Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Greve da Polícia Civil

Policiais civis de São Paulo paralisaram as atividades para reivindicar, entre outros itens, aumento salarial de 15% neste ano e reajustes de 12% nos dois anos seguintes. A pauta de reivindicações inclui outros itens como a eleição direta para delegado-geral.


Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos
Comentários dos leitores
Waldyr Corcovia Silva (1) 23/10/2008 14h11
Waldyr Corcovia Silva (1) 23/10/2008 14h11
Mais uma notícia falsa com o claro objetivo de acirrar os ânimos entre as policias paulistas. Não há qualquer relação entre aumento para a PM com a conyinuação da greve. O fato é que o Governador quer empurrar goela abaixo um aumento ridículo em relação ao que foi reivindicado pelos policiais. Todos sabem que tudo o que for dado a civil será automaticamente dado aos militares. Concordo que o serviço não é bom em nenhuma das polícias, mas o que o governo do PSDB fez até agora foi desprestigiar e sucatear a PM e PC de forma que o que lhe resta e fazer as duas forças policiais brigarem enquanto eles fazem o que querem e estabelecem o politica que querem, sem negociação. É uma ofensa esse aumentozinho ridículo oferecido, principalmente considerando que temos um dos piores salários do Brasil exatamente no estado mais rico. Fora Serra. 119 opiniões
avalie fechar
ricardo do santos (21) 23/10/2008 14h11
ricardo do santos (21) 23/10/2008 14h11
Respondendo ao Fabio Morone. Vc não deve ter assistido as imagens. Tudo começou quando um inconsequente avançou com muma viatura sobre os policiais do choque inclusive fazendo com que o escudo caisse sobre o capô. A partir daí todos erraram. Acho que este não é um trabalho "intelectual". A função da PM alí era uma só impedir a passagem, existe um negócio chamado lei e ordem, que talvez vc desconheça e foi enormemente desrespeitada pela pc. Casoo os pc tenham aumento os pm também terão, são da mesma pasta, não haveria como estar contra. Pense antes de emetir opinião. 19 opiniões
avalie fechar
Lincoln de Castro (1) 23/10/2008 14h06
Lincoln de Castro (1) 23/10/2008 14h06
Apenas uma pequena dúvida.
Já entendi que na área próxima ao Palácio dos Bandeirantes, que é considerada de "segurança pública", é proibido qualquer tipo de manifestação.
Só não entendi o porquê desta "proibição" não valer para todos. No dia 11 de junho cerca de 100 manifestantes se reuniram em frente ao Palácio dos Bandeirantes. Eram "Agentes Fiscais" da Secretaria da Fazenda. A PM acompanhou a manifestação, na Av. Morumbi, em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sem tropa de choque, sem balas de borracha, e permitiu a mesma.
Se pode para uns, pode para todos... Cadê o artigo 5º da Constituição, que o Governo de São Paulo gosta tanto de lembrar?
22 opiniões
avalie fechar
claudete de souza (15) 23/10/2008 14h06
claudete de souza (15) 23/10/2008 14h06
infelizmente vivemos uma situação de impasse, por causa dos maus administradores,interessante que só tomamos conhecimento que existe um governante neste estado, quando existe algum caso de repercussão geral, por exemplo, nos rapazes que ficaram presos e sofreram tortura em guarulhos, no caso do maníaco, preso naquela cidade, recentemente, dando uma de bonzinho no caso da garota Elóa, morta n....s..q........., é que a indenização pesa nos cofres do Estado,lamentável, do contrário certamente ninguem se quer saberia o nome dele,alías mas diga-se de passagem que não sei nem quem é o vice,mas se pegarmos o sálario base que é o de R$ 884,00, se multiplicarmos pelo famigerado 6,5 %, parece que esse o reajuste proposto, representa nada X nada, que é a mesma coisa, isto poruqe não há aumento desde do governo do mario covas,já são (12) anos ou (16) salvo melhor juízo, porque local de exerccio não é aumento de sálario são vantagens que o policial ao aposentar-se perde tudo, sabe que eu não entendo, o custo de vida é ruim para todo mundo, principalemente para os mais desvaforecidos,deputados, juizes, etcenfim a turma que esta por cima da carne seca, agora nós os barnabés, vamos criar um desfalque nos cofres públicos, se o aumento real for 35%, é mole o quer mais.
