Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Aquecimento Global

A 13ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, que acontece na Indonésia, vai até o dia 14 de dezembro.


Mais resultados: Anteriores 17 18 19 20 21 22 23 24 25
Comentários dos leitores
Márcio Wagner (5) 24/11/2009 18h27
Márcio Wagner (5) 24/11/2009 18h27
A questão ambiental é muito importante para a humanidade e nossa geração deve fazer as escolhas corretas em benefício das próximas (nossos filhos e netos). Entretanto, novamente essa importante discussão está corrompida pela política e pelo protecionismo. CHEGA DE POLÍTICA. CHEGA DE PROTECIONISMO. A primeira grande verdade é que os americanos e europeus pretendem que se faça aqui o que eles nunca fizeram em seus países. Ou seja, estão querendo cobrar a conta da emissão de CO2, fruto de sua ganância, dos brasileiros, os quais ainda possuem florestas nativas para preservar e que, a mais de 20 anos utilizam veículos a alcool, cuja emissão de CO2 é neutra (CO2 é compensado pelo desenvolvimento da planta na lavoura). E pesquisem: caso eles adotassem a mesma solução, adquirindo o eficiente combustível produzido através da cana de açúcar, o lançamento de CO2 na atmosfera seria drasticamente menor (e seus lucros também).Outra: eles dizimaram suas florestas. Aqui no Brasil os agricultores são obrigados a possuir reserva legal (de 20% até o 80% do tamanho total da àrea, dependendo da região), bem como APP (àrea de preservação permanente). ORA, A MESMA SOLUÇÃO DEVE SER ADOTADA PELOS AMIGOS AMERICANOS E EUROPEUS, sendo o ônus ambiental repartido entre todos os CIDADÃOS (que possuem carro, produzem lixo e dejetos, utilizam àgua e energia elétrica, entre outros fatores poluentes), afinal, caso assim venha a ocorrer, haverá aumento abrupto no preço dos alimentos e do custo de vida. 6 opiniões
avalie fechar
Márcio Wagner (5) 24/11/2009 18h26
Márcio Wagner (5) 24/11/2009 18h26
A questão ambiental é muito importante para a humanidade e nossa geração deve fazer as escolhas corretas em benefício das próximas (nossos filhos e netos). Entretanto, novamente essa importante discussão está corrompida pela política e pelo protecionismo. CHEGA DE POLÍTICA. CHEGA DE PROTECIONISMO. A primeira grande verdade é que os americanos e europeus pretendem que se faça aqui o que eles nunca fizeram em seus países. Ou seja, estão querendo cobrar a conta da emissão de CO2, fruto de sua ganância, dos brasileiros, os quais ainda possuem florestas nativas para preservar e que, a mais de 20 anos utilizam veículos a alcool, cuja emissão de CO2 é neutra (CO2 é compensado pelo desenvolvimento da planta na lavoura). E pesquisem: caso eles adotassem a mesma solução, adquirindo o eficiente combustível produzido através da cana de açúcar, o lançamento de CO2 na atmosfera seria drasticamente menor (e seus lucros também).Outra: eles dizimaram suas florestas. Aqui no Brasil os agricultores são obrigados a possuir reserva legal (de 20% até o 80% do tamanho total da àrea, dependendo da região), bem como APP (àrea de preservação permanente). ORA, A MESMA SOLUÇÃO DEVE SER ADOTADA PELOS AMIGOS AMERICANOS E EUROPEUS, sendo o ônus ambiental repartido entre todos os CIDADÃOS (que possuem carro, produzem lixo e dejetos, utilizam àgua e energia elétrica, entre outros fatores poluentes), afinal, caso assim venha a ocorrer, haverá aumento abrupto no preço dos alimentos e do custo de vida. 1 opinião
avalie fechar
Roberto Martins (242) 24/11/2009 16h39
Roberto Martins (242) 24/11/2009 16h39
O que é triste nisso tudo, na verdade, é que os governos estão se lixando para o aquecimento da terra, todos falam mas é só da boca pra fora, ação mesmo nada, ninguém quer investir dinheiro nisso e só empurram com a barriga.
Sabe-se que o degelo das calotas polares e da Groelândia estão se ampliando dia a dia; a emissão dos gases, Carbônico, Metano e Oxido Nitroso também estão; a camada de ozônio e seus buracos cada vez mais, uma menor e o outro maior.
Não estão acreditando que a mãe terra possa reagir negativamente contra essa agressão, quando isso começar a acontecer não haverá volta, não haverá tempo de reação e só espero que sobre alguns poucos para o recomeço, tal qual no filme: O dia depois de amanhã.
3 opiniões
avalie fechar
joão batista cassio (114) 22/11/2009 23h26
joão batista cassio (114) 22/11/2009 23h26
o que é claro é: O HOMEM É O CARRASCO DO PLANETA, e fim, the and, fine, etc,etc. 2 opiniões
avalie fechar
marcio B. (96) 18/11/2009 20h42
marcio B. (96) 18/11/2009 20h42
Valentin Makovski,
O Sr. é o exemplo perfeito de como funciona bem a ideologia marxista que vem sendo aplicada lentamente nas ciências biológicas com o intuito unica e exclusivamente de controle das massas, para que essas massas passem para a tutela do estado, que passa a executar programas para controle populacional, até as leis anti-fumo.
No problema ambiental, mesmo os mais simples que qualquer criança entende como no caso do desmatamento sempre fica complicando nas mãos dos ecocomunistas que criam regras, certificados e selos alemães e criando padrões que diminuem a nossa produtividade e competitividade, favorecendo a Russia e a China e praticamente todo o lado oriental do planeta que estão de fora dessa propaganda toda.O que vemos agora são pessoas inocentes como o senhor, se sentindo culpados pela morte do Urso Polar e aceitando toda a imposição de dominação subliminar desses ecocomunistas. E solução de verdade eles não querem, estão culpando um fantasma invisível do CO2. Desafio qualquer pessoa do mundo, a apresentar um dado experimental (empírico mesmo) de que o CO2 é a causa do aquecimento global, ou é a causa de qualquer tipo de efeito estufa em escala. E se é realmente a causa, existem filtros de co2 desde antes da apolo 13 (eles tiveram problemas com CO2 e com algumas peças sobressalentes conseguiram um filtro eficiente). Porque não desenvolver esse filtro? eu digo porque, porque não há intenção de se provar nada, somente há intenção de controle estatal.
17 opiniões
avalie fechar
mauro halpern (119) 16/11/2009 16h20
mauro halpern (119) 16/11/2009 16h20
senhor sudestino
os eua nao tiveram nunca um floresta como a amazonica. no seu "processo" de expansao de fronteira agricola brasileira (queimar, plantar 3 ciclos e abandonar, deixando bois de péssima qualidade em cima) é o que vc refere-se como progresso, sinto dizer q vc esta errado.
quanto a maldizer as copas das arvores, as castanhas do para e outras oleaginosas (palmeiras e outras) podem muito bem ser sustentaveis rendendo MUITO MAIS QUE A SOJINHA AI. outra coisa, que ja faço, é plantio de arvores de madeira de lei. sim senhor, dinheiro com arvores em pé e plantanndo mais. a finlandia fz isso com pinho no polo norte. e a garantia de sustento dos filhos deles esta em PLANTAR ARVORES e nao algidaozinho, sojinha, arozinho e caninha de açúcar para queimar em carros que entopem as cidades.
informe-se um pouco mais.
13 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 16/11/2009 16h18
Valentin Makovski (524) 16/11/2009 16h18
O fim agora é em 2012.
Se colocarmos todas as previsões neste último sêculo, a terra já estaria completamente destruida. O caso é simples, questões de dias ou meses quem sabe em alguns anos, tudo acabe, nossa terra tenha seu fim, não precisamos de profesias, cartomantes, adivinhos, etc.
Nós estamos fazendo um grande favor a terra, destruindo ela a cada dia, estamos superpovoando, aniquilando suas florestas, poluindo suas águas, destruindo seus animais, etc,etc.
Parabens a todos ( eu estou no meio) somos a máquima mais perfeita da ciencia o HOMEM.
Mas somos tão burros que destruimos sem pensar nas consequencias.
Vamos todos juntos dar adeus ao Urso Polar, palmas ao maior felino do artico, seu fim esta chegando meu caro. Desculpe pela nossa imcompetencia Sr. Urso.
Vamos dar adeus a amazônia, suas florestas intocáveis, vamos dar adeus aos nosso indios, nosso idioma Tupi Guarani, vamos dara adeus pessoal, todos por favor no mesmo coro:
" ADEUS TERRA, FOI UM PRAZER ENORME VIVER AQUI E DESTRUI-LA, DESCULPA NOSSA ARROGANCIA, SOMOS HOMENS (TODO) SOMOS PERFEITOS COMO MAQUINAS E SOMOS TÃO BURROS COMO CIDADÃOS.
Adeus ao ARTICO, que deus proteja todas as cidades costeiras do mundo, estamos aniquilando nosso futuro como seres vivos.
Uma pena
11 opiniões
avalie fechar
marcio B. (96) 15/11/2009 20h53
marcio B. (96) 15/11/2009 20h53
caros amigos, Copenhague vai propiciar o surgimento de mais um orgaozinho global para dar pitaco em nossas vidas. Nao sou ambientaloide que repete como ventríluoco as ideias dos ecocomunistas alemaes , esses ambientalistas repetem teorias dos gases estufa que não tem nenhuma comprovação experimental e não levam em conta o aumento da atividade solar e outras variáveis muito mais importates e que não se resolverao com a diminuiçao dos gases nem com leis de restrição as liberdades induviduais. quanto ao desmatamento, peguem o google earth e vasculhem o mundo... vcs verao praticamente em toda a terra existe é um manto verde de vegetação. 25 opiniões
avalie fechar
Marcos cunha (79) 15/11/2009 10h40
Marcos cunha (79) 15/11/2009 10h40
me sinto otimista, a curto prazo o desmatamento vai ser zero, não vai ter mais nenhuma árvore pra cair. 8 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (148) 13/11/2009 10h12
Sudeste/ sudestino (148) 13/11/2009 10h12
Qual a percentagem das florestas dos Estados Unidos e Europa? O que é bom para os EUA/Europa é bom para o Brasil, então o nosso percentual de florestas deveria ser o mesmo que EUA/Europa. Que tal olharmos no Google Earth como eles exploram os seus recursos naturais? Devemos imitar. 8 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (148) 13/11/2009 09h55
Sudeste/ sudestino (148) 13/11/2009 09h55
Produção americana
A produção de milho dos EUA é de 314 milhões de toneladas, soja 85 milhões de ton., trigo 55 milhões de ton., sorgo 22 milhões de ton., sem falar no amendoim, girassol etc., vá somando; sub-total 476 milhões de toneladas, desmataram para plantar e se tornarem ricos. A ridícula produção TOTAL do Brasil é de 145 milhões de toneladas incluindo soja, trigo, milho, girassol etc., ainda querem impedir a expansão da fronteira agrícola do Brasil. Comida não dá em copa de árvores, nem leite no supermercado. O POBRE país EUA da América não dispensa a renda da agricultura, mas o RICO Brasil impede a expansão da fronteira agrícola.
3 opiniões
avalie fechar
jose roberto (100) 12/11/2009 22h30
jose roberto (100) 12/11/2009 22h30
Se o INPI divulgasse aumento no desmatamento ess eforum tava cheio de comentários depreciativos. Como ocorreu o contrario com o trabalho do Ministerio do MA (Marina e Minc), com uma redução vertiginosa de 45%, não tem o que comentar. Se fosse um governo de DEMOS/TUCANOS já tyinham privatizado a Amazônia ha tempo, entregando-a aos EUA, sob o p´retexto de que não tinha condição de preserva-la, como fizeram com as estatais brasileiras. Mais um triunfo do povo brasileiro com o Governo lula para jogar na cara desses opositores de araque!!! O Lula transformou o país numa das maiores fontes de energia renovável do mundo. Isso é politica de resultados, o resto é conversa fiada. Pra frente Brasil sil sil sil!!! 3 opiniões
avalie fechar
Sergio Brasil (99) 12/11/2009 21h25
Sergio Brasil (99) 12/11/2009 21h25
O ritmo do desmatamento está caindo pois daqui há pouco não haverá mais o que desmatar. Aí sim alcançaremos zero por cento de desmatamento. É uma pena pois nossa incopetência nacional não nos permite gerar riquezas com a floresta em pé. É mais fácil desmatar a mata para plantar soja ou para o gado pastar enquanto sobre terra improdutiva em todos os estados. Basta pegar estrada pelo interor de SP ou MG para constatar esta verdade. Se o EUA não estivesse tão ocupado com sua guerra por petróleo com certeza "internacionalizariam" a Amazônia, a maior reserva de água doce e biodiversidade do mundo. Já estão preparando o terreno com sua base na Colômbia ali do ladinho da nossa Amazonia. 3 opiniões
avalie fechar
josé hansen pacheco (15) 12/11/2009 19h25
josé hansen pacheco (15) 12/11/2009 19h25
O Desmatamento aparece na TV e nos Jornais como se fosse algo sem Cabeças. Falo isso porque conheço a realidade em Rondonia. O negócio começa mais ou menos assim: o Incra ou algum orgão federal permite um novo projeto. E aí começa a derrubada da mata e surge um lugarejo com comércio de gaz, farmácia, hotel, etc. Daqui a dez vinte anos aquílo está uma cidade com 20.000 habitantes ou mais. E o que se vê: essa grande fazenda aqui na entrada da cidade é do Governador. Aquela enorme que fica lá no alto é do deputado num sei do que, aquela fazenda que desce avião é daquele alto funciorio do...Enfim: aquelas famílias que começaram derrubando a mata continuam numa vida de moradores de rua, mais ou menos como os que a gente encontra na Prça da Sé.E quem realmente se beneficia do desmatamento é gente do ou dentro do Governo, nas 3 esferas: Federal, Estadual e Municipal. 5 opiniões
avalie fechar
Nelson Vaughan (150) 12/11/2009 18h46
Nelson Vaughan (150) 12/11/2009 18h46
DÁ PRA ACREDITAR NESSE GOVERNO?
"Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2009, a quantidade de focos de queimadas nos estados da Amazônia Legal teve aumento de cerca de 20%. Foram 582 focos nos dois meses de 2009 contra 480 focos em janeiro e fevereiro em 2008. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)."
"Nesta época do ano o número de focos de queimada na Amazônia é menor do que no resto do país, pois é o período de chuvas na região. O período de seca, principalmente os meses de agosto, setembro e outubro, são os que mais ocorrem queimadas e desmatamento."
(http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?pag=old&idN=79668)
5 opiniões
avalie fechar
Bolsa Floresta...Piada, não? 2 opiniões
avalie fechar
paulo cezar (324) 09/11/2009 19h18
paulo cezar (324) 09/11/2009 19h18
É bom que o presidente da República esteja cauteloso nas discussões sobre o papel do Brasil na Conferência do Clima. E é curioso que os críticos do "protagonismo a qualquer custo" sejam agora os primeiros a exigir de Lula que coloque o Brasil na linha de frente das medidas contra o aquecimento global. É a dança da política.
O debate está claro desde o começo. Se o aquecimento global é mesmo um problema grave, e se deve ser enfrentado globalmente, é preciso saber para quem irá a conta. O lógico será repassá-la aos que, até o momento, mais se beneficiaram do progresso humano. Se é mesmo verdade que o mundo não suportaria a globalização dos padrões europeu e americano de consumo, que os americanos e europeus se contenham, para começo de conversa.
Qual é o problema? É que países como a China e o Brasil estão pelo meio do caminho. Não podem ser considerados tecnicamente "subdesenvolvidos", mas ainda têm milhões de pobres para colocar no mercado, alimentar, vestir, educar, divertir. O Brasil não é a Noruega, ou a Suécia, onde tudo está mais ou menos resolvido. Temos um país a construir. Então, ou bem encontra-se um jeito ambientalmente correto de fazê-lo, ou paciência.
Se não nos convidaram para o banquete, soa um pouco excessivo que nos intimem a participar de igual para igual na hora de rachar a dolorosa. Também porque as bolas estão invertidas. Pedem-nos o sacrifício à vista, com a promessa de benefícios a longo prazo. Exigem que renunciemos à expansão da
3 opiniões
avalie fechar
FABIO ZONZINI (251) 06/11/2009 11h01
FABIO ZONZINI (251) 06/11/2009 11h01
Brasil é terra de ladrão em jogo de tabuleiro sobre comércio mundial .
Ahh eu tinha que postar isso em algum lugar.. nada melhor do que fazê-lo aqui onde se fala do nosso grande líder que dizia lutar com todas as forças contra a corrupção, e que controla o país dos impostos Brasil.;
7 opiniões
avalie fechar
tathiane raphanhin (1) 04/11/2009 16h39
tathiane raphanhin (1) 04/11/2009 16h39
bom, os africanos estao certos! deve haver um melhor entendimento sobre datas!!
o mundo so vai para a frente se TODOS OS SERES HUMANAMOS HABITANTES DESTE MUNDO se juntarem e fazerem o possivel e o impossivel para nos salvar!
1 opinião
avalie fechar
Olmir Antonio de Oliveira (124) 03/11/2009 11h32
Olmir Antonio de Oliveira (124) 03/11/2009 11h32
A respeito das emisões de CO2. Creio ser verdadeira a estimativa. Mas falta se fazer muita coisa para se conseguir tal percentual. É fundamental implementar politícas para se adequar os sistemas produtivos, evitando contaminações ao meio ambiente. Certamente isto tudo deve passar pelo caminho da modernização dos sistemas produtivos, exemplifico: a pecuaria poderia adotar instalações modernas, sistemas construtivos que permitam reciclar degetos e emisões. Na agricultura de energia renovavel, cana/etanol, promovendo o fim das queimadas, introdução de modernizações opercionais para todo o ciclo da cana/etanol, mas sem esquecer de valorizar e reciclar o trabalhador. Estimulo para a industria automobilistica em especial para os comerciais, com significativo preço menor para os mais eficiente quanto a redução de poluição e ou consumo de combustivel, algo parecido com redução de impostos, um decimo do valor do veiculo. Para industria incentivos para adoção de sistemas de filtros e ou tratamento das emisões. Incentivo a produção de energia a exemplo das fontes fotovoltaicas e ou eolicas, para ambas o nordeste poderia ter um grande potencial, as residencias poderiam produzir bom percentual do consumo e ou disponibilizar para rede para demais consumidores, o incentivo seria serem remuneradas para tal. Certo é que em paralelo a tais medidas seria possivel novas fontes de receitas ou renda, diversas atividades novas, novos postos de trabalho com qualificação e melhoria de remuneração. 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 17 18 19 20 21 22 23 24 25

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página