Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Greve da Polícia Civil

Policiais civis de São Paulo paralisaram as atividades para reivindicar, entre outros itens, aumento salarial de 15% neste ano e reajustes de 12% nos dois anos seguintes. A pauta de reivindicações inclui outros itens como a eleição direta para delegado-geral.


Mais resultados: Anteriores 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Próximos
Comentários dos leitores
O Sr. José Serra tem em caixa recursos mais do que suficientes para atender às módicas reivindicações salariais do movimento paredista. Estas também encontram pleno amparo na LRF, na lei estadual da data-base e no natural aumento do custo de vida. Mas como Serra não quer atende-las, faz ouvidos moucos aos reclamos do funcionalismo policial. Isto desde o princípio deste ano e até a eclosão da greve. Iniciada esta passou a recusar-se a negociar a pretexto de que não admite ser pressionado. E homiziou-se no Palácio dos Bandeirantes, fortemente guardado pela PM, como se este fosse uma fortaleza medieval.
Daí a pacífica marcha policial até lá, que terminou em breve confronto entre os manifestantes e a tropa de choque miliciana. E que só não se desdobrou ainda mais, pelo bom senso dos manifestantes e suas lideranças.
Como questão imediata, porém, indago quem é o grande responsável por tudo isto? Ao meu ver o próprio Serra, pela sua intransigência e incapacidade de administrar problemas naturais da administração estadual. Deixando-os a deriva, até que eles virem crises.
O que augura sua futura derrota no pleito presidencial de 2010. Pois, a classe política em geral lembrará ao eleitorado brasileiro estas enormes deficiências na gestão pública, documentando-as e ilustrando-as. E com isto acarretando uma fatal perda de sufrágios em seu nome e a vitória do seu opositor (a). Sabendo-se, que no Norte e Nordeste o funcionalismo é muito importante para todos, que lá vivem.
76 opiniões
avalie fechar
Felipe Santos (203) 17/10/2008 15h16
Felipe Santos (203) 17/10/2008 15h16
Tudo que perde o apoio da população não vai para frente. Eu era um dos favoraveis a greve, um Estado como SP ter os polícias com o menos salário não é aceitavel. Também não é aceitável uma categoria que trabalha para defender a população ganhar o que ganha. Mas esta greve perdeu totalmente o meu apoio a partir do momento que estes policiais foram reivindicar seus direitos armados e com equipamentos pagos pela população. A partir deste momento perderam o apoio da população e o governador está certo em manter linha dura, pois reivindicar armado é assalto. 52 opiniões
avalie fechar
jair ghion (8) 17/10/2008 15h09
jair ghion (8) 17/10/2008 15h09
Quando é que cowboy da Mooca (citação de Percival de Souza) vai parar de culpar os outros e assumir sua incapacidade gerenciar crises. 31 opiniões
avalie fechar
Miguel Ruiz (27) 17/10/2008 15h07
Miguel Ruiz (27) 17/10/2008 15h07
De certa forma concodo quando afirmam que a culpa do que ocorre em SP é do PT.
Afinal não foram competentes para vencer as eleições para o governo do Estado e para a Prefeitura da Captal...
Perderam ambos para o Serra!!!
Realmente a culpa é do PT. Caso contrário o Serra não estaria aí!!! Nem o Kassab.
27 opiniões
avalie fechar
Luciano Filgueiras (67) 17/10/2008 15h05
Luciano Filgueiras (67) 17/10/2008 15h05
Essa situação lembra muito a de outras categorias dos servidores públicos; bico daqui, bico de lá, prevaricações, etc. E em se tratando dos policiais, a coisa ainda é pior, pois, deixam-se envolver com o lado marginal, (poder paralelo de uma sociedade) criando junto a opinião pública um total descrédito e falta de apoio, daí o motivo dos ouvidos moucos do poder político. Façam primeiro uma faxina em seus quadros, e assim suas vozes ecoarão mais límpidas e respaldadas. 14 opiniões
avalie fechar
Sergio Freire (1) 17/10/2008 15h00
Sergio Freire (1) 17/10/2008 15h00
Essa guerra poderia ter sido evitada caso o Governo tivesse recebido uma comissão formada pelos Sindicatos e Associações dos funcionários da Polícia Civil. Quando há uma divergência, nada melhor do que uma boa conversa. Felizmente essa guerra que foi noticiada não teve um final trágico, porque embora a imprensa esteja divulgando que houve uma tragédia, isso não ocorreu, eram milhares de homens armados dos dois lados, imagine se a maioria não tivesse bom senso, essa hora estaríamos lamentando as mortes de policiais de ambos os lados. Essa conversa do Governo de não negociar enquanto durar a greve é uma intransigência muito grande, tem que negociar sim durante a greve. Numa mesa de negociação ambas as partes vão ceder a chegar a um denominador comum, mas enquanto não houver negociação, a tendência é complicar ainda mais a segurança de São Paulo.
Senhores do Governo, tenham bom senso, chamem as entidades e negociem.
O direito de greve é previsto em Lei, portanto é normal e coerente negociar durante o movimento!
Todos nós sabemos que o relacionamento entre as duas polícias sempre teve altos e baixos, mas ultimamente estava muito boa a convivência, aliás, nunca esteve tão boa. É uma pena que uma falta de diálogo acabou com tudo que foi conquistado em matéria de relacionamento entre as polícias.
15 opiniões
avalie fechar
mª solange x brito (7) 17/10/2008 14h38
mª solange x brito (7) 17/10/2008 14h38
Acho um absurdo o governo de são paulo,não cumprir seu papel de governante, é vergonhoso os policiais da maior metrópole do pais receber o penultimo salário mais baixo, sendo que temos estados com uma renda inferior com salários dignos.
O nosso governo infelizmente não esta cumprindo nuseu papel com dignidade.
É muito triste a gente ver que um gevernador possa ter mandado policiais atacar outros policiais.
Isto não é papel de alguém que pensa representar a nação como futuro presidente.
Que país é esse que as pessoas não tem direito a reivindicar direitos salariais.
Espero que nosso governador pense que não foi justo a situação que ele criou, colocando uns contra os outros.
A população exige respeito, mas os policiais também, porque somente com este fato horrível que toda a população tomou conhecimento das dificuldades que os policiais estão, por causa de um governo que não respeita data base, não concede aumento de verdade mas gratificações que não são incorporadas como aumento real.Este governo tem que dar salário digno para termos uma polícia justa.
Onde está o dinheiro governador ?
19 opiniões
avalie fechar
Sebastião Vicente Picinato (3) 17/10/2008 14h31
Sebastião Vicente Picinato (3) 17/10/2008 14h31
Hoje faz sol: A culpa é do PT;
Amanhã vai chover: A culpa é do PT;
O pneu furou: A culpa é do PT;
Há 14 anos a Polícia Civil deSão Paulo não tem reajuste salarial: A culpa é do PT. Epa, tem alguma coisa errada ai. Não é o PSDB que governa São Paulo há 14 anos.? A culpa é do PT.
79 opiniões
avalie fechar
Miguel Ruiz (27) 17/10/2008 14h15
Miguel Ruiz (27) 17/10/2008 14h15
Em um dos comentários lê-se sobre a estranheza quanto à periodicidade das greves nesse país... Bianual!!!
Será coincidência?
Está claro que não. Há sim relação entre os movimentos reivindicatórios e os períodos eleitorais.
Seria isso indício de política eleitoreira?
Novamente está claro que não. Os movimentos reivindicatórios ocorrem em períodos próximos aos das eleções porque os governantes ficam, digamos, mais suscetíveis, mais sensíveis aos apelos da população ou de categorias profissionais.
Fora desses períodos, é praxe ignorar completamente as reivindicações de quem quer que seja...
Se isso é eleitoreiro, o é por parte de quem se encontra no governo, ou tá difícil de entender isso também!?!
37 opiniões
avalie fechar
Alberto José Marchi Macedo (3) 17/10/2008 13h48
Alberto José Marchi Macedo (3) 17/10/2008 13h48
Entendo que possam ter greves, a única dúvida que fico é que esse é o país da greve a cada 02 anos, se tem cunho eleitoral, acredito que pelo menos para pressionar sim, afinal qual o política que ter o seu nome maculado a uma greva, justamente em período eleitoral onde, como é o caso de SP está apoiando outro candidato. Qual a necessidades dessas greves?? Um ponto que concordo plenamente é que existem áreas que devam ser protegidas e isso não nos compara a China até pq seria ignorância, uma vez que lá dificialmente estaríamos escrevendo esses comentários, o problema lá é muito mais complexo. 31 opiniões
avalie fechar
admar pedroso (1) 17/10/2008 13h43
admar pedroso (1) 17/10/2008 13h43
É UMA FALTA DE RESPEITO A AUTORIDADE , BEM COMO É ABSURDA A GREVE POIS NEM A DATA BASE É AGORA, ALEM DO MAIS FORAM USADOS INDEVIDAMENTE VEICULOS OFICIAIS , E ISSO SÓ SERVIU PARA DENEGRIR A IMAGEM DA INSTITUIÇÃO . 45 opiniões
avalie fechar
O Governador José Serra, tenta explicar o enigmático! Será que todos os policiais estão errados e só o governo tem razão? Será que os salários e as condições de trabalho estão de acordo e os reivindicantes estão a inventar? Seria de bom alvitre que Serra mostrasse alguma vicissitude para esta situação lamentável! Pois a cidade já esta ficando desguarnecida, ou seja, sem os desempenhos do cotidiano. Só pelo fato de estar funcionando somente os casos em flagrante delito e os essencialmente, faz se necessário uma resolução de mérito urgente, para que acabe com este impasse. Mas acreditado que para chegar a um consenso, ambas as partes devem ceder um pouco. E posteriormente alguém de cabeça mais afável continuar com as negociações. Nós cidadãos brasileiros também não podemos compactuar com a continuidade em apoio a esta desordem, querem reivindicar, que reivindiquei de uma forma que não traga prejuízo a sociedade. Um acordo é possível, basta que ambos tenham coerência e respeito um pelo outro. O que não pode é a sociedade assistir a um episódio desta magnitude e ficarmos de braços cruzados sem manifestarmos nossa contrariedade. Respeitem a sociedade para que sejam respeitados. Se respeitem mutuamente, Estado e Policiais Civis! "A PAZ REINARÁ" 31 opiniões
avalie fechar
Elaine Ferreira (1) 17/10/2008 13h21
Elaine Ferreira (1) 17/10/2008 13h21
É inacreditável a inércia do Governo diante da greve dos policiais civis, é muito fácil tentar despersar a sociedade alegando motivos políticos, pois é melhor que resolver o problema e admitir sua incompetência de negociação deixando que a população que contribui com impostos pesados pague o preço pela petulância governamental. É de uma indignação tremenda assistir ao que aconteceu ontem: policiais, funcionários do Estado sendo tratados como bandidos por nosso eleito Governinho. Como podemos esperar uma segurança digna dessa forma, com quem podemos contar vamos ficar à mercê de policiais insastisfeitos (e com razão) trabalhando em nossa Segurança Pública. Que governo é esse que elegemos que deixa sua própria organização virar uma bagunça. Elaine 21 opiniões
avalie fechar
Num comentario anterior li que teriamos imputado ao PT a responsabilidade pela batalha campal entre as duas policias de SP. Em momento algum citei o partido(esta escrito partido de esquerda), mas quem colocou o post esta tao certo que foi o PT que ja se auto entregou. Como afirmei anteriormente reivindicaçao salarial é legitima, mas o governo de SP nao é uma pessoa é uma entidade, e essa nao poderia ficar ameaçada e acuada como os policiais civis estavam pretendendo. Agiu corretamente o governador e a PM. Contra força usa-se a força. Isso nao ajuda em nada a democracia e policia nao esta la pra fazer baderna, quebradeira, atirar no meio da rua, colocar em risco a integridade dos cidadaos. As prerrogativas dela sao exatamente ao contrario. Alem do mais esta no Estatuto do Servidos que esse tipo de manifestaçao é proibido, sendo assim todos devem ser punidos. Tem de haver hierarquia dentro da coorporaçao e nisso ai o comando falhou. Poderiam ter feito uma passeata pacifica, mas a intençao dos grevistas era invadir o palacio e isso esta errado ate porque ali é a casa do povo. Cabe ao governador Serra nao se curvar. Tratar o assunto com serenidade, mas sem ser subjugado. 28 opiniões
avalie fechar
Claudio Alves de Amorim (10) 17/10/2008 12h52
Claudio Alves de Amorim (10) 17/10/2008 12h52
Esta greve me faz retorna a 2006, ano elitoral:
Leiam e pesquisem os nomes dos manifestantes.
http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=67977&Itemid=195
18 opiniões
avalie fechar
Marcos Vinicius Silva (29) 17/10/2008 12h32
Marcos Vinicius Silva (29) 17/10/2008 12h32
Eu sinceramente fico me perguntando, para que 2(duas) polícias? Pra que ficar dividindo verba (impostos que pagamos) para duas polícias? Acho que deveria existir somente uma polícia. Esse nogócio de polícia civil já deveria ter acabado Segurança tem que ter controle do estado e ser só uma. Tem um ditado que diz "Quando tem divisão quase sempre tem confusão". 24 opiniões
avalie fechar
Christian Schobbenhaus (1) 17/10/2008 12h26
Christian Schobbenhaus (1) 17/10/2008 12h26
É uma palhaçada não poder fazer protesto na frente do palácio do governo. Parece a China. Quem será que criou essa lei? Tem que dizer onde pode fazer (com certeza bem longe do governador) que não tem tempo de resolver essas picuinhas administrativas. Em vez do protesto ser na frente do palácio do governo deveriam ter ido para frente da casa do Serra, ou lá é proibido também?
Se os paulistas gostam tanto do Serra que fiquem com ele mas não venham querer emplacar esse para ser presidente do país, ninguém merece.
35 opiniões
avalie fechar
Lenice Gusman (6) 17/10/2008 12h16
Lenice Gusman (6) 17/10/2008 12h16
José Serra que pousa de competente e tem praticamente toda a mídia para fazer valer esse marketing virtual e ideológico agora mostra sua verdadeira face de incompetente, inflexivel, e incapaz de lidar com questões complexas, como no caso dos policiais, cadenciados numa escola militar e, portanto, passiveis de um grau de revanche muito maior do que a do cidadão comum.
E pensar que ele pretende ser presidente! Realmente é uma personalidade controversa de ego muito forte, autoritário, sem nenhuma liderança e nem experiência para abordar questões nacionais mais abrangentes. Crê que manipulará da mesma forma como sempre fez com os professores.
Que diferença de um Lula, que com seu lado humano e intuitivo, assentado num grau de inteligência e percepção muito aguçadas, sabe trabalhar questões não só de greves, mas também de diplomacia internacional!
José Serra têm um grande persurso a aprender em sua trajetória política, para depois pensar em ocupar um cargo executivo a altura de São Paulo e Brasil. Isso, considerando que devesse deixar de olhar para o próprio umbigo, fosse menos vaidoso e deixasse de se super estimar como o "melhor". Falta-lhe uma boa dose de humildade e de humanidade com o ser humano. Dar-se conta da dimensão do problema é prova de sabedoria e inteligência, que com ele ainda engatinha.
Realmente não é um estadista! (Lenice Gusman).
39 opiniões
avalie fechar
ricardo massimo (6) 17/10/2008 12h10
ricardo massimo (6) 17/10/2008 12h10
Cadê o Governador?Existe?Graças a incompetência dele e de seus assessores chegamos a esse absurdo.
A Policia Militar oferece a população um serviço muito melhor que a Policia Civil (sem comparação) é só ligar 190 e aparece uma viatura para nos socorrer,24 horas todos os dias do ano, agora passem em uma delegacia para vivenciarem o que é desrespeito com o cidadão. Mas é certo que tanto os Policiais Civis quanto os Militares necessita de melhores condições de trabalho e ganho, menores tempo de serviço para aposentadoria e muito mais respeito por parte da sociedade. Trata-se de um trabalho de alto risco e indispensável a ordem e segurança de todos. Esta chegando a hora de uma profunda mudança no sistema para se construir uma nova policia voltada para o interesse da população e também dos policiais . Dificilmente hoje conseguem ficar 30 anos (trinta anos)para se aposentarem ,pois são alvos de quadrilhas e bandos organizados de bandidos que encontraram espaço neste sistema caótico e falido que o estado permitiu onde os Policiais colocam a vida em risco com pouca estrutura e que hoje só beneficia determinadas classes tanto na PM como na Policia Civil.A sociedade precisa dar um Basta nisto.Cabe uma grande reflexão sobre o presente e futuro da segurança publica e já passou da hora de exigir tais mudanças.
14 opiniões
avalie fechar
Yvonne Ferreira (466) 17/10/2008 12h02
Yvonne Ferreira (466) 17/10/2008 12h02
O governador de São Paulo acuado pelo resultado de sua gestão/fracaço escapa fazendo campanha politica,"a culpa é do PT"
Parece criança/velho.
36 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (808)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página