Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Greve da Polícia Civil

Policiais civis de São Paulo paralisaram as atividades para reivindicar, entre outros itens, aumento salarial de 15% neste ano e reajustes de 12% nos dois anos seguintes. A pauta de reivindicações inclui outros itens como a eleição direta para delegado-geral.


Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Próximos
Comentários dos leitores
luiz dias (418) 20/10/2008 15h43
luiz dias (418) 20/10/2008 15h43
CAROS LEITORES,
ANTES DE QUALQUER COMENTÁRIO, BUSQUEM OS DADOS REAIS SOBRE A POLÍCIA DE SÃO PAULO, TOCANTE A FOLHA DE PAGAMENTO, CONTINGENTE E REPOSIÇÃO SALARIAL NOS ÚLTIMOS 13 ANOS DE GOVERNO TUCANO.
A POLÍCIA DE SÃO PAULO, TANTO A CIVIL QUANTO A MILITAR, TIVERAM A ÚLTIMA REPOSIÇÃO, NO ÚLTIMO MÊS DO GOVERNO FLEURY.
NUNCA MAIS. NUNCA MAIS.
VIVE DE ESMOLA, NA PRÁTICA, AUXÍLIOS LOCAL TRABALHO, DIÁRIAS MISERÁVEIS QUE NÃO SE TOMA NEM CAFÉ AMARGO.
ESPECIALMENTE O SR. MIG, ANTES DE TECER CRÍTICA OU ENTENDER QUE 15% É MUITO, BUSQUEM OS DADOS REAIS, DISPONÍVEIS EM TODAS AS SEDES DE ENTIDADES, INCLUSIVE, BUSQUE NA SECRETARIA DA FAZENDA QUAIS FORAM OS VERDADEIROS ÍNDICES DE REPOSIÇÕES ÀS POLÍCIAS.
NA VERDADE, A DEFASAGEM DE REPOSIÇÃO ULTRAPASSA A CASA DOS 90% NESTES ÚLTIMOS 13 ANOS, DOIS MANDADOS DO COVAS(COMPLETADO O ÚLTIMO PELO ALCKIMIM), OUTRO INTEGRAL DO ALKIMIM E ESTE DO ÚLTIMO GOVERNO.
PARA O MIG, E OUTROS QUE DEMONSTRAM FORTE DESCONHECIMENTO DA SITUAÇÃO REAL, OU, SÃO BRAÇOS DESSE GOVERNO, A POLÍCIA PAULISTA, MILITAR, CIVIL, RECEBEM O PIOR SALÁRIO DO BRASIL, SENDO SP O ESTADO MAIS RICO DA FEDERAÇÃO.
HOJE, OS MELHORES QUADROS DA POLÍCIA VÃO EMBORA PARA OUTRAS CARREIRAS JURÍDICAS OU POLICIAIS DE OUTROS ESTADOS.
OS QUE FICAM, VIVEM EM PADARIAS, FARMÁCIAS, FÁBRICAS, BANCOS, ETC, ETC, VIVENDO DE BICOS.
PORTANTO, A GREVE É LEGAL. RECONHECIDA ATÉ PELO STF E É A ÚNICA FORMA, DE, BAIXO PARA CIMA, FAZER O GOVERNO VER A SITUAÇÃO DEPLORÁVEL QUE CHEGOU A POLÍCIA SP.
19 opiniões
avalie fechar
Andrea O. (1) 20/10/2008 15h22
Andrea O. (1) 20/10/2008 15h22
Quem falou em 15% referente a um ano de trabalho??? Sugiro que se informe melhor! Porque a perda que a categoria teve foi mais de 90% em 13 anos! Colocando nesses termos (15% referente a um ano) é claro que a paralisação fica com tom de abuso. O QUE NÃO É VERDADE, COMO VÁRIAS OUTRAS INFORMAÇÕES QUE A MÍDIA VEICULA E QUE AS PESSOAS SEM PESTANEJAR "COMPRAM" POR AÍ. 7 opiniões
avalie fechar
Marcio W (5) 20/10/2008 15h21
Marcio W (5) 20/10/2008 15h21
Manifesto meu total apoio aos policiais civis da cidade de São Paulo. As condições oferecidas pelo governo do Estado de São Paulo a estes funcionários são imorais, não interessa discutir que percentual de reposição eles merecem e sim, o salário que é justo. Não tem como quere polícia boa com essa pouca vergonha a que ela tem que se submeter. José Serra mostra que não tem a menor sensibilidade para com a questão, se defende sonhando com conspirações do PT. Serra, você nunca vai ser presidente deste país, detestamos a sua gerência corrupta. 4 opiniões
avalie fechar
M Mig (1748) 20/10/2008 12h56
M Mig (1748) 20/10/2008 12h56
Srs.