DE UMA COISA EU TENHO CERTEZA ESSE GOVERNADOR QUE AI ESTA , JAMAIS SERÁ REELEITO,E SABE PORQUE,PORQUE ELE ASSIM O DESEJOU, E SEU DESEJO SERÁ CUMPRIDO, JOGAR UMA POLICIA CONTRA OUTRA, AO INVÉS DE ESTABELECER A ORDEM PÚBLICA.
36 opiniões
avalie fechar
wellington oliveira (1) 23/10/2008 13h38
wellington oliveira (1) 23/10/2008 13h38
Bem meus amigos é preciso se levar em conta que quando se usa farda a coisa fica diferente, a farda rotula o agente publico e sobre um codigo de diciplina militar rigido e vigente como é caso da pm de São Paulo,acreditem todos que estão criticando irião fazer o mesmo, não se tem muita esolha nesse caso. 15 opiniões
avalie fechar
Bruno Rossignolli (9) 23/10/2008 13h24
Bruno Rossignolli (9) 23/10/2008 13h24
É um absurdo, que alguém em sã consciência tenha a coragem de criticar nossa polícia civil. O nosso ilustre governador pensa que se tornou Deus, manda, exige, se mostra arbitrário e autoritário, gerando um conflito horrível entre as nossas polícias e ainda tem gente que tem coragem de dizer que ele está correto? Infelizmente esse é mesmo o país da ignorância. Nossas repartições públicas tem que fazer milagre com a estrutura ridícula que o Estado oferece, receber salários ainda mais ridículos e defasados, porque quem ganha bem são os comissionados, os apadrinhados, porque funcionário público de modo geral ganha mal, e muito mal por sinal e ainda o cidadão quer um bom serviço prestado. Tenho horror a forma que alguns tucanos têm de administrar e sinto saudades do governo Alckmin, que embora tucano tinha muito mais sensibilidade aos problemas do Estado, que ao menos não se fazia de rogado, escondendo-se atrás do aparato do Estado pra não enfrentar a opinião pública, o povo, o funcionário público, porque essa atitude seria covarde e isso não corresponde a sua personalidade. Acho que se alguém acredita que nossa polícia deve trabalhar de graça, que estes assumam os seus postos, vejam pessoalmente as dificuldades que eles encontram. É chegada a hora o povo brasileiro começar a acordar para os inúmeros absurdos que vêm acontecendo, tanto nos poderes executivo, legislativo e principalmente judiciário, sob pena de um futuro impraticável. Nâo sou funcionário público. Sou contribuinte. 37 opiniões
avalie fechar
Carlos Borges (2) 23/10/2008 12h58
Carlos Borges (2) 23/10/2008 12h58
Sou filho de delegado e só nós que vivemos em uma família de policial Civil sabe do abandono do Governo para com a Policia Civil.
Ja trabalhei como garçon e tive salário maior que do meu pai com 30 anos de carreira e Primeira Classe.
Fazem mais de 10 anos que não ha aumento para toda a Policia CIvil. Não da mais. O Limite já passou faz tempo. Isso é um DESRESPEITO a segurança do estado de São Paulo. O zelador do meu prédio ganha mais que o salário inicial de um delegado de polícia que é concursado e formado em nível superior. Isso é um convite a CORRPÇÃO...
É um absurdo alguem ainda não enxergar isso. É um absurdo alguem apoiar a atitude do governo em usar a força Militar para desrespeitar a DEMOCRACIA. Nunca votei no PT mas de agora em diante não tenho outra opção. O PSDB é um partido retrogrado e viciado nos piores vícios da DITADURA.
Do fundo do meu coração, É UMA VERGONHA O QUE O MEU PAI RECEBE !!! Só quem é da familia de um policial Civil sabe as dificuldades que nós enfrentamos. Policia bem estruturada e bem paga é a segurança da sua família. PENSE NISSO!
Fuja do PSDB!!!!!!!
Obrigado e desculpe a sinceridade, pois são mais de 10 anos de sofrimentos e problemas financeiros...
19 opiniões
avalie fechar
Cristiane Aguiar (3) 23/10/2008 12h49
Cristiane Aguiar (3) 23/10/2008 12h49
PSDB VERGONHA NACIONAL!!!!!!
