Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Orçamento

Governo vai discutir cortes com aliados e oposição


Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos
Comentários dos leitores
Alberto Vieira (1) 31/01/2008 10h04
Alberto Vieira (1) 31/01/2008 10h04
JABOATAO DOS GUARARAPES / PE
Prezados Srs.,
Muito interessante mesmo - o Governo tem dinheiro para gastar em Submarino Nuclear mas afirma não ter, devido a não aprovação da CPMF, para o reajuste dos seus Servidores Civis e Militares.
As eleições estão aí e nelas o Governo verá o resultado com o descaso com os servidores.
Alberto Vieira
recife - PE
10 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3063) 30/01/2008 23h38
Antonio Fouto Dias (3063) 30/01/2008 23h38
Pois é meu caro Cesar Marcelo, tens em sua cidade uma comprovação do que estamos nos referindo e que não pode haver contestações, a ponte está aí para quem quizer verificar. Assistindo a TV Senado me lembro do Senador Mão Santa criticar o governo Lula creio que em relação a essa ponte, pois o mesmo falava, se não me engano de uma obra que não havia sido concluída na capital do Estado. Pelo que percebo agora, a política daí é muito quente. O senador a que se refere não é Mão Santa, ou é, se for ele, às vésperas da votação da CPMF, ele atendeu a um telefonema do governador do estado, que também é do PT e antes que o governador falasse ouviu do asssessor que precisariam acabar com o reinado do senador, não sei se ficaste sabendo disso. Voltando ao teor de nossos comentários, realmente após assumirem seus mandatos, aplicam recursos onde não deveriam ser aplicados, porque só há um objetivo, a manutenção do poder. Está sendo muito bom esses contatos que mantemos neste espaço, pois além de apontar novos ângulos de visão sobre os temas, também contatamos pessoas que embora não nos conhecemos, é muito prazeiroso e apesar da dificuldade de um contato pessoal, temos noção de como pensam sobre determinados assuntos.
Sds.
Antonio Fouto Dias
Mirassol - SP
233 opiniões
avalie fechar
Flavio Mauro (2) 30/01/2008 10h48
Flavio Mauro (2) 30/01/2008 10h48
ver as "forças armadas" precisarem desse tipo de recurso é algo vergonhoso para qualquer País. 4 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto novamente acertaste no comentario. De fato o governante tem visao equivocada do bem estar popular, se quem esta no governo é do contra, nao vai ter beneficios. Cito um exemplo desses na cidade onde resido(Teresina-PI). Sob o governo FHC, a prefeitura municipal(psdb) conseguiu verba para uma ponte que quando cncluida serviria para desafogar o transito de maneira significativa. Teresina é administrada pelo PSDB ha 16 anos e a meta é "derrubar" o partido na capital, ai o governo federal "contingenciou" o dinheiro da obra, paralizando-a na metade. Esta la pra todo mundo ver um belo "elefante branco" decorando uma das principais avenidas da cidade. Em contra partida, liberou grana pro governo do estado e um senador do pmdb realizarem um dos priores desastres ambientais da cidade(a extensao de uma linha do que eles chamam de metro que nao passa de um trem metropolitano), obra esse que agride de maneira significativa uma area de preservaçao ambiental. Fatos como esse corroboram seus comentarios. Sao pensamentos mediocres, pequenos, de mentes doentes e almas deturpadas. 8 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3063) 30/01/2008 02h46
Antonio Fouto Dias (3063) 30/01/2008 02h46
Em época de eleição há um comentário de todos os candidatos, após a eleição, aquele que for eleito, será o representante de todos e para todos, mais objetivamente, um Prefeito será o prefeiro para todos os os munícipes, um governador será Governador para todos os municípios e um presidente será Presidente para todos os estados e municípios. Entretanto a realidade está anos-luz distante da concretização desse fato. Aquele que é eleito, após sua posse, enxerga apenas os que estão à sua volta e privilegia aqueles que concorda com todos os atos de sua administração. Todos os estados e municípios tem suas dificuldades e necessidades peculiares, no entanto, aqueles administrados por políticos pertencentes a partidos que não comungam da base aliada, são discriminados e nada recebem. Não deveria ser assim, mas, infelismente é. Esse fato é circunstancial e não existe somente neste governo ou só no governo federal, nos governos estaduais também há essa prática em relação aos municípios.
O BRASIL É PARA TODOS.
OS RECURSOS PÚBLICOS SÃO DE TODOS E PARA TODOS.
48 opiniões
avalie fechar
Yvonne Ferreira (473) 29/01/2008 17h00
Yvonne Ferreira (473) 29/01/2008 17h00
Dica de Carnaval
A exposição do artista plástico CARLOS ARAUJO na casa francesa RIO é belissima!
A mediunidade aflôra em movimentos e cores.
Espero que percorra ontros estados.
Imperdivel!!!
224 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 29/01/2008 12h14
josé reis barata barata (3562) 29/01/2008 12h14
Cerveja,sim, a marca do meu hábito,é ,talvez, um dos únicos e arraigados costumes deste ancião,conhecido pela fidelidade de marca.Interessante,também de preferência não majoritária e que poucos a inserem em seus suportáveis pedidos.No meu caso é , reconheço, radicalização.Carnaval!Aqui ao lado a Bahia já canta e encanta com seu canto: "Já é carnaval..."e eu,me atrevo a iniciar com ela, mas,sem apologia:"Beba,com moderação." e outras...(se escrever, não editam).A igreja não quer a camisinha! Nem eu, talvez por razões diversas; mas, o Sr. Temporão chega a ser um temporal de conflitos sócio-políticos (talvez esteja aí o porquê da "febre amarela" ou,vermelha?),como muitos "companheiros" que me auxiliam em azucrinar o Sr. Lula. Ministro! O Sr. parece que é médico (não tenho certeza)...Já ouvi qualquer coisa como dono de restaurante, como também este humilde (nem tanto,reconheço) comentarista.Nos dois casos a interpretação da vida não lhe vai muito bem:o Estado, sem o apoio direto ou indireto da religião, tanto faz, está fadado ao insucesso e ao caos (o Sr. já ouviu esta palavra alguma vez?Caos?). Apresente-me um único exemplo que contradiga aquela afirmação.Laico, não significa materialismo ateu, sabia?Entrar em rota de colisão pública com a Igreja, e Igreja Católica em questão dogmática?Um fato rotulado de sanitário, nem por isto exclui qualquer outro, o religioso, por exemplo.Ministro,cuide-se da febre!Se há uma página que me sinto bem,é esta,do Orçamento,não é ideológica.Ou é? 676 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 28/01/2008 22h39
josé reis barata barata (3562) 28/01/2008 22h39
Guerra é guerra! Não é mesmo Cesar? 249 opiniões
avalie fechar
Francisco Ernesto Guerra (523) 28/01/2008 20h35
Francisco Ernesto Guerra (523) 28/01/2008 20h35
Sr. Cesar Marcelo,
Concordo com sua "esquerdista" defesa dos aumentos de salário dos militares. Disse apenas que o dinheiro para o investimento é gasto uma só vez. O reaparelhamento já estava previsto no orçamento do governo, acho que no PAC (não tenho certeza). De qualquer forma, o investimento é uma vez só. Já o aumento de salário tem outras implicações, além de ser mensal, como a isonomia (com outras categorias de servidores públicos). O reajuste do servidor público federal deve ser tratada como um todo e não setorizado.
35 opiniões
avalie fechar
Guerr no fundo tudo demanda dinheiro ou será que investimento vem de graça? Por outro lado pode ser que voce na sua visao "contabil" considere aumento de salario como custo(despesa) mas nao é. É investimento na qualidade de vida de quem recebe, na qualidade de retorno de serviços, etc. So aqueles que pensam pequeno acreditam que aumento de salario é custo. Escrevi outra mensagem sobre democracia. Se ela nao for publicada vou escreve-la novamente pra voce avaliar que minha visao de democracia é totalmente diferente da que voce defende. 4 opiniões
avalie fechar
Francisco Ernesto Guerra (523) 28/01/2008 20h04
Francisco Ernesto Guerra (523) 28/01/2008 20h04
Sr. Cesar Marcelo,
Complementado o que escrevi abaixo. Na contabilidade, simploriamente, reaparelhamento é um investimento. Já aumento de salário é despesa mensal corrente.