Francamente, quem hoje tem reajuste de 15% em um ano de trabalho... principalmente por que esse número está muito alem da inflação oficial no período.
E eu pergunto.... e o tio lula que dá migalhas aos aposentados?? Estes sim são postos à miséria!!!!!
66 opiniões
avalie fechar
M Mig (1748) 20/10/2008 12h54
M Mig (1748) 20/10/2008 12h54
Essa lamentável situação do seqüestro de Santo André teve um fator implícito que impediu a policia de acabar com a vida do marginal e salvar as duas meninas.... Se vocês se lembrarem a anos atrás, na invasão do Carandiru, não havia outra alternativa, a não ser a que foi tomada e ordenada na época pelo governador Fleury (se não me falha a memória). Após a invasão e morte de (pelo menos) 111 presos o comandante da operação e o próprio Fleury foram duramente criticados, Fleury se fez de morto e sobrou para o comando da PM responder e sofrer investigação.
Nesses pais, leis garantem a vida de marginais e assassinos em detrimento dos cidadãos de bem. Se a policia matasse o marginal de Santo André ela seria fortemente criticada por partidos políticos (sabemos qual) e por instituições que ao invés de defender a população defendem bandidos. Isso sem falar de organizações de direitos humanos, para estas organizações, bandido é sempre um santinho injustiçado... Onde estão as tais organizações agora?? As famílias das vitimas estão nos hospitais aguardando uma melhora ou um milagre... Por que essas organizações não estão dando apoio às famílias?
Lembro-me de Ruth Escobar, defensora dos direitos de marginais até ser agredida em País por um dos mesmos.... Daí em diante ela viu que existem pessoas realmente más.
36 opiniões
avalie fechar
M Mig (1748) 20/10/2008 12h53
M Mig (1748) 20/10/2008 12h53
MARCELO SPENCER DE PAULA,
Infelizmente ainda tem alienado que ignora as noticias e o fato da greve ser provocada pela CUT e pela FORÇA SINDICAL... ou seja, pelo pt.
É esse tipo de gente alheia a realidade que vota no lula e na martaxa.
42 opiniões
avalie fechar
nelson corrêa (5) 20/10/2008 11h49
nelson corrêa (5) 20/10/2008 11h49
Será que se a PEC 21 tivesse sido votada em 2001,teria acontecido tamanha estupidez em São Paulo?, porém a quem interessa o teor de tal projeto? com certeza a governadores politiqueiros e insanos, este tipo de projeto tem mais é que ser engavetado como está atualmente no congresso,aos covardes que querem ter duas polícias uma para contribuir para as morosidades processuais e dar uma roupagem de democracia mentirosa ao nosso país,e a outra com uma estrutura de onze cargos sendo que cinco são para efetuar serviço de gari social e as seis restante das funções é só para benefício do governo,usadas para controlar a estrutura militarizada,par marchar para eles satisfazendo-lhes o ego em solenidades,ou para massacrar aqueles que reivindicam honestamente uns míseros trocados par manutenção da vida(salários mesmo são os que são dos nobres legisladores,que nunca são reajustados a menos de 45%),e não ficam defasados, MAS PARA QUE PEC 21, PARA QUE POLÍCIA DE CICLO ÚNICO?,SE ESTAMOS EM UMA DEMOCRACIA, DEMOCRACIA É ISTO QUEM PODE MAIS CHORA MENOS ,E DEPOIS?,AH ,DEPOIS É SÓ FALAR QUE AS MANIFESTAÇÕES SÃO DE CUNHO POLÍTICO, O QUE EU CONCORDO PLENAMENTE COM O GOVERNO DE SÃO PAULO,POIS TODA REIVINDICAÇÃO É UM MOVIMENTO POLÍTICO,AGORA O QUE ELE GOVERNADOR PARTICIPA É QUE NÃO É POLÍTICO ,E SIM POLITICAGEM,(TODO TIPO DE PODRIDÃO DENEGRINDO A VERDADEIRA POLÍTICA). 5 opiniões