As pessoas que criticam a postura Polícia Civil - SP, realmente demonstram que NÃO TÊM CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO. Muitas vezes são pessoas que cometeram delitos e em razão disso levam para o lado pessoal. A VERDADE é que o Governo do PSDB há mais de 12 anos está aniquilando a Polícia Civil. O Polícial Civil é obrigado a estar à disposição da Instituição 24 h por dia e para isso recebe R$ 677,65 (RETP). O Policial não recebe hora extra, quando está de férias é obrigado a avisar onde está e pode ser convocado a qualquer momento de suas férias ou licença, trabalha na Delegacia, no Plantão e na rua. Os DELEGADOS DO INTERIOR trabalham em até 3 cidades diferentes, fazem plantão, "tocam" inquéritos, documentos de veículos e ainda cuidam de cadeias superlotadas. ISSO É NÃO FAZER NADA???? PENSAM QUE É FÁCIL???? Na época dos ataques do PCC eram eles os alvos e quem botavam a cara para quebrar e o que tem em troca: o descaso do GOVERNO que negociou com bandidos aceitou as condições impostas por eles e agora não quer negociar com POLICIAIS. Isso é uma vergonha.
22 opiniões
avalie fechar
Wilson Moraes (1) 23/10/2008 12h38
Wilson Moraes (1) 23/10/2008 12h38
Apesar do descaso do Governo a Polícia Judiciária de São Paulo ainda é considerada a melhor da América Latina. Para uma Polícia eficiente é necessário investimentos em treinamento, equipamento e salários dignos, o que infelizmente não tem sido observado pelo nosso Governo, que tem falado muito em segurança pública, mas caminha no contra-passo dos países que conseguiram melhorar suas polícias, a segurança e a qualidade de vida da população, sem esquecermos que a Polícia acaba atuando somente depois que o Estado, a Sociedade e a própria Famílica falharam, ou seja, depois que surge o infrator da lei, restando diante da inércia em resolver os problemas sócio-econômicos somente a repressão policial. Infelizmente para os Policiais Civis de São Paulo que tinham no passado um dos melhores salários do Brasil, e após 14 anos de intransigência do governo sem justa reposição salarial e melhoria das condições de trabalho, têm hoje a pior remuneração do país, embora sejamos o Estado mais rico da União, certamente não restou outra alternativa senão a greve, legítima e reconhecida pelo STF. O Policial, único profissional que coloca em risco a sua vida todos os dias, e deixa de cuidar da própria família para cuidar da dos outros, merece, assim como todos nós merecemos ser bem atendido e protegido por ele, ser valorizado, reconhecido, ter melhores condições de trabalho, treinamento, equipamentos e salários dignos. 45 opiniões
avalie fechar
Benicio Eusebio Machado (2) 23/10/2008 12h18
Benicio Eusebio Machado (2) 23/10/2008 12h18
A quanto tempo o PSDB está no poder no Estado de São Paulo??, mais de 20 anos???, e o que fez para segurança publica?? aos funcionários publico no geral, nada, apesar que a segurança Publica do Estado São Paulo deixe a desejar, com corrupções e o velho corporativismo entre eles quando o assunto remete a um crime envolvendo os servidores da segurança públicas.
Sou favor de aumento de até 20% nos salário da força publica, como tambem aos professores, medicos... funcionários publicos e diminuir os salarios dos Politicos em geral, pois não fazem nada, pois quando e para aumentar seus proprios salários, não há oposição, todos são situação nesse momento.
57 opiniões
avalie fechar
Danilo Lourencini (4) 23/10/2008 12h10
Danilo Lourencini (4) 23/10/2008 12h10
Curioso a reportagem citar que a PM usou bombas de gás, balas de borracha e cavalaria. Mas por que a reportagem não cita que os grevistas estavam armados com escopetas e balas de verdade?? Por que não dizem que num primeiro momento a PM desarmada fez um cordão para conter os grevistas e só levou porrada?? E por que não diz que apenas 15 delgados recebem o menor dos salários?? O movimento é político sim, visto o apoio de políticos do PT e seus aliados. 26 opiniões
avalie fechar
Marcio Fontes (30) 23/10/2008 12h03
Marcio Fontes (30) 23/10/2008 12h03
Esse PSDBMISMO é uma vergonha e um atraso para São Paulo, estado hoje referencia na desigualdade e concentração, com a maior população de excluídos jamais vista! Pra um habitante do Sul muito mais desenvolvido, é espantoso que metade da população more de baixo de pontes e casebres de papelão. E ainda esse governozinho filhote de ARENA proíbe protestos, incentiva guerra entre polícias, e na versão direitista do NÃO SABE NADA diz que tudo é conflito político sempre. Pois é bom esse Serra tirar sua égua da chuva que a nível nacional o máximo que pode esperar é o mesmo FIASCO de 2002. 36 opiniões
avalie fechar
Bruno Sobrado Calaz (3) 23/10/2008 12h02
Bruno Sobrado Calaz (3) 23/10/2008 12h02
É com grande pesar que leio alguns comentários. Pessoas que não compreendem a verdadeira complexidade do assunto, opinam desfavoravelmente a greve dos Policiais.
