Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 60 61 62 63 64 65 66 67 68 Próximos
Comentários dos leitores
Chris Maria (318) 01/04/2009 11h53
Chris Maria (318) 01/04/2009 11h53
01/04/2009 - 08h39 - "Premiê britânico cita críticas de Lula em entrevista com Obama"
"... eu acho que o presidente Lula vai me perdoar por citá-lo. Ele me disse: 'Quando eu era sindicalista, eu culpava o governo. Quando eu era da oposição, eu culpava o governo. Quando eu virei governo, eu culpei a Europa e os Estados Unidos'", disse Brown... "
Aqui um exemplo bastante característico de certo traço da natureza humana: - a falta de capacidade que temos de nos engajar como partícipes dos problemas existentes ao nosso redor. Sempre buscamos culpados para nos livrar de nossa parcela de culpa.
78 opiniões
avalie fechar
jose valias (391) 01/04/2009 11h46
jose valias (391) 01/04/2009 11h46
Criar uma moeda mundial, com lastro real. A principio para proteger as reservas dos paises e paulatinamente ir substituindo o dolar em transações comerciais internacionais e assim em diante até virar moeda unica opcional. BOA IDÉIA 31 opiniões
avalie fechar
caio bastos lucchesi (269) 01/04/2009 11h13
caio bastos lucchesi (269) 01/04/2009 11h13
Os prejuizos do momento são significativamente
menores,do que as vantagens obtidas pelo Brasil
em função da liberdade do fluxo de capitais inter
nacionais.Todo o progresso dos últimos anos,de
veu-se ao aporte de recursos,fruto da poupança
de outros povos,alavancada pelos mecanismos
financeiros.Na abundância de recursos,com taxa
de juros inferiores as domésticas,obtivemos as
condições de expandir a nosso economia,esca
pando do risco de sermos uma GRANDE CUBA.
Portanto,não fosse a incompreedida ciranda,esta
rìamos brigando com a Colômbia e o Vietnan,ten
tando exportar algumas sacas de café...
22 opiniões
avalie fechar
Carlos Franco Franco (685) 01/04/2009 11h02
Carlos Franco Franco (685) 01/04/2009 11h02
As vezes penso cá com meus botões, Lula, viaja, tanto, será que não esta pensando em um asilo politico para o futuro? 49 opiniões
avalie fechar
marcos gomes (12) 01/04/2009 10h41
marcos gomes (12) 01/04/2009 10h41
E, tudo parece muito bonito brasileiros sendo transferidos para as matrizes, mas não acho que seja pela capacidade ou pela qulidade dos nossos trabalhdores, mas sim pela crise que afetou o mundoe as companias, e para evitar gastos com trabalhadores locais que são pagos em dolares que ganhan talvez o 4 ou cinco vezes mais, que um trabalhador brasileiro, procuram mão de obra mais baratas em paises do terceiro mundo como é o caso do brasil, e assim economisan com salarios e beneficios sociais como previdencia e outros. pense bem sobre isso. voce não acham que estamos sendo usados. 19 opiniões
avalie fechar
ANTONIO PEREIRA DA SILVA (55) 01/04/2009 09h47
ANTONIO PEREIRA DA SILVA (55) 01/04/2009 09h47
COMENTÁRIO
Obama falava aos jornalistas sobre a necessidade de se buscar soluções em vez de apontar culpados pela crise. Ao falar sobre o tema, Brown citou uma crítica que ouviu do presidente brasileiro.
"Eu estive na semana passada no Brasil e eu acho que o presidente Lula vai me perdoar por citá-lo. Ele me disse: 'Quando eu era sindicalista, eu culpava o governo. Quando eu era da oposição, eu culpava o governo. Quando eu virei governo, eu culpei a Europa e os Estados Unidos'", disse Brown, arrancando sorrisos de Obama.
"Ele [Lula] reconhece, como nós reconhecemos, que este é um problema global. É um problema global que exige uma solução global."
40 opiniões
avalie fechar
Jean Carlos Gomes (36) 31/03/2009 19h42
Jean Carlos Gomes (36) 31/03/2009 19h42
Respeito quem fumo e o motivo não é esse, mas para mim aumento de tributos sobre cigarros é bem vindo para a campanha antitabaco. Não foi este o objetivo do governo, mas cabe lembrar que os custos a saúde dos viciados em tabaco não são cobertos pelos impostos que eles pagam. Claro que o objetivo do governo é só de arrecadação, mas a medida poderia funcionar mais se acompanhada da fiscalização do contrabando. Assim os não fumantes não pagariam a conta dos fumantes.
Abraços.
16 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 31/03/2009 17h45
João Carlos Gagliardi (2328) 31/03/2009 17h45
"Brasil enviará mão-de-obra para ajudar GM nos Estados Unidos..."
Em meio a toda essa tragédia, uma notícia boa:
Brasileiros sendo transferidos para ajudar na reestruturação da GM.
Claro que as condições, não são das mais felizes, mas mostra a qualidade dos nossos profissionais, que se bem preparados, não ficam devendo nada a ninguém, em qualquer parte do mundo.
Muito pelo contrário até...
Anos atrás aconteceu algo semelhante com profissionais da área financeira.
Como tínhamos uma inflação altíssima, as multinacionais não conseguiam entender o que acontecia aqui.
O resultado é que formamos aqui pessoas preparados para lidar com ECONOMIAS EM CRISE, e isso passou a ter um valor imenso lá fora.
Essas empresas então, ou traziam equipes para serem treinadas aqui, ou simplesmente levavam os especilistas para a matriz.
E mais uma vez, a história se repete, e com muito orgulho para todos nós!!!
28 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 31/03/2009 16h21
Eduardo Giorgini (496) 31/03/2009 16h21
Até a década de 90, os Norte Americanos viveram isolados do mundo.
Essa crise é resultado da globalização que foi ruim para eles mesmos também.
Marcas japonesas de automóveis ganharam espaços, mesmo nos Estados Unidos.
A sorte da GM e a Ford do Brasil foi lancarem modelos europeus de carros, menores e mais economicos.
A GM com os modelos da Opel Alemã.
Corsa, Kadett, Opala (Opel Rekord), Chevette (Opel Kadett C) dentre outros.
Eduardo.
10 opiniões
avalie fechar
Celso Augusto (15) 31/03/2009 13h12
Celso Augusto (15) 31/03/2009 13h12
O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO.Em 1973/74 na primeira crise do Petroleo,eu estava na GM em SCS.Preparava os "CHART´S" para a diretoria
que decidia se a GM lançaria um carro pequeno que economisasse combustível (cópia do Vauxhall ingles), ou lançava um carro de luxo para vender às elites. A conclusão foi o lançamento do Diplomata.
Devido ao fato do carro valer o dobro de um carro popular e seria construido com ferramental e pessoal equivalente a dois carros populares.
Naquela época já sabia-se dentro da GM a viabilidade do desenvolvimento do carro elétrico.
Agora 36 anos depois a GM paga o caro preço de sua opção pela fabricação de carrões elitisados e beberrões.
39 opiniões
avalie fechar
Lucas Castro (1) 31/03/2009 12h53
Lucas Castro (1) 31/03/2009 12h53
A triteza toma conta dos brasileiros sem emprego sem perspectivas politicos com salários de 13 mil reais e engenheiros pos graduados ganham 1.500 reais aonde vamos parar LULA quer mudar o Brasil comece por ai de esperança a população para termos certeza que você não é mais um manipulado pelo congresso pedindo permissão para ir até ao banheiro........ 13 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 31/03/2009 11h43
Eduardo Giorgini (496) 31/03/2009 11h43
Célio Hegenneir,
Brasília vive isolado do Brasil.
Percebe-se isso vendo os políticos brigando por cargos, aumentando os próprios salarios,nepotismo, dentre outros.
Virou um seleto grupo de pessoas que tem como pilar, a máquina publica, fonte de inumeros recursos.
Brasilia é um reinado, onde a fartura esta boa às custas da pupolação.
Bem por ai mesmo.
Eduardo.
35 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 31/03/2009 11h25
Eduardo Giorgini (496) 31/03/2009 11h25
Esqueceram do aumento dos servidores federais para Julho?
Para os funcionarios do governo, ganhar 12 mil é pouco.
Vamos pagar tudo isso!
E se preparem, vespera de eleições, irão começar os "agrados" do PT com dinheiro público para alianças e apoios e tudo isso , em plena crise.
Como é bom ver nosso dinheiro bem aplicado! ;-)
Eduardo.
19 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 31/03/2009 11h17
Eduardo Giorgini (496) 31/03/2009 11h17
No Brasil funciona assim: Governo arrecadou mais? Então aumenta-se os salarios, gratificações e investimentos superfaturados,e, se sobrar (que é improvável) investe-se em saúde, educação e segurança.
Ou seja, governo pode arrecadar bilhões, sempre ficaremos no vermelho.
Para o cidadão nada muda.
Eduardo.
29 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (679) 31/03/2009 09h01
Saulo Mundim Lenza (679) 31/03/2009 09h01
Qualquer imposto que incidir sobre o fumo e bebidas alcoólicas é pouco. 14 opiniões
avalie fechar
ALAN WOOTTON (2) 31/03/2009 08h28
ALAN WOOTTON (2) 31/03/2009 08h28
São aproximadamente trinta milhões de fumantes no Brasil. Suponhamos que 80% são votantes. Acredito que o PT vai perder vintequatro milhões de votos em 2010! 8 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (844) 31/03/2009 01h15
Bolinha da Lulu (844) 31/03/2009 01h15
Caro Mig.
Grato por me ler. Também concordo com muito do que escreve.
Um bom dia.
4 opiniões
avalie fechar
reinaldo ferreira (2) 30/03/2009 22h40
reinaldo ferreira (2) 30/03/2009 22h40
o governo nao ta preocupado,nem um pouco com quem fuma,e mais uma maneira de aumentar os impostos,porque logicamente,vai haver um superavit,na balança,cortaram os impostos,mas daquilo que o governo arrecadava,antes agora, vai haver um superavit de mais de 500,milhoes e so balela,do governo do sr.lula...veja os nossos pronto socorros pessoas morrendo a minguaa.. vergonha Brasil 7 opiniões
avalie fechar
Celio Hugenneyer Jr (1) 30/03/2009 22h10
Celio Hugenneyer Jr (1) 30/03/2009 22h10
Duas perguntas:
1) Quando a crise passar e o IPI dos carros voltar a ser cobrado, o IPI do cigarro vai ser reduzido?
2) Porque a redução de despesas não começa lá no Senado e Câmara? Nào seria um bom exemplo?
4 opiniões
avalie fechar
M Mig (2438) 30/03/2009 22h08
M Mig (2438) 30/03/2009 22h08
Caro Bolinha
Moramos em um país em que as autoridades máximas não sabem nem o que é racismo. Concordo com seu comentário sobre o sistemas de cotas.
Sds
M Mig
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 60 61 62 63 64 65 66 67 68 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página