar na expansão planejada de suas comunidades. Em economia circular, a cidade tem previsto um projeto de incentivo ao comércio local da zona norte.

Entre as soluções para os eixos de mobilidade e trabalho e renda, estão a criação de indicadores que fomentem uso de diversos tipos de transporte e a criação do empoderatech, programa de capacitação para o trabalho.

O olhar sobre segurança alimentar resultou, entre outras medidas, em uma iniciativa de fortalecimento de agricultores urbanos para atração e retenção de jovens trabalhadores.

"O projeto permitiu transformar desafios urbanos em oportunidades de crescimento sustentável. O movimento almeja remodelar São Paulo, a partir do protagonismo de seus moradores para o bem-estar econômico e social", explica Rodrigo Santini, diretor-executivo do Sistema B.

Conheça as 12 propostas do SP+B por eixo temático

Ações buscam promover desenvolvimento sustentável na cidade

  • Trabalho e renda

    O "Empodera tech" será uma plataforma de inclusão produtiva que oferece capacitação nas áreas têxtil, alimentícia, construção civil, serviços financeiros, saúde e limpeza. Inclui também a proposta "Contratação legal", um guia de boas práticas de contratação diversa com foco em jovens 18 a 24 anos, pessoas de baixa renda, negros e indígenas, 50+ e suas interseccionalidades. Além disso, o "Guia do futuro do trabalho" será um glossário sobre terminologias revisitadas relativas a trabalho, renda e empreendedorismo.

  • Segurança alimentar

    As soluções incluem o projeto "Alimentando a mudança", criado para mapear territórios vulneráveis e populações vulneráveis, identificando iniciativas que abordem questões de alimentação, renda e mudança de hábitos. Já o "Super Agricultor" visa fortalecer agricultores urbanos de classe média; e o projeto "Mãos da Terra, Mãos do Prato", aborda a insegurança alimentar em São Paulo, com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade, desemprego e insegurança, além de envolver organizações sociais, empresas e o setor público.

  • Habitação

    Criação do projeto "Lidera Moradia", que prevê a construção de ferramenta de conteúdo que apoie lideranças comunitárias no desenvolvimento de seu bairro, com casos e metodologias já existentes de organizações como Diagonal, Tide Setúbal e Gerando Falcões.

  • Economia circular

    Com o projeto "Re-shopping" a ação buscará estabelecer um ecossistema circular no Norte Shopping, envolvendo a comunidade da zona norte de SP, empresas B e diversos parceiros, tendo como objetivo mapear, ampliar e promover negócios e projetos circulares na região. Já o projeto "Semente circular" prevê educação ambiental e alimentar nas escolas como estratégia de promoção da economia circular no território, além da capacitação de educadores do Ensino Fundamental 1 como agentes ambientais.

  • Mobilidade

    A proposta "Dados em movimento" prevê a inclusão de perguntas em pesquisas para evidenciar questões como pessoas com deficiências (PDCs), raça e gênero, com o objetivo de orientar políticas públicas e iniciativas privadas. Além disso, o "Conexão centro-periferia" propõe oficinas de desenho de linhas de ônibus para promover a participação da comunidade na criação de trajetos, com foco na população local. Já o "Empresas pela mobilidade" tem como proposta a criação de um índice de mobilidade urbana para incentivar a intermodalidade entre empresas, direcionada a funcionários e colaboradores.

Após a apresentação das ações práticas, a Prefeitura de São Paulo deve estudar quais medidas podem ser implementadas em consonância com as políticas públicas já existentes.

Em nota, a administração municipal afirma que sua participação no projeto reforça seu trabalho nos eixos abordados.

Santiago, Barcelona, Assunção, Mendoza e Paris La Defénse já fazem parte do movimento Cidades+B, além do Rio de Janeiro, piloto do programa em 2016.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.