24 opiniões
avalie fechar
Francisco Ernesto Guerra (523) 28/01/2008 20h01
Francisco Ernesto Guerra (523) 28/01/2008 20h01
Caro Cesar Marcelo,
O Sr. confundiu, eu nunca defendi o Fidel, pode conferir nos meus "post's". Também não aceito a pecha de esquerdista, mesmo não acredito que exista o que o Sr. classifica como esquerda (ou direita). Aceito, todavia, o rótulo de nacionalista. Para manter uma discussão em bom nível, gostaria que o Sr. declinasse sua definição do que é ditadura e governo democrático.
24 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3063) 28/01/2008 20h00
Antonio Fouto Dias (3063) 28/01/2008 20h00
PMDB tenta emplacar nome para a diretoria da Petrobrás, só se houve falar em nomeações para integrantes do PMDB e sempre estão pedindo novas nomeações, são insaciáveis, querem cargos e mais cargos. Por gentileza a finalidade ou até mesmo a missão de um partido, quanto aos parlamentares é bem representar aqueles que os elege, apresentar projetos de leis ou similares, necessários aos interesses da população, assim como fiscalizar o executivo ou defender interesses alheios ou pessoais, pretendendo exercer ou até mesmo exercendo cargos para os quais não foi escolhido?
Nesse contexto só um modo de definição desse partido:
PMDB DE ONTEM: ORGULHO
PMDB ATUAL : DECEPÇÃO.
31 opiniões
avalie fechar
Guerra é proprio de voces a defesa de ditador. Existem varios tipos de ditadura e essa do Chavez é um das modalidades. Voces(acho ate que foi voce) ja defenderam Fidel aqui nesse espaço, porque nao defenderiam o abestalhado venezuelano, nao é verdade? Dizer que a CIA representa perigo ao Brasil é conversa fiada. é discurso vazio de esquerdista radical cujos dias se acabaram. Voce sabe muito bem que nao vai ter grana pra reaparelhar as Forças Armadas(se nao tem pra dar aumento ao militares como vai ter grana para comprar equipamentos e armamentos?). Mais uma vez ficara na promessa. É pena que nesse caso o governo nao poderá inaugurar placa. Vai ter de mostrar a sucata que compra do armamento obsoleto dos paises desenvolvidos. Coisa de mané. 5 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3063) 28/01/2008 19h49
Antonio Fouto Dias (3063) 28/01/2008 19h49
Cortes no orçamento, executivo, legislativo e judiciário, por conseqüência da não prorrogação da CPMF. Os responsáveis pela eleboração do orçamento sabiam muito bem que a CPMF tinha prazo de vigência e mesmo assim a incluíram no orçamento para 2008, se a tivessem deixado de fora, não estariam agora com esse problema de cortes no orçamento, e mais ainda, em sendo prorrogada, haveria um excesso de arrecadação com disponibilidade sem destinação específica. Ou grande parte dela, considerando-se que a legislação da referida contribuição exigia que um percentual seja destinado à saúde. Por que tanta preocupação em cortes, se o superávit foi superior à arrecadação da CPMF? Para este ano, anunciaram um excesso de arrecadação ainda maior, é só adequar as despesas à arrecadação desses recursos que estará tudo equalizado. Posso estar errado, mas estão fazendo muito barulho, que pode ser entendido para que a oposição se sinta culpada, ou mais ainda, para que o eleitor responsabilize a oposição, objetivando conquistar dividendos eleitorais. 36 opiniões
avalie fechar
746 acidentes na Regis e Fernao Dias nos primeiros dias de janeiro, verdadeiro caos, buraco pra todo lado. Sao necessarios 24 bi por ano pra colocar ordem na casa e investimso apenas 1/5 desse dinheiro. Onde anda a grana arrecadada com a Cide? Como vamos baratear o custo Brasil dessa forma? Onde estao as autoridades do setor? O que tem feito o presidente pra resolver esse problema? Será que os aloprados de plantao aqui esse espaço vao dizer que é culpa da oposiçao por ter sepultado a CPMF? 8 opiniões
avalie fechar
Francisco Ernesto Guerra (523) 28/01/2008 19h36
Francisco Ernesto Guerra (523) 28/01/2008 19h36
O Sr. Cesar Marcelo, inteligente que é e bem informado sabe que está em curso a reaparelhamento das Forças armadas, especialmente da FAB com a aquisição de dezenas de aviões de última geração (inclusive com transferência de tecnologia), bem como incentivo para o ressurgimento da indústria nacional de materiais bélicos. Será custoso e demorado repor a defasagem tecnológica e abandono das forças armadas que vem sendo praticado há muitos anos, principalmente nos 8 últimos anos do reino demotucano.
Agora, Sr. Cesar Marcelo, taxar o Chavez de ditador é forçar a barra demais. O homem foi eleito, reeleito, submeteu-se a vários plesbicitos, ganhou quase todos, menos o último e aceitou o resultado, sempre em pleitos supervisionados por organizações internacionais, que atestaram a lisura dos pleitos. Sendo assim, não acho que cabe chamá-lo de ditador.
Quanto ao perigo na fronteira, ele vem mais de baixo (da Venezuela), da Colombia, remascente neo-liberal da safra onde os ex-presidentes estão presos (Fugimori), no ostracismo (Menem), ou odiado pela população (FHC). A Colombia tem centenas (ou milhares) de norte-americanos orientando o exército daquele País, muitos agentes da famigerada CIA embrenhados na Floresta Amazônica. Estes sim, são um perigo para o Brasil. Quem o Sr. acha que se refere à Amazônia, como Amazônia simplesmente, sem esclarescer que ela pertence ao Brasil? Dando a entender que é norte-americana.
24 opiniões
avalie fechar
Caro Joao Delize concordo em parte com seu comentario. Nao é que seja "dinheiro jogado pela janela" pois o pais precisa armar suas defesas, principalmente com um "amigo" como Chavez tao proximo da nossa fronteira amazonica. Entretanto comprar um submarino nao iria impedir uma eventual investida do ditador venezuelano, entao é grana jogada pelo ralo. Se eles equipassem todas as Forças(Exercito, Marinha e Aeronautica) seria um negocio valido. Fazem esses negocios e deixam as noticias "machetarem" no momento que o governo ameaça servidores civis e militares com o corte de reajuste, detonam a oposiçao pela perda da CPMF, fazem verdadeiro terrorismo e vao na França comprar sucata. Se essa compra se concretizar, Lula batera outro recorde. Depois dos avioes que ja estavam prestes a ir para um museu parisiense, vira um sibmarino em condiçoes semelhantes e nosso ilustre presidente com sua "aura divina"podera receber outro titulo: o rei da sucata. 8 opiniões
avalie fechar
João Marino Delize (269) 28/01/2008 11h18
João Marino Delize (269) 28/01/2008 11h18
Acho que se estes 600 milhões a ser gastos com um Submarino, poderia a ajudar a melhorar a merenda, principalmente, no Norte e Nordeste, onde as criança comem mal. Para mim dinheiro gasto em armamentos bélicos e dinheiro jogado pela janela, visto que não tras nenhum bem estar ao povo. 96 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (3562) 27/01/2008 08h16
josé reis barata barata (3562) 27/01/2008 08h16
Também já fui iludido com a pretensão de que fosse possível restringir a edição dos comentários, de modo racional, pela manchete, supostamente montada em um mote, rótulo.Por exemplo,aqui: ORÇAMENTO. Impossível.O conhecimento, as idéias se interpenetram; não surgem do nada, do vazio. Moeda é o meio físico do valor. E o que é um Orçamento que não a escrituração de valores; e,se continua: e tudo na vida tem valor. Ou não? O Estado, por si, já é um valor político do tamanho de seu Orçamento. Ou não? E a política, falar dela, discuti-la, não é fazê-la;investigar, comentar a própria vida ? Concluindo: no papel tudo cabe; do resíduo da latrina à luz que ilumina. 149 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1289)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página