Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Blecaute no país

Trechos de dez Estados --São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco-- e do Distrito Federal ficaram sem luz na noite desta terça-feira (10). Para o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, "problemas atmosféricos" ou "tempestades de grande intensidade" podem ter sido a causa do apagão. O Paraguai também ficou sem luz.


Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos
Comentários dos leitores
João Pampalona Vilela (18) 12/11/2009 00h04
João Pampalona Vilela (18) 12/11/2009 00h04
Já escrevi mais de 5 comentários nessa joça..........todos comentários educados e sem ofensas pessoais, sem nenhum comentário de baixo calão e até agora nenhum comentário foi publicado. Até está parecendo espaço governista 44 opiniões
avalie fechar
João Pampalona Vilela (18) 12/11/2009 00h02
João Pampalona Vilela (18) 12/11/2009 00h02
Para Cássio
Então quer dizer que está resolvido? Um raio cai em algum lugar do Brasil e metade do País fica às escuras e isso é sinal de eficiência? É isso que o PT tem a oferecer? Olhar pra trás e analisar um mundo diferente do que existe hoje e arrumar desculpas esfarrapadas?
Pra seu governo o INPE a maior referência em pesquisas espaciais informou aqui mesmo na folha que o senhos está mentindo.
8 opiniões
avalie fechar
O governo deveria ter mais respeito com a inteligência dos brasileiros que foram à escola. Reunir em Brasília 40 pessoas (provavelmente 1 ou 2 engenheiros elétricos petrálhas e o resto petralhas de outras ou nenhuma área, apenas petralhas...)para depois de árdua reunião sair a conclusão que ventos, raios, chuvas e outros fenômenos fora do contrôle deles deixaram mais de 50 milhões de pessoas às escuras, muitos sem ter como voltar para casa ou em hospitais, UTIs etc, por "apenas" no dizer de um dêles 4 ou 5 horas, uma "mixaria"...
É de uma desonestidade intelectual impressionante...As barragens cheias de água até o gargalo e no primeiro "bafo" do verão, exatamente São Paulo, que vem crescendo algo como 4,5% nos últimos anos, fica no escuro...Será que o sistema não caiu, exatamente porque o excesso de demanda ultrapassou os limites dos tímidos remendos que têm sido feitos, provavelmente com a "qualidade" suspeitíssima dos gastos governamentais????? Tenho todo o direito de conjecturar...Não confio, mesmo nestes mensaleiros, cuequeiros, guerrilheiros, aloprados, traidores, mentirosos que não assumem nada, nunca e afirmo...Se o país vier a crescer os 5% ao ano que todos quereríamos, vamos viver apagões, sim, porque os investimentos têm que se antecipar a isso e gastos desta ordem e especialidade não produzem votos como o bolsa família ou as pirotecnias dos PACs.
A incompetência deste govêrno não está em não enxergar soluções, mas em não identificar sequer os problemas...
10 opiniões
avalie fechar
eduardo de souza (537) 11/11/2009 23h31
eduardo de souza (537) 11/11/2009 23h31
Muito boa sua colocação Dan Garcia, como pode empresas de grande porte não terem geradores para qualquer sinistro que possa ocorrer, fica aqui registrado minha crítica também.
AVIÕES DO EXÉCRCITO PERCORREM SEM PARAR LINHAS DE TRANSMISSÃO.
Espero que desta vez nosso governo tenha se antenado sobre com quem estão lidando. O anúncio pré-dito pelo "fantoche OBAMA" deixou bem claro do que são capazes. "Haverá apagão nas transmissões de linha de energia no Brasil". Vão se catar, lacaios serviçais do "TUDO PODEMOS". Hugo Chaves já vem alertando que a am. lat, é o próximo alvo. Os caras não medem ações, pois se sentem inpunes e já alertaram o mundo do que são capazes, vide bombas atômicas, vide invasões em terras petroliferas, vide domínio quase total da mídia.
Demorou para nosso país começar a se armar. Demorou para para colocarem o exército no patrulhamento.
Vou deixar uma dica para o governo brasileiro... Se os "caras" conseguiram acesso ao sistema de transmissão, alguém ou, alguns lhe favoreceram. Vamos encostar na parede FHC e sua gangue, com certeza entregarão o jogo, nos dirão até que ponto fomos traídos como nação. BRASIL, VAMOS NOS PREPARAR, NO ESCURO TODO GATO É PARDO. Não pensem vocês que não acordaremos um dia com bombas jogadas a revelia. Temos as riquezas que essa corja do N. da amer. destruiu. Somos considerados "lixos" e material de descarte, simples assim. Espero nunca ver tais patifarias, mas... Terei que viver isso também. UM TERROR, como dizem sem parar.
21 opiniões
avalie fechar
Cassio Tavares (786) 11/11/2009 23h26
Cassio Tavares (786) 11/11/2009 23h26
Celio Maia, a ministra está certa e não houve apagão mesmo não. Nos noticiários da noite todos os especialistas na área, fizeram questão de corrigir o termo apagão aplicado erroneamente mas propositalmente para querer criticar o governo. O que houve foi uma interrupção temporária de energia de 4 horas causada por 74 raios que cairam em Itaberá em São Paulo e mais de 1.000 na extensão da linha de transmissão. O Jornal Nacional inclusive filmou agora à noite a sala do Operador Nacional do Sistema ( ONS ), orgão que controla o fluxo de energia em todo o país, mostrando em quanto estava o consumo naquele momento e mostrando ( e isso é que é importante ) que havia naquele instante uma SOBRA de mais de 8.000 Megawatts, ou seja, uma enorme sobra de energia, ao contrário de 2.001 - 2.002 quando não havia era energia disponível para o consumo, que perdurou por cerca de 1 ano, com prejuizos enormes para a industria, principalmente a paulista, pela sua grandeza. Nós, consumidores particulares tivemos que racionar energia em nossas residencias, atendendo a pedidos constantes do governo. Eu mesmo vendí o meu freezer e troquei todas as lampadas por fluorescentes. Isso aí sim, se chama APAGÃO. E até os Estados Unidos há cerca de 4 meses se interessou pelo sistema brasileiro de interligação, que eles pretendem implantar por lá. 23 opiniões
avalie fechar
Régisson Luiz da Silva (2) 11/11/2009 23h24
Régisson Luiz da Silva (2) 11/11/2009 23h24
Comentários e blá blá blá... Quatro horas de apagão, e praticamente o Brasil desligou.
Não me venham falar de raios e relâmpagos, um acidente isolado, uma coincidência incrível e etc...
O melhor sistema interligado do mundo ??
O que na verdade é que o nosso sistema elétrico é frágil !! como as palavras de quem está tentando explicar o que houve.
Nós "população" somos os chefes e os homens do governo são nossos empregados !! nós os colocamos lá para administrar nosso apagão, sim nosso por quatro horas." Presidente, -nosso empregado - não coloque panos quentes no apagão, sim existe um problema... estamos "mandando" o Sr. resolver..."
Régisson Luiz
9 opiniões
avalie fechar
Renan Fonseca (2) 11/11/2009 23h22
Renan Fonseca (2) 11/11/2009 23h22
como o paraguai ficou sem energia, se o problema na verdade ocorreu em uma cidade do interior do são paulo 3 opiniões
avalie fechar
Internacionalista (117) 11/11/2009 23h22
Internacionalista (117) 11/11/2009 23h22
Estimados Leitores,
Eu estive no Forum realizado na FIESP e o Sr. José Serra NAO disse que a economia estava com 95% de acerto e SIM que estava de acordo somente com 95% dos dados entao ditos pelo Ministro Mantega. Cada um expressa sua opiniao como quer... cada um deturpa como quer. Qto ao apagao, e dificil imaginar q fenomenos possam explicar o ocorrido. Teve terremoto ou algo extremamente grave???? Nao... a explicacao e simplista e esquivadora... foi um fenomeno! So pode ser brincadeira.
5 opiniões
avalie fechar
Cintia Teixeira (1) 11/11/2009 23h16
Cintia Teixeira (1) 11/11/2009 23h16
TCHAM..... TCHAM...... TEMOS QUE TER CONSCIÊNCIA QUE A NATUREZA ESTA SE REVOLTANDO CONTRA NÓS ... INDIFERENTE DE APAGÃO OU RACIONAMANTO DE AGUÁ ... DEPENDEMOS DA NATUREZA .... ENTÃO CONSCIÊNCIA .... ATÉ A NATUREZA ESTÁ PERDENDO SUA TOLERANCIA ....... VAMOS ECONOMIZAR ............. 3 opiniões
avalie fechar
jose roberto (91) 11/11/2009 23h15
jose roberto (91) 11/11/2009 23h15
Caro Jose Carlos, concordo com vc qdo afirma que todos aki tem opinião definida. E é claro existem opiniões a partir de base tecnico-cientifica e mera opinião pessoal superficial e desprovida de qualquer fundamento cientifico. O pior são aqueles que não progridem mentalmente por não se permitir que a ciência altere seus conceitos formados por mero preconceito e tradição. É igual a religião que se guia pelo achismo e pela fé irracional. Dê-lhe uma chance de mudar seus parâmetros e evoluir mentalmente, a partir de análises puramente tecnico-cientificas. Vc contribuirá para seu progresso pessoal, de sua familia e do país. Seus comentários são como da oposição ao governo: sem qualquer parâmetro coentifico. Ficam procurando pelo em ovos para criticar o governo, pq não possuem nenhum projeto melhor (ou projeto algum) para o país. Lembre-se que 30% do atual sitema eltrico foi feito pelo governo Lula em apenas 7 anos, quando os anteriores quase nada fizeram no setor, com exceção de Jucelino e alguns governos militares. Busque o conhecimento que ele faz bem pra alma tbm. Boa noite! 11 opiniões
avalie fechar
jose roberto (91) 11/11/2009 23h07
jose roberto (91) 11/11/2009 23h07
"Eu creio que questões como o blecaute de ontem, que trouxe transtornos e problemas a milhões de brasileiros de diversos Estados do País, não deveriam ser usadas apenas como instrumento de ataque político. Precisamos elevar o debate eleitoral, debater ideias e propostas que mudem a cara do Brasil, e não continuar na mesmice de um debate empobrecido, sem perspectivas práticas", avalia Humberto Dantas, conselheiro do Movimento Voto Consciente.

A falta de robustez e qualificação no debate político-eleitoral também é criticada por Marco Antônio Carvalho Teixeira, pesquisador da PUC e da FGV de São Paulo. "A oposição, sobretudo o PSDB, ainda não conseguiu polarizar com o governo Lula em termos de propostas e projetos para o País, por isso fica pegando carona em eventos, como o apagão." O cientista concorda que é fundamental discutir essa questão, mas não simplesmente como tema de manobra política. "Infelizmente não se está discutindo no País soluções e saídas para os problemas, mesmo que o objetivo seja desqualificar um adversário (político)", reitera.

Independentemente da falta de conteúdo em determinados embates eleitorais, Carvalho Teixeira acredita que o governo do presidente Lula está levando vantagem nas discussões do campo político. "Se para 2009 os analistas previam um cenário ruim e a economia melhorou, provavelmente iremos chegar às vésperas das eleições 2010 com excelentes indicadores econômicos", diz o pesquisador. "Vale lembrar que a despeito das discussões
4 opiniões
avalie fechar
carlos machado (2) 11/11/2009 22h54
carlos machado (2) 11/11/2009 22h54
Repito as palavras do Sr. José Carlos e acrescento que estou sem tomar banho até agora (22h51) tive um aparelho de GPS queimado enquanto carregava.... e ainda sou obrigado a ver esse discursinho petista miserável e simplesmente nojento..... sr. Tavares... o mundo mudou e as pessoas não estão mais se vendendo por bolsa família e se Deus quiser, estaremos livres desses petistas no ano que vem. Boa noite. 5 opiniões
avalie fechar
joao martins (70) 11/11/2009 22h52
joao martins (70) 11/11/2009 22h52
A ITAIPU É a usina mais moderna do mundo e foi construida sem perigo de apagão por causa de raio. O que pode ter acontecido é falta de manutenção e mau operado, pois aí não ha equipamento moderno que aguente tamanha estupidez das autoridades que politizaram e privatizaram ÁREAS DE SEGURANÇA NACIONAL. Os técnicos foram empurrados pra fora, para dar lugar aos apadrinhados....Agora voces terão de engolir!!!!!!! 1 opinião
avalie fechar
Ricardo Moreira (1) 11/11/2009 21h58
Ricardo Moreira (1) 11/11/2009 21h58
É duro ser brasileiro! Ter de aguentar Lobão, Tarso, Marco Aurélio Top Top e Dilma é dose cavalar. O lobão está mais perdido que cachorro que caiu de caminhão de mudança. Não sabe se o quer ocorreu foi raio, cuto-circuito ou qulaquer outro factóide que lhe contem. E ainda por cima falta com a verdade, foi desmentido pelo INPE. Para Tarso houve um microincidente. Somente para quem deu guarida a um criminoso condenado, concedendo estatus de refugiado político a um guerilheiro, um problema que afetou 18 estados e milhões de pessoas é irrelevante. Já Marco Aurélio Top Top, que não se sabe se é Assessor Especial para Assuntos Internacionais da Presidência, esse cargo existe?, ou se é coordenador de campanha da Dona Dilma, já pode TSE?, politiza fato tão grave e brinca com a inteligência dos brasileiros. Dona Dilma já há poucos dias que o Brasil estava livre de APAGÃO. E agora? No entanto isto tudo é normal num desgoverno do PT. Relembremos: "relaxe e goze", caseiro Francenildo", "dolares na cueca", "curto-circuito", "microincidente" e por ai vai. O Brasil não vive somente o apagão de ontem/hoje, convivemos há tempos com o apagão aéreo, o apagão das rodovias federais, o apagão da saúde, o apagão da educação e o mais grave, graças ao PT o APAGÃO MORAL. Porém sou brasileiro e não desisto nunca. Esta baderna terminará um dia, afinal Deus não é brasileiro? 3 opiniões
avalie fechar
Odarcy Ranieri (20) 11/11/2009 21h56
Odarcy Ranieri (20) 11/11/2009 21h56
Ainda bem que Bauru passou ilesa neste apagão, afinal seria demais culpar Bauru pelo 2º apagão Brasileiro.
Realmente podemos acreditar em nosso valoroso mandatário, este apagão foi menor que o 1º porém, as represas desta vez estavam bufando de tanta água e, nossos dirigentes estão boiando de tanta pasmasseira.
Nosso disse um ministro de bigodes hoje no jornal, fui apenas uma fato isolado sem muiores consequencias.
Ainda bem que já estamos vendo a luz no final do túnel. Viva 2010 !!!!!!
A propósito vou para o chuveiro, antes que acabe a energia.
sem opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (786) 11/11/2009 21h53
Cassio Tavares (786) 11/11/2009 21h53
Tcham, tcham, tcham, tcham, durou menos de 24 horas o último factóide criado pela oposição para tentar pelo menos minimizar os sucessos do atual governo. Uma interrupção de 4 horas no fornecimento de energia elétrica. Atenção para 2 fatos muito importantes mostrados pela televisão essa noite. 1° - O sistema de produção tem sobra de energia para fornecer aos brasileiros, ao contrário de 2.001 - 2.002 quando o governo anterior passou 1 ano solicitando que os brasileiros RACIONASSEM ENERGIA. E porque ? Porque não tinha. Que beleza hein ? Eu mesmo vendi o meu freezer por não ter como mantê-lo ligado à tomada.
E isso aconteceu com milhões de brasileiros pelo mesmo motivo. Que desgraceira.
2 - A Globo News em seu jornal das 18,00 horas transmitiu a informação de que em 74 raios haviam caido em Itaberá ( local do problema ) entre às 21,45 h e 22,25h e na região da linha de transmissão de energia de Itaipú para São Paulo foram mais de 1.000 raios. Um cidadão de Itaberá entrevistado disse que a coisa foi tão feia que sua casa até tremia com os raios e trovões que ali caiam. Tcham, tcham, tcham, tcham ..... aguardemos o novo factóide para o dia de amanhã.
Afinal essa oposição agora no desespero só vive disso, não é ? E com Sr. José Serra dizendo na frente do Presidente Lula e do Ministro Mantega que a economia está com 95% de acerto. Aí é que o bonde descarrilhou de vez.
52 opiniões
avalie fechar
José Carlos (168) 11/11/2009 21h51
José Carlos (168) 11/11/2009 21h51
SR CASSIO TAVARES
Pelo amor de Deus! Dos seus filhinhos! Dos seus netinhos! Poupe-nos. Os participantes da sala de discussão tem opiniões definidas, ninguém vai entrar no seu jogo político. Abraços. Bom sono
23 opiniões
avalie fechar
lago gonçalves (57) 11/11/2009 21h49
lago gonçalves (57) 11/11/2009 21h49
GOVERNO MENTE MAIS UMA VEZ.
o inpe, instituto de pesquisas espaciais, o mais renomado do Brasil na área, afirmou que não foi raios , vento ou mal tempo como evidentemente disseram os governistas.
-O PT PRIMA PELA INCOMPETENCIA E MENTIRA.
-Dilma mentirosa contumaz, afirmou há alguns dias, que não haveria apagão, com certeza.
-Imaginem, Dilma cheia de certeza, só se for nas mentiras...que assim como seu chefe lula, as faz frequente e impunemente.
Lembram, quando afirmou que Lina, secretaria da receita, funcionária pública concursada, de carreira, e não política, não foi chamada por ela, para conversar sobre investigações do filho de Sarney.
o PRÓPRIO MOTORISTA ENTREVISTADO PELA gLOBO CONFIRMOU QUE LEVOU lINA PARA A MINISTRA, ASSIM COMO FUNCIONÁRIOS DE LINA, HAJA VISTA O NÚMERO DE COMISSIONADOS QUE ABANDONARAM SUAS COMISSÕES EM APOIO A LINA.
lEMBRAM AINDA QUANDO DA CASA CIVIL SAIU DADOS SOBRE OS GASTOS DO GOVERNO FHC E TAMBÉM A DILMA AFIRMOU QUE NÃO SABIA?
-alias, eles nunca sabem nada, lembram do mensalão, do caseiro, do waldomiro diniz, de joão paulo cunha, de jenuino genuinamente mentiroso?
1 opinião
avalie fechar
Agora pouco o Ministro E. Lobão disse: "... se avião cai, a energia também pode cair..."
...
Então... se avião e energia caem, ministro também pode cair !
E o Rio Grande do Sul ?!
Simplesmente um show de energia heólica e outras fontes alternativas !
Interessante foi o Jornal da Record mostrar na escuridão um luminoso digital em pleno funcionamento denominado : IMPOSTÔMETRO, que passava da casa dos bilhões de reais arrecadados !
30 opiniões
avalie fechar
J. Miguel Ortega (41) 11/11/2009 21h39
J. Miguel Ortega (41) 11/11/2009 21h39
É interessante lembrar que no passado houve "risco" de apagão, mas não houve apagão. Além disso, após um período de economia compulsória de 20% (uma sugestão simples e brilhante feita por um engenheiro para fazer retornar os níveis de água aos desejados), o país passou a usar 10% menos energia que antes da crise!!! Não há crítica que se sustente frente a esse resultado, isso é muito significativo e digno de nota. A indústria acostumada aos períodos de inflação soube encher os estoques para desovar durante o pe´riodo de economia. Faz tempo que não se via uma gestão tão eficiente em resposta a uma ineficiencia de planejamento (acharam que só pq não havia chovido, iria chover em dobro... rs). 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (504)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página