avalie fechar
nelson corrêa (5) 20/10/2008 11h32
nelson corrêa (5) 20/10/2008 11h32
Os fatos só não foram mais graves em São Paulo,porque envolviam duas policias (que em país de regime democrático deveria ser uma só e com ciclo único),agora imaginem se envolvesse de um lado policiais e do outro professores, com certeza o governo mandaria a Sua polícia a militar,(igual aos senhores feudais),espancar,jogar gás,algemar,e conduzir presos em viaturas pelo menos,uns 200 reinvindicadores, pois é para isto que os governos estaduais não abrem mão de ter uma polícia militar em um regime democrático de direitos, o Senador Tasso Jereissat redigiu e apresentou a PEC 21 em 2001 para unificar as polícias estaduais tornando-as de ciclo único,reduzindo o número de cargos que só na polícia militar são 11 e que fazem realmente o serviço policial são quatro,o restante comprovadamente é só para manter a estrutura militarizada,que para o povo em nada acrescenta pelo contrário só prejudica,é uma pena assistir um espetáculo deprimente entre duas polícias estaduais SENDO QUE NENHUMA DAS DUAS SÃO CULPADAS PELOS ACONTECIMENTOS EM SI, os grandes culpados ainda tentam se sair de bons moços culpando as polícias uma é militarizada escrava do governante maldoso e politiqueiro e não lhe é condedida nem mesmo o direito de reivindicar e ainda é induzida nos quartéis a ouvir e obedecer cegamente,a outra é civil vítima do governante maldoso e politiqueiro e além de não poder manifestar-se,pois a constituição lhes concede este direito,MAS O QUE É A CONSTITUIÇÃO FRENTE AOS INTERESSES dos governos 6 opiniões
avalie fechar
Helcio Tersariol (1) 20/10/2008 11h31
Helcio Tersariol (1) 20/10/2008 11h31
Lamentável o ocorrido em São Paulo. Mais uma vez fica patente o desrespeito e o descompriomisso do governador José Serra e seu partido com o funcionalismo público e, principalmente, com a população que o elegeu para cuidar dentre outras coisas a segurança pública. Se as coisas chegaram ao ponto que chegaram a culpa é do governo que vem desde março protelando as negociações salariais da polícia civil. Não é possível que a polícia do Estado de São Paulo seja a mais mal paga do país sendo São Paulo o Estado mais desenvolvido da Federação. Alegam os governantes que não há disponibilidade orçamentária. Gostaria de lembrar que várias empresas estatais e estradas foram privatizadas pelos governadores tucanos com a promessa de que o Estado iria se dedicar as suas funções primordiais, ou seja: Educação, Saúde e Segurança. O que vemos é um show de horrores nas três áreas. Onde esta o dinheiro que foi economizado pelos governos do PSDB? Onde esta a tão propalada responsabilidade e competência?
Senhor governador é hora de negociar seriamente e deixar de lado qualquer ressentimento ou qualquer outro sentimento com relação a segurança pública e ao funcionalismo em geral. Lembrando que é sua obrigação zelar pela vida do cidadão e não promover o conflito entre as policias e, depois tentar colocar a culpa em sindicalista que estavam lá fazendo seu papel de defender os trabalhadores que foram e estão sendo desreipeitados pelo senhor.
