Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 09.05.02

 

 

Atraso do governo emperra crescimento da indústria cultural

Com uma vitalidade maior do que estima o governo, a indústria cultural do país pode ser bem mais forte do que os números mostravam. Um estudo recém-lançado evidencia que, só no Rio de Janeiro, são movimentados cerca de R$ 5 bilhões por ano no setor - 3,8% do PIB do Estado. Esses dados e outros estão no livro Economia da Cultura - A Força da Indústria Cultural no Rio de Janeiro, resultado de pesquisa da Fundação Carlos Chagas.

Segundo Luiz Carlos Prestes Filho, coordenador do trabalho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não considera a cultura como uma atividade econômica, e isso tem causado danos irreparáveis ao setor. A cultura é o segmento que mais cresce no país e que isso não é medido. A última referência do Ministério da Cultura é um estudo feito em 1998 pela Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais. Por meio desse estudo, o governo federal estima que a cultura movimente anualmente R$ 10 bilhões no País todo.

Mas, o número pode ser bem maior. Até porque o Ministério da Cultura não utilizou fontes de informação importantes no seu levantamento, como a fonte de arrecadação tributária dos municípios e Estados - leia-se Imposto sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). A metodologia criada pelos pesquisadores da Fundação Carlos Chagas analisa o valor econômico dos tributos - o pesquisador calcula o valor exato do que foi arrecadado em cada município com a atividade cultural. Por meio desse levantamento, por exemplo, eles registraram uma queda na atividade da indústria gráfica no Rio de Janeiro.

Leia mais:
- Estudo vê contradições na economia da cultura

Leia também:
- Governo não conhece o estudo de fundação
- A saúde da cultura

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 08.05.02

  Índios escolarizados patenteiam sabedoria milenar
   
 

 DIA 07.05.02

  Ambulantes formam associações para trabalhar em semáforos
   
 

 DIA 06.05.02

  Fast food apanha de churrasquinho grego e hot-dog de rua
   
 

 DIA 03.05.02

  Salário mínimo deveria ser 5,4 vezes maior
   
 

 DIA 02.05.02

  Só trabalhadores muito otimistas comemoram o 1º de maio
   
 

 DIA 30.04.02

  Anuário traça perfil da economia brasileira
   
 

 DIA 29.04.02

  Desemprego faz jovens disputarem trabalho à tapa