Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise nos EUA

A crise financeira que começou há mais de um ano nos Estados Unidos como uma crise no pagamento de hipotecas se alastrou pela economia e contaminou o sistema mundial. Diversos bancos americanos apresentaram perdas bilionárias, outros chegaram a quebrar. Na Europa e Ásia também há vítimas.


Mais resultados: Anteriores 56 57 58 59 60 61 62 63 64 Próximos
Comentários dos leitores
Leandro Angelo (3) 08/04/2009 00h22
Leandro Angelo (3) 08/04/2009 00h22
Só uma ressalva:
A participação da URSS na segunda guerra foi mais defensiva no sentido de proteger o "império vermelho" este era o primeiro objetivo, dizer que EUA não foi decisivo na guerra também, só pode vim de quem não suporta ouvir que eles são bons as vezes, eles deram muito suporte para a Inglaterra que era a grande potencia europeia na época, e lideraram os aliados na conquista da Italia e muitos outros pontos estratégicos da Europa ocidental ao sul, fora que o Japão conquistou uma boa parte da Asia (China India e Coreia) e Os EUA nessa parte foram importantes e não coadjuvantes, apesar que quase no final da guerra na europa o exercito da URSS derrotaram varias frentes japonesas também, mais enquanto a Alemanha estava firme e forte ele estavam focados na Europa e os EUA estavam em varias frentes Europa e Asia.
Quem ganhou a guerra? se é que podemos fazer uma pergunta dessa... Basta ver como o mundo ficou dividido após 1945 e quem financiou a reconstrução da Europa que estava completamente destruida. As vezes eu agradeço pelos Alemães terem afundado alguns navios brasileiros seria horrivel se o BrASIL fosse como a Russia um povo que baixa a cabeça para o governo, que espera tudo do governo, que não luta contra o governo por seus direitos e hoje é um país considerado alcolatra.
2 opiniões
avalie fechar
Vicente Barbosa (4) 07/04/2009 23h37
Vicente Barbosa (4) 07/04/2009 23h37
Se a Embraer tiver que readmitir os funcionários então é o fim da credibilidade nas leis desse país. 2 opiniões
avalie fechar
Ricardo Jordão (91) 07/04/2009 23h19
Ricardo Jordão (91) 07/04/2009 23h19
que as minhas palavras fiquem marcadas aqui : essa historinha da carochinha de que o Lula é presidente de pobre não pega mais, o Lula precisa do pobre é para se eleger, porque sõa a maioria, assim como 50% dosa que votam são analfabetos, é desses que o Lula precisa. O Lula não teve mérito nenhum, a não ser dar continuidade aos programas que já existiam, como o bolsa família mesmo, a GRANDE diferença é que antes o bolsa família incluía o indivíduo no mercado enquanto agora não passa de um voto de cabresto gigantesco. O Lula está todo bobo e faceiro que o Brasil está ''bem'' durante essa crise e os U.S.A estão ''mal'', mas não se esqueçam que os U.S.A tem estado bem desde 1937, e só agora é que estão experimentando essa depressão, enquanto no Brasil, sempre estivemos na mer... e só agora é que melhoramos, MUITO por conta de empresas que batalharam demais para chegar lá, e com isso fizeram o Brasil chegar também, como a Vale, Petrobrás, CSN, Embraer e outras. O que o governo fez? Ele aumentou bastante os impostos neste meio tempo e com isso fez o seu programinha ''social'' de dar esmola aos pobres como o bolsa família. Já foi coprovado que o aprendizado das crianças do bolsa família piorou após a inclusão do programa, então nem para isso serviu, pois não se exige desempenho do aluno para manter a bolsa, é só ele estar fisicamente na escola, mais um absurdo do governo esquerdista do Lula. É tudo ilusório e paliativo, tanto é que olha a marolinha aí virando um Tsunami... ACORDA!! 33 opiniões
avalie fechar
Vladimir Tzonev (201) 07/04/2009 20h32
Vladimir Tzonev (201) 07/04/2009 20h32
Senhora Mol,
A senhora cita dados inexistentes, o que eu atribuo à lavagem cerebral que a senhora recebeu, como todos os americanos.
As suas afirmações podem confundir outros leitores menos informados, o que me obriga responder lhe.
