Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Aquecimento Global

A 13ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas, que acontece na Indonésia, vai até o dia 14 de dezembro.


Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25
Comentários dos leitores
LUIZ PAULO PETRONI (183) 14/10/2009 11h14
LUIZ PAULO PETRONI (183) 14/10/2009 11h14
O NOSSO MINISTRO MISTER CARLOS MING, DEVIA APLICAR A LEI NA AMAZONIA. ASSIM O DESMATAMENTO PARARIA. CONVERÇA MOLE NÃO RESOLVE. 4 opiniões
avalie fechar
MARCOS BORGES (155) 14/10/2009 10h24
MARCOS BORGES (155) 14/10/2009 10h24
Se George Soros investisse em pesquisadores brasileiros, teria um lucro excepcional. 1 opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 13/10/2009 13h45
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 13/10/2009 13h45
Veja a seguir, quantos litros de água utilizamos diariamente para produzir os seguintes produtos.
Um litro de gasolina = 10 litros de água
Um microchip = 32 litros de água
Um quilo de aço = 40 litros de água
Uma maçã = 70 litros de água
Um ovo = 135 litros de água
Um copo de suco de laranja = 170 litros de água
Um copo de leite = 200 litros de água
Um quilo de papel = 324 litros de água
Um quilo de soja = 1.650 litros de água
Um quilo de arroz = 1.900 litros de água
Um hambúrguer = 2.400 litros de água
Uma camiseta de algodão = 2.700 litros de água
Um par de sapatos de couro = 8.000 litros de água
Um lençol de solteiro = 9.750 litros de água
Uma calça jeans = 10.850 litros de água
Um quilo de carne bovina = 15.000 litros de água
Um automóvel = 400.000 litros de água
Ou seja se pensarmos bem vamos preservar e muito da nossa floresta. Ela por sí só, já é de um valor inestimável e inigualável. Quando fazemos exportação desses produtos já mencionados, estamos também exportando a nossa agua. Temos que desenvolver o país. Mas se o quisermos desenvolvido temos que preservar bastante.
4 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Vieira de Morais (204) 09/10/2009 16h01
Rodrigo Vieira de Morais (204) 09/10/2009 16h01
O desmatamento só vai acabar quando derrubar-mos todas as arvores do país.
A amazonia possui um potencial economico muito grande, vamos cortar tudo e vender a madeira que está lá. Aí resolve o problema de todos.
Vamos tocar fogo em tudo e produzir carvão, a gente já queimou a floresta atlantica, o cerrado a caatinga, e não aconteceu nada de mais.
14 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3072) 07/10/2009 20h53
Antonio Fouto Dias (3072) 07/10/2009 20h53
Prezado Ricardo Trípoli, 06/10 - 18h06
Não é só de política de florestas que o Brasil necessita; na realidade ele necessida de políticas públicas com projeto e consequente planejamento, praticamente para todos os setores.
Veja o setor agrícola, o qual contribui satisfatoriamente para a economia e, inclusive contribui com uma grande parcela das exportações, também está reclamando que está órfâ de uma política para o setor.
Quanto ao desmatamento, o que precisa é de uma legislação reguladora com determinações claras do que pode e do que não pode, inclusive com uma exigência de que os madeireiros providenciem o replantio com espécies que possam ser exploradas, com a respectiva reposição a cada erapa e/ou área derrubada.
Muitas áreas foram desmatadas e creio serem mais que suficientes para implementação de um projeto dessa natureza, o qual não utilizará se que 10% do que foi desmatado. Sds.
4 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3072) 07/10/2009 02h17
Antonio Fouto Dias (3072) 07/10/2009 02h17
É mais que sabido de que é impossivel atingir ou estabelecer uma meta de desmatamento zero, porem é mais que possível, é necessário um planejamento assim como o estabelecimento de uma política para um controle maior, com uma penalidade elevada.
O que deveria acontecer, e o governo tem condições para isso, é o estabelecimento para que as madeireiras efetuassem o plantio de árvores com planejamento e replantio futuro, para que houvesse constantemente madeiras para a continuidade de seu comércio.
Muita terra já foi desmatada e creio que o governo teria muito bem condições de fornecer suporte técnico para que esse reflorestamento extrativista fosse uma realidade, o que falta é mesmo vontade política para a solução do problema.
5 opiniões
avalie fechar
Ricardo Tripoli (1) 06/10/2009 18h03
Ricardo Tripoli (1) 06/10/2009 18h03
O presidente Lula afirma que o Brasil não pode assumir meta de desmatamento zero. Porém, não apresenta qual a política de florestas para o país. Resultado zero! 7 opiniões
avalie fechar
Emanuel P. R. Gomes Gomes (49) 06/10/2009 17h24
Emanuel P. R. Gomes Gomes (49) 06/10/2009 17h24
CONCORDO - É IMPOSSÍVEL UM DESMATAMENTO ZERO MAS, SABEMOS TODOS QUE É POSSÍVEL UM REFLORESTAMENTO NÃO ZERO (POSITIVO).
O QUE NÃO PODE CONTINUAR É A DEPREDAÇÃO NÃO ZERO DO MST.
COMO SE VÊ, SR. LULA, TEM MUITA COISA EM CASA PARA ARRUMAR.
CHEGA DE MAIS ZELAYA = DITADURA.
TEMOS O QUE FAZER EM CASA.
6 opiniões
avalie fechar
Henrique Silva (230) 06/10/2009 16h13
Henrique Silva (230) 06/10/2009 16h13
Lula diz que Brasil não pode assumir meta de desmatamento zero.
É IMPOSSÍVEL ASSUMIR UM COMPROMISSO DE META DE DESMATAMENTO ZERO! CLARO QUE CAIU MUITO NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS AINDA TEMOS UM DESMATAMENTO SIGNIFICATIVO. O GOVERNO PASSADO NADA FEZ PARA PROTEGER AS FLORESTAS BRASILEIRAS (E COMBATER DESMATAMENTO LEVA TEMPO).
TALVEZ DAQUI HÁ 10 OU 15 ANOS REALMENTE POSSAMOS DISCUTIR UMA META DESSAS!
6 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (635) 06/10/2009 15h23
eduardo de souza (635) 06/10/2009 15h23
Srs. Valentin Makovski, Rui Ruz Caputi Caputi, milito na área ambiental há muito tempo. Concordo com as palavras de vocês 100%. Recordo ainda Sr. Valentin o comentário que fizeste "A terra sabe se cuidar, quem precisa de ajuda é o homem", lembra, rsrs. Pura verdade.
Ainda nem foi levantado às questões das modificações e transtornos na vida ecológica do mar. O cerco da sardinha está comprometendo as correntes marítimas, a destruição das algas e dos plânctons diminui o oxigênio, a destruição dos mangues está provocando o assoreamento dos rios e assim por diante. O luxo provoca o lixo, e o lixo diminui o luxo. Pobre de nós, crianças ainda e destruindo aquilo que precisamos para sobreviver. Recordarei uma frase de um finado amigo. "Nem vírus destrói tanto o corpo em que vive como o faz ser humano".
A questão esta além de tudo que é adjetivo, ela é física e sólida, se continuarmos como estamos, sofreremos extinção de nossa espécie. Diz um amigo cientista, mais ou menos 50 anos Eduardo. Fiquei calado, e continuo pensativo até hoje. Tenham um boa tarde.
5 opiniões
avalie fechar
Marcelo Gurgel da Silva (2) 06/10/2009 14h50
Marcelo Gurgel da Silva (2) 06/10/2009 14h50
"Apoc. 16.9: E os homens foram abrasados com grande calor; e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória. ".
Só não vê quem não quer!
3 opiniões
avalie fechar
caio bastos lucchesi (269) 06/10/2009 14h47
caio bastos lucchesi (269) 06/10/2009 14h47
O presidente Lula está perdendo uma opurtunidade
única de bater no peito e bradar:Nunca na História
desse Pais´´nenhuma árvore foi derrubada´´.
Qualquer ser vivente sabe que sem ar não há vida,
os mais esclarecidos por sua vez estão a par da fo
tossintese,e do papel da vegetação na produção de
oxigênio.
Portanto,caso o Brasil não contenha o desmatamen
to,a ONU será obrigada a declarar uma intervençao
na Amazonia,subtraindo a nossa soberania da região.
2 opiniões
avalie fechar
Maria Dirce Cordeiro (71) 06/10/2009 14h19
Maria Dirce Cordeiro (71) 06/10/2009 14h19
Interessante essa cobrança para o Brasil chegar a zero de desmatamento e querer que o presidente Lula assuma essa responsabilidade que séculos e séculos países industrializados, inclusive a Inglaterra que foi pioneira na industrialização, queremos saber se a sua política de desmatamento por tudo que ja derrubou de árvores ja chegou a 80%!!!!!! 33 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 05/10/2009 22h56
Rui Ruz Caputi Caputi (1958) 05/10/2009 22h56
Falta de vergonha o que realizaram aqui em Carapicuiba, vizinho da minha casa fica o Alfaville Granja Viana, uma grande reserva florestal foi na sua totalidade devastada, foram cerca de 200mil m2 de mata Atlantica inteiramente destruida. Pensamos que tudo estava de acordo com a lei e as exigencias ambientais. E para nosso espanto, não estavam e o projeto foi embargado, embora a completa destruição já tenha sido efetivada. Empresa conceituada a Takaoka, se omiscui em um imbroglio falcatrueiro sem tamanho. A justiça se faz presente graças a movimentação daqui de nosso pessoal da granja viana, dos condominios vizinhos: chacara dos lagos, Palos verdes, SPII, e Fazendinha. E de cortar o coração vermos os saguis invadindo nossas casas em busca de comida. Cobras, Tiús, Jacú, gambás, maritacas todos foram desalojados, suas terras foram arrasadas, e grandes tratores abrem estradas e nivelam morros.
O preço do progresso um tanto que alto, e ilegalmente promovido. A justiça já se fez tardia para os pobres animaizinhos indefesos. Mas a movimentação das comunidades dos condominios da granja viana, cotia e carapicuiba se fizeram presentes e marcantes.
5 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 26/09/2009 14h35
Valentin Makovski (524) 26/09/2009 14h35
Enquanto nós preocupamos e seguimos batenda na mesma tecla, sobre aquecimento global, esquecemos do nosso jardim. Eu sou Lula sempre, mas o que me irrita e sempre esta papo de cobrar dos ricos uma melhor postura sobre emissão ou não de carbono na atmosfera. Srs do meu Brasil, vamos esquecer isso. A terra esta condenda, só que eu acredito friamente que em algumas dêcadas teremos novamente uma reversão polar. A terra fará seu próprio julgamente, não e questão divina, que deus fará ou o papa. A terra mesmo tem seu meios de sobrevivencia e reestruturação, quem leu alguma véz sobre reversão polar sabe o que estou falando, lógico que pode acorrer em milhares de anos ou em centenas. Mas que a terra o fará e fato, lamento pelas próximas gerações, o aquecimento global, fará muitos estragos, catástrofes com proporções enormes ocorrerão. Pena, mas é nosso destino, isso se um dia quem sabe um meteorito cruzar a galáxia e chocar com a terra. E como aquele velho ditado, "Nós nascemos, crescemos e sabemos quando morremos" Somo os únicos seres vivos que sabem disso. Por isso, volto a reiterar, não adianta Brigar com Gigantes como China, Russia & EUA sobre poluição, eles dependem de toda uma estrutura econômica que sustenta o fato de ser poluidores ao extremo, suas econômias dependem disso. Rezo sempre pelas próximas gerações, mas não quero nem saber o que as esperam. A terra fará seu juízo final, doe a quem doer. Isso e fato não profecia de nostradamos ou aladim, vai acontecer e pronto. 8 opiniões
avalie fechar
Adilson Araujo (8) 24/09/2009 17h02
Adilson Araujo (8) 24/09/2009 17h02
SR.PRESIDENTE LUIS INACIO LULA DA SILVA
V.EXCIA. PODERIA FAZER UM FAVOR PARA TODOS OS BRASILEIROS DESTA E DA PROXIMA GERAÇAO?
EXTERMINE A POBREZA, FALTA DE SAUDE E EDUCAÇÃO NOS PROXIMOS 14 MESES DE GOVERTNO QUE LHE RESTA, BASTA ECONOMIZAR TUDO QUE O SR GASTA OU PERMITE QUE SE GASTE
EM PROPAGANDA, VIAGENS E CERIMONIAS INÓCUAS E FICAR SENTADINHO NA SUA SALA COM UMA LUPA OLHANDO PRA ONDE VAI CADA CENTAVO QUE NÓS PAGAMOS DE IMPOSTOS, E CORTAR TUDO..TUDO QUE NAO FOR PARA EDUCAÇÃO..SAUDE....E CORTE DA POBREZA.
TENHA CERTEZA QUE VAI SOBRAR ATE PARA O SR MANDAR PARAR DE CORTAR ARVORES NA AMAZONIA
PLS SR. PRESIDENTE FAÇA ALGUMA COIA DIGNA....QUE O FAÇA SER RESPEITADO ALÉM DE DISCURSOS VAZIOS E SE PREOCUPAR COM HONDURAS E OUTROS TEMAS QUE EM NADA INTERESSA PRA QUEM TEM FOME, NAO SABE LER E NAO TEM MÉDICOS
SEJA DEFINITIVAMENTE O PRESIDENTE DOS MENOS AFORTUNADOS, POIS LHE RESTAM APENAS 14 MESES
ATENCIOSAMENTE
ADILSON
OBRIGADO
13 opiniões
avalie fechar
M S (9) 22/06/2009 22h04
M S (9) 22/06/2009 22h04
Resumiria em poucas palavras:
Insanidade do governo reviver esses projetos de energia nuclear, em um dos lugares mais fartos do mundo em fontes de energia renovavel!!!!!
Primeiro temos que suprir nosso mercado interno com biodiseis e ethenol, por hora seria nosso maior ganho, cabe uma parceria ai entre montadoras de automoveis e governo, em resumo so´falta entendimento entre as partes envolvidas.
6 opiniões
avalie fechar
Rodrigo. . (172) 22/06/2009 16h06
Rodrigo. . (172) 22/06/2009 16h06
Os EUA se não é o maior, é um dos que mais poluem.... Ao invés de ficar filosofando eles plantasse arvores, incentivasse isso.... seria bem melhor... mas a preocupação deles é mandar bomba em tudo que é lugar.... Eu acho que todo Brasileiro deveria planta uma arvore por mês, é barato, pelo menos eu faço isso no meu sitio e nos sítios do visinho, parece pouco, mas imagina se você fizer isso também..... imagina o tamanho da sua contribuição... você estaria fazendo a sua parte também, é pouco, mas ajuda.... 6 opiniões
avalie fechar
M S (9) 20/06/2009 12h42
M S (9) 20/06/2009 12h42
Antes tarde do que nunca, só agora eles perceberam sem opinião
avalie fechar
José Martins (6) 18/06/2009 17h59
José Martins (6) 18/06/2009 17h59
O governo norte-americano já sabia que os efeitos do aquecimento global são irreversíveis e agora está assumindo isso porque não querem ser considerados como um dos principais responsáveis pela atual degradação das condições de vida no planeta.
Outros países, incluindo o Brasil, também têm suas parcelas de responsabilidade pelo desequilibrio ambiental no planeta, como a acelerada devastação da floresta amazônica, desrespeitando a sua própria legislação ambiental.
A industrialização exacerbada e o consumo irresponsavel, sem o devido respeito à preservação do meio ambiente, do qual dependemos para viver, está destruindo o equilíbrio climático do planeta. Resta aos governos de todos os países se unirem para tomarem medidas e ações conjuntas imediatas, envolvendo, também, todas as pessoas para contribuírem com ações individuais, para tentar reverter essa dramática situação, que se agrava em ritmo acelerado.
As neves dos polos e das geleiras estão derretendo rapidamente, o nível dos mares está se elevando, os furacões estão aumentando em número e intensidade e as alterações ambientais já são evidentes e fazem com que, a cada dia, mais pessoas no mundo sofram as consequências da insanidade das ações humanas destruidoras do ambiente e do clima do planeta onde vivemos.
Infelizmente a falta de interesse em recuperar o que já foi degradado é o que está aumentando a gravidade do problema.
Triste humanidade que promove a sua própria decadência e caminha para a auto-extinção.
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página