muito obrigado
9 opiniões
avalie fechar
Andre Rodrigues Ramos (3) 20/10/2008 11h29
Andre Rodrigues Ramos (3) 20/10/2008 11h29
Infelizmente esta crise da policial civil de são paulo foi gerada pelo irresponsável aumento de salários do governo federal pelo Sr. Lula aos policiais federais. Hoje um jovem de 22 ou 23 anos que preste concurso já sai ganhando R$18.000,00 como delegado da policial federal e já há acordo para aumentos adicionais em 2009 e 2010, sem contar a estabilidade e aposentadoria integral. Reconheço que estes profissionais devam ser bem remunerados, mais isto extrapolou o bom senso. Como o Sr. Lula irá cumprir isto diante da crise é outro problema, o fato é que há comparação, tanto é que a pauta de reinvidicações da pol. civil também tenta assegurar aumentos para 2009 e 2010 igual aos federais. outra coisa que nunca entendi é porque estes aumentos devam ser dados aos aposentados.. Na iniciativa privada desde o presidente da multinacional até um assistente tem que se contentar com uma aposentadoria de no máximo R$2500,00. Parece que no fim pagamos impostos só para sustentar esta máquina estatal ineficiente e cheia de privilégios. 14 opiniões
avalie fechar
Armindo Mello (20) 20/10/2008 10h26
Armindo Mello (20) 20/10/2008 10h26
Fiscalizar greve...?, que tal fiscalizar a lista tríplice para procurador do estado de São Paulo...? como pode ter isenção na avaliação de direitos o MP se a cabeça continua sendo escolhida por meios políticos...? Este pais continua sendo feito por meios homens e meias verdades...e ai sentem repulsa quando afirmam que este pais não é um país sério...,deveriam fiscalizar a falta de condenação dos políticos em centenas de processos que acabam em nada...mas aí não pode...por que neste pais tupiniquim salvar cachorro e sequestrador é mais importante que a vítima...assim como a população de São Paulo que é muito boa para produzir 38% do PIB nacional mas ainda não é merecedora de um ministério público capaz de condenar um político que faz descaso com a segurança pública de S.Paulo. E ainda é muito provavel que encontrem o responsável entre um dos coitados políciais do vale coxinha, afinal se alguém tem que ser responsabilizado vamos eleger um boi de piranha...
Aprendemos mais uma lição...se fosse o Silvio Santos ninguem teria mandado invadir...se a greve fosse do MP a PM não atirava balas de borracha nem gás lacrimogênio...Viva a democracia feudal, os coronéis e o Rei...
2 opiniões
avalie fechar
Valmor Hauptli (27) 20/10/2008 10h10
Valmor Hauptli (27) 20/10/2008 10h10
Falar a respeito dos direitos a que temos não é dificil. O dificil é falar da nossa Policia Civil comandada por Delegados de Policia incompetentes, que recebe ordens de ternentes e sargentos hoje, amanhão de cabos e, não muito distante, de soldados da PM. Bons tempos eram aqueles em o Delegado de POlicia era a autoridade máxima dentro de uma circunscrição e era amigo do Tira e do Escrivão; Bons tempos aqueles em que o investigador de Policia e o Escrivão ganhava igual a um tenente, quando hoje ganhamos igual a um soldado. Isto é vergonhoso. Vergonhoso é ver tambem um delegado de Polica baixar a sua cabeça, por ignorância dos seus direitos cconstitucionais dentro da Delegacia,obedecendo as ordens de soldados graduados ou não. Falar mais o que? Como diz o Boris, isto é uma vergonha. Delegados de Policia, tenham vergonha na cara e assumam o seu posto como deve ser não deixando que meganhas interfiram nas nas suas atribuições. Coloque-os nos seus respectivos lugares. Respeitar é uma coisa, mas ser incompetente é outra bem diferente. Quanto ao assuto greve não é preciso nem discutir com o Governo, basta cada um pegar o seu computador, a sua impressora e todo o material e levar para sua casa. Deixar de ser conivente com a Administtração Publica é o caminho. Não ganhar um salário decente e ainda empregar o seu dinheiro para a manutenção dos serviços da DP é burrice. A prova da existencia da corrupção esta exatamente ai. Como o governo sabe disso, ele vai empurrando com a barriga. 38 opiniões
avalie fechar
Renato Junior (2) 20/10/2008 08h25
Renato Junior (2) 20/10/2008 08h25
Infelizmente a população mais esclarecida e com recursos mostra a sua face vil e preconceituosa. Não posso acreditar que atestem e puxem o sco de uma pessoa como o Sr. Serra. Este homem tem a mídia e o Ministério Público a seus pés. Sei disso pq sou advogado e frequento o MPE a anos e vejo o poder que tem sobre os procuradores estaduais e federais. O único que conseguia fazer com que ele não dominasse o PSDB era o falecido Covas. O Alckmim, coitado, tentou mas não conseguiu minar esse câncer. Ele nunca soube administrar um conflito e joga sempre a culpa em atos políticos. Imagine você vivendo há 14 anos com o mesmo salário!!! Não tem desculpa Serra, assuma o erro e não seja o DITADOR. 81 opiniões
avalie fechar
paula favero (1) 20/10/2008 07h49
paula favero (1) 20/10/2008 07h49
É vergonhoso saber que no Estado onde temos uma das melhores policia do Brasil, temos também o pior salário, as riquezas de um estado como São Paulo são comparáveis a de muitos paises, porém muito mal dividida.Grupos da Policia Civil de SP que muitas vezes auxiliam no treinamento de policiais de outros estados recebem as vezes metade do salário deles, e a culpa não é da crise mundial, pois isto se estende por muitos anos de PSDB.Mas ruim mesmo foi ver a PM, que num eventual aumento salarial da PC, também vai ser beneficiada, pois também pertence a segurança pública, disparando desenfreadamente. Eles não vão querer ficar sem o deles, vão querer usufruir das conquistas dos grevistas atingidos pelos tiros da tropa de choque.Na hora de disparar são rivais, que tentam ridicularizar os civis, mas na hora de obter beneficios são todos da segurança publica. Se há 2 policia, então há diferenças e slário de soldado não tem que ser igual de investigador ou agente policial, muito menos de oficial igula ao de delegado, porque um tem uma função, um regime e o outro, outro. Só em São Paulo mesmo para querer aproximar coisas tão distintas, tanto que uma se volta contra a outra, com certeza torcendo para que de resultado a manifestação para sobrar um pouco pra eles também, afinal mesmo disparando contra os colegas, também fazem parte do mesmo grupo da segurança pública. é uma vergonha! 37 opiniões
avalie fechar
marcos targino (87) 20/10/2008 00h33
marcos targino (87) 20/10/2008 00h33
O estado de São Paulo não merece um governador irresponsável como José Serra.Não negociou em nenhum momento com a Polícia Civil, cujos Delegados recebem o pior salário dentre todos os Estados Brasileiros.Este é o PSDB:Pior Salário do Brasil!Sempre que confrontado por problemas, JS procura fugir à responsabilidade,culpando os outros por seus erros.O desprezo do JS pela Segurança Pública foi escancarado pelo desfecho do sequestro em Santo André:A imagem do PM tentando entrar por aquela janelinha seria digna de um filme de pastelão; se não fosse trágica!Nos EUA, Europa e Japão, a Polícia leva em conta o risco que o refém corre por estar sendo ameaçado, e tratam de eliminar o risco, o sequestrador, o mais rapidamente possível.Impressionante a blindagem midiática ao "queridinho" dos barões da mídia.Apareceu apenas a posição de JS; enquanto ninguém procurou retratar a caótica situação da Segurança em SP.Os dados de queda na criminalidade são denunciados como "maquiagem" desde o Governo Geraldo Alckmin.Corpos crivados de balas são "mortes à esclarecer" e "corpos encontrados", e não homicídios, para a SSP do PSDB.SP precisa de uma libertação desses pusilânimes, arrogantes e incompetentes que infelicitam nosso Estado! 71 opiniões
avalie fechar
Carlos José dos Santos (449) 19/10/2008 16h20
Carlos José dos Santos (449) 19/10/2008 16h20
Isso é que dá ter várias polícias: militar, civil, municipal, Estadual e federal.
Acho que a Polícia deveria ter um só comando Nacional, subordinado ao Ministério da Justiça.
Fui assaltado em Belo Horizonte, por volta das 22 horas, perto de uma Delegacia da Polícia Civil. após o assalto corri para essa delegacia, em busca de socorro, na esperança de que a polícia usaria as duas viaturas que estavam paradas em frente, para ir imediatamente atrás dos seis bandidos que sairam caminhando tranquilamente.
Na delegacia um detetive de óculos escuros e mascando chiclets me disse, sem olhar para minha cara: Não fazemos patrulhamento de rua. Procure uma viatura da Polícia Militar, para ir atrás dos meliantes.
Quase morri de raiva, mas diante daquela "otoridade" não seria conveniente criar caso, pois na certa seria preso por desacato.
Fiquei com mais raiva da polícia do que dos assaltantes.
Enquanto tiver várias polícias, uma vai sempre empurrar para outra suas responsabilidades.
Temos que qualificar melhor nossa polícia para atendimento a população. Do jeito que ela anda atendendo a população, acho que até estão ganhando muito mais do que merecem.
(Abro uma excessão para a Polícia Militar de MG, que parece se esforçar para prestar um bom trabalho)
13 opiniões
avalie fechar
elcio santos (19) 19/10/2008 13h47
elcio santos (19) 19/10/2008 13h47
Ta la. Ta na site da secretaria da segurança publica de Sao Paulo o salario dos policiais. O governo ainda tem coragem de mostrar e so acessar http://www.ssp.sp.gov.br/home/noticia.aspx?cod_noticia=12257 7 opiniões
avalie fechar
Carlos Ocon (3) 19/10/2008 09h38
Carlos Ocon (3) 19/10/2008 09h38
O Governador José Serra, mais uma vez, possivelmente mal informado e mal assistido por seus Secretários que lá estão fazendo mero papel decorativo, não disse a verdade. A situação chegu a esse ponto justamente por culpa da falta de capacidade de articulação e negociação ou mesmo de má vontade do Governador em atender aos Policiais para a negociação. Impor, simplesmente, aquili que entende justo e cabível aos Policiais não é negociar. Dizer que não possui recursos também não corresponde com a verdade, pois os Estado vem, nos últimos meses, tendo superávit de arrecadação. Os números falam por si só. Basta verificar o que foi arrecadado. Dizer que não havia previsão orçamentária, também pode ser resolvido, mediante projeto de suplementação, com aprovação da Assembléia Legislativa. O que falta, creio eu, é vontade de resolver a situação de modo coerente e equilibrado, atributos que faltam aos que detêm o poder de mando neste Estado. Lamentavelmente o Governador José Serra se esqueceu de seu passado como presidente da UNE. Esqueceu-se do quanto atirou pedra. Agora que está do lado da vidraça, manda reprimir as manifestações justamente do modo como condenava a repressão dos tempos de atirador de pedras. 7 opiniões
avalie fechar
elcio santos (19) 18/10/2008 22h45
elcio santos (19) 18/10/2008 22h45
A conta é facil: Segundo o governador eram 1200 manifestantes destes 400 seriam das centrais sindicais restando portanto 800 manifestantes policiais civis. Levando-se em conta que cada arma possui uma capacidade media de 10 tiros se cada um tivesse efetuado apenas um tiro seriam OITOCENTOS disparos de arma de fogo!! Quantos foram feridos? R; Cerca de 30 pessoas, destes um reporter e um policial militar. E o resto quem eram? Quanto ao policial militar baleado, corra ja a boca pequena que ele insanamente teria sacado sua arma para efetuar disparos letais contra os policiais civis, e contido por outros policias militares acabou acertando sua propria perna.
Como na verdade estavam ali mais de 4000 policias civis se tivessemos realmente efetuados disparos de arma de fogo teriamos matado mais PMs do que eles mataram presos na rebeliao do CARANDIRU.
13 opiniões
avalie fechar
elcio santos (19) 18/10/2008 22h30
elcio santos (19) 18/10/2008 22h30
O grande problema é que sao 14 anos de governo tucano do PSDB, tres governadores seguidos e nenhum deles teve a sensiblidade de perceber o problema. Agora como bons administradores que sao o minimo seria resolver o problema que eles mesmos criaram. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (808)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página