Responderei, porem, por temas, pois os assuntos requerem explanação relativamente detalhada.
.
.
A PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS NAS DUAS GUERRAS MUNDIAIS
.
Nas duas guerras os Estados Unidos tiveram conduta calculista e covarde.
Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) entraram no conflito só em 1917, um ano antes de terminar.
Pesou na decisão o medo que o Mexico poderia aproveitar a neutralidade americana para declarar guerra e tentar retomar os territórios anexados. Veja a "telegrama Zimmerman".
.
A participação dos EUA na Primeira Guerra consistia basicamente em ajuda econômica à França e Inglaterra.
Nenhum soldado americano pisou no principal teatro de guerra, que era a Europa.
.
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi ganha pela União Soviética.
Morreram 20 milhões de soviéticos.
As baixas americanas somam 400 mil.
Os EUA entraram efetivamente na guerra só em 1944, quando ela já estava ganha pela URSS.
.
De todas as gueras que os EUA iniciaram no século passado, ganharam somente a da invasão em Granada (1983).
.
Os EUA foram batidos na invasão em Cuba, na Bahia dos Porcos, perderam a guerra de Corea, perderam a a guerra de Vietnam, perderam a guerra do Iraque e agora estão perdendo a guerra do Afganistão.
.
continua...
22 opiniões
avalie fechar
Ed Carmo (18) 07/04/2009 20h19
Ed Carmo (18) 07/04/2009 20h19
Mr Mig,
Aprecio seus comentarios e concordo plenamente com o último (a solução de um problema passa pelo reconhecimento de sua existência). Um acréscimo. Reconhecer que o impacto de algo que substimou (a crise) é reconhecimento que errou. Isso não é segue o mesmo padrão para quem sempre o culpado é o outro.
5 opiniões
avalie fechar
Leon Diniz Diniz (440) 07/04/2009 18h51
Leon Diniz Diniz (440) 07/04/2009 18h51
A Folha Oline noticia, que o governo Lula deve anunciar novas medidas de combate à crise financeira. Entre elas, está em estudo a prorrogação da redução das alíquotas de IPI para a indústria automobilística, além da inclusão de novos produtos como geladeiras e fogões. Caro presidente Lula eu não torço contra o seu possível sucesso administrativo, mas se protesto nesta tribuna é porque torço para que o Brasil saia do buraco negro em que está metido desde sempre, as demissões de trabalhadores dizem isso. Penso que é impossivel vencer a crise sem estender a redução do IPI para os generos alímentícios. De que adianta o brasileiro ter eletrodomésticoa a preço baixo se ele não tiver comida para por neste neste bens barateados com a isenção do imposto? Presidente 2010 vem aí! Imagino que o senhor não quer entregar o país ao seu sucessor, cobrando os imposto e a taxa de juros mais elevado do Planeta, não é verdade?. Olha presidente a maioria dos aposentados estão sabendo que o senhor não quitou a divida externa coisa nenhuma, é só propaganda enganosa e ainda continua fazendo superávit primário para pagar o FMI retirando para isso alguns bilhões de reais da Previdência Social. Presidente Lula, sem que ninguém nos ouça, como é que o Brasil devedor pode emprestar ou doar uma grana para o FMI que é até hoje o credor? Se sua explicação for convincente e sem marolinhas eu também fico do seu lado e digo, meio envergonhado, mas digo, "este é o cara". 14 opiniões
avalie fechar
flavio pierotti mpf (7) 07/04/2009 17h13
flavio pierotti mpf (7) 07/04/2009 17h13
Prezados Prós e Contras o atual governo. Me direciono a voces para sensibiliza-los que nenhum partido Brasileiro tem competência para gerir essa crise. Tudo que se fala é mera propaganda. O pior é que quanto mais se fala, mais se afunda na crise. Isso é um processo interno da nossa mente, que só enxerga (ou materializa) aquilo que queremos ver, e não o que é realidade. Acredito que ambos os lados querem ver um Brasil fortalecido. Então vamos trabalhar para isso, vamos pensar no que temos de bom e não no que tems de ruim. Daremos enfaze as nossas qualidades, que derrepente e sem aviso, nos daremos conta que nossos defeitos diminuem ou deixam de existir. Não é qualquer pessