Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2007 - 19h57

Anônimos movem ações na Justiça sobre o desabamento do metrô

Publicidade

da Folha Online

Ao menos duas peças --um pedido de liminar e uma proposta de ação pública-- que tratavam do desabamento de um canteiro de obras do metrô de São Paulo ocorrido sexta-feira passada (12) chegaram à Justiça nos últimos dias. Os dois foram elaborados por anônimos que não estão formalmente ligados a nenhum dos envolvidos no caso.

De acordo com a assessoria de imprensa da Justiça de São Paulo, os dois pedidos foram recusados pelo juiz Adriano Marcos Laroca, da 6ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo.

O pedido de liminar foi movido por um advogado que pretendia interditar as obras na futura estação Pinheiros do metrô, onde o desabamento ocorreu, a despeito de um acordo firmado entre o Ministério Público, o Metrô e o consórcio de empreiteiras responsáveis pela obra. O acordo, ao menos por enquanto, é hipotético.

Na sentença, o magistrado afirmou que o pedido é "juridicamente impossível", pois "não há como impedir qualquer acordo entre tais entidades, que possuem autonomia".

Já a proposta de ação popular foi elaborada por uma cidadã comum que queria responsabilizar os governos municipal e estadual de São Paulo pela lesão ao patrimônio individual das pessoas atingidas pelo desabamento; e queria que a administração estadual garantisse a segurança no entorno das obras da linha 4-amarela do metrô.

Para o juiz, nenhum dos dois pedidos procede. O primeiro porque só pode ser feito pelas próprias pessoas atingidas, e o segundo porque deveria ser feito por meio de uma ação civil pública, cuja proposição é atribuição exclusiva do Ministério Público.

Leia mais
  • PM prende suspeito de fingir ser militar para falar sobre desabamento
  • Saiba quem são as vítimas do desmoronamento nas obras do metrô
  • Grua ficará na cratera até a retirada dos corpos, afirma consórcio
  • "Nossas famílias são uma só", diz irmã de vítima de acidente no metrô
  • Desalojados por acidente no metrô ficam em hotel por mais uma semana

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre desabamentos
  • Leia a cobertura completa sobre o acidente no canteiro de obras do Metrô
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página