Por muitos anos uma categoria tão importante como esta não recebe apoio do governo. Seja no que diz respeito ao aumento de salários, ou mesmo, o próprio aparato técnico (equipamentos, armamentos, etc.).
O único motivo dos policisi civis protestarem individualmente, é o fato de que para os militares, a greve é algo inconstitucional e ilegal.
A policia civil errou ao escolher o último local para protesto, onde houve o confronto com a PM. Contudo, tal confronto não ocorreu por diferenças entre as duas polícias, mas por estrito cumprimento de dever legal por parte da PM.
A policia militar e civil devem caminhar de mãos dadas, com o objetivo único de proteger a vida humana. Sem hierarquia entre elas, mas sim, cooperação.
Parabéns a coragem de todos os policia s civis, pois se com a greve ocorrer o aumento dos salarios para eles, tenho certeza de que chegará as vezes dos militares.
Policial, uma profissão que não é alvo de elogios, mas somente críticas, mas que muitos exercem com amor e dedicação.
Salve guerreiros paulistanos!
Ps.: Não sou policial. rs
7 opiniões
avalie fechar
Guttemberg Guarabyra (13) 23/10/2008 12h01
Guttemberg Guarabyra (13) 23/10/2008 12h01
A polícia pode estar com toda razão no tocante às suas reivindicações, porém, se não mudar sua forma de pressionar o governo (através de desordem e desserviço), a greve tende a se tornar impopular. Se isso acontecer, com a população apoiando o governo o movimento terá dado um tiro no pé e ficará sem outra alternativa a não ser ceder, 9 opiniões
avalie fechar
José Zulian (59) 23/10/2008 11h41
José Zulian (59) 23/10/2008 11h41
Não é só o salário dos policiais que é baixo e não condiz com os perigos que eles correm a todo instante para nos protegerem. Alguém sabe qual é o salário de um bombeiro?
Não seria o caso de diminuir os salários dos nobres politicos e dividir um pouco com estes bravos soldados?
Acorda Brasil!!!!
9 opiniões
avalie fechar
Carlos Pereira (5) 23/10/2008 11h37
Carlos Pereira (5) 23/10/2008 11h37
O governo trata a polícia civil como trabalhadores comuns e, portanto, a greve deve ser encarada como de trabalhadores comuns. Mas, se o governo do PSDB que está no poder em São Paulo há quase 20 anos desprezando a segurança pública e vivendo de discursos, pretende que os policiais enfrentem questões reivindicatórias de forma diferente dos demais trabalhadores, deve tratá-los como trabalhadores diferenciados. Mostrando quem realmente é, o governador Serra optou pelo silêncio, como se nada estivesse acontecendo. Parece ser este o padrão: virar as costas, ignorar o problema e fazer de conta que nada está acontecendo. Arrogantemente o governo acha que a população seja cega, tentando jogar a opinião do cidadão contra os grevistas. A estrutura das nossas polícias (civil e PM) mostra claramente que um problema desta amplitude deveria ser resolvido no prazo máximo de 24 horas e para isso seria necessário apenas três coisas: criatividade, disposição para o diálogo e boa vontade. A opção de Serra no entanto, é a conhecida truculência de quem detém o poder: não negociar com grevistas e quando a coisa aperta, dizer que os radiciais são os trabalhadores, tolamente pensando que a população não percebe que as propostas apresentadas não passam de mentirinhas. Que vergonha! Se os policiais insatisfeitos devem procurar outro emprego, os políticos incapazes de resolver os problemas deveriam também procurar outro emprego e abandonar a vida pública. 5 opiniões
avalie fechar
Wallace Pintao Teixeira (22) 23/10/2008 11h27
Wallace Pintao Teixeira (22) 23/10/2008 11h27
NOTÍCIA DA FOLHA DE MIRASSOL, Http://www.folhademirassol.com.br/modules/news/article.php?storyid=5948
EDIÇÃO DE 13 DE JULHO DE 2007:POLÍCIA : Policiais civis querem aumento salarial.
Para demonstrar à população as dificuldades que os policiais paulistas vivem, com os salários baixos, que vêm sendo achatados desde 1995, época em que o PSDB assumiu o poder em SP, a Polícia Civil programou uma série de atos públicos, que teria começado ontem na capital e no interior(05/07/2007).
Embora insatisfeitos com os salários e com as condições de trabalho, PM de Mirassol evitaram falar sobre o assunto, pois temem represálias, como por exemplo transferências compulsórias.
As manifestações foram decididas e anunciadas na tarde do dia 5 de julho, na assembléia das entidades representativas da polícia.
A principal reivindicação, além do reajuste salarial, é incorporar os adicionais e as gratificações ao salário. O salário base da PM é de R$ 468,00, acrescido mais R$ 940,00 de adicionais. Ao passarem para a reserva, os PM, os pensionistas e os dependentes perdem esse adicionais; Abonos e gratificações têm sido o subterfúgio usado pelo PSDB para não dar aos policiais os reajustes que a lei garante.
COMPROVADO ESTÁ QUE ESSE TUCANO SEM PENA NÃO DIZ A VERDADE QUANDO FALA QUE A GREVE É ELEITOREIRA. QUE OS POLICIAIS SÃO BADERNEIROS!
31 opiniões
avalie fechar
antonio freitas (6) 23/10/2008 11h21
antonio freitas (6) 23/10/2008 11h21
SR. JORGE ARUEIRA:
DIFÍCIL PARA MIM É PERDER TEMPO PARA RESPONDER O SEU COMENTÁRIO INFELIZ. ELE REFLETE, CERTAMENTE, A OPINIÃO DE QUEM NADA CONHECE ACERCA DO COTIDIANO POLICIAL. SE A POLÍCIA CIVIL HÁ ANOS VEM DEIXANDO A DESEJAR, SAIBA QUE A CAUSA É A FALTA DE UMA POLITICIA SÉRIA DE INVESTIMENTOS NA INSTITUIÇÃO.QUANTO AO USO DE VIATURAS POLICIAIS, NO LOCAL ESTAVAM AS PERTENCENTES À PM, ALÉM DAS DO GARRA E GOE, DESLOCADAS PARA O LOCAL POR ORDENS SUPERIORES, E NÃO POR VONTADE PRÓPRIA DE FUNCIONARIOS. O MESMO SE DEVE A PRESENÇA DE ARMAS, POIS OS MANIFESTANTES ESTAVAM DE MÃOS VAZIAS. ALIÁS, HAVIAM DOCES NAS MÃOS DE CRIANÇAS E BEBES NOS VENTRES DE MÃES DE SETE MESES DE GESTAÇÃO. ACRESCENTE-SE: NÃO HOUVE CONFRONTO ENTRE PM X PC, E SIM AGRESSÃO DA TROPA DE CHOQUE TRABALHADORES QUE FORAM REIVINDICAR MELHORIAS NAS SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO. O SR. DESCONHECE TAIS FATOS, POIS, CERTAMENTE, ENQUANTO AS BOMBAS CAÍAM, DEVERIA ESTAR GOZANDO DA TRANQUILIDADE DO SEU LAR. OUTRA COISA: DEIXE DE SE ESCONDER ATRÁS DO FATO DE SER "CONTRIBUINTE". ATÉ BANDIDOS PAGAM IMPOSTOS QUANDO COMPRAM UM MAÇO DE CIGARROS.
14 opiniões
avalie fechar
Sergio Rodrigues (2) 23/10/2008 11h15
Sergio Rodrigues (2) 23/10/2008 11h15
O confronto entre policias ocorrido semana passada, é de total responsabilidade da políca civil, a Pm só cumpriu
seu papel constitucional. Greve sim mas tudo em limites.
Esse governo deveria ter mais respeito e ser menos arrogante e negociar diretamente com a lderança da categoria. Mas ele é o Governador do Estado nê e esta Governador por seus proprios méritos, não foi o povo que o elegeu nê. Mas daqui 2 anos temos elições novamente, e ai sim poderemos dar nosso recado a ese partido de orgulhosoa e prepotentes.
4 opiniões
avalie fechar
Renato Assef (10) 23/10/2008 11h10
Renato Assef (10) 23/10/2008 11h10
Os policiais resolveram radicalizar. O governo demonstrou que cedeu e o que acontece? A população paga, como sempre. E ninguém vê isso. Muito menos os grevistas. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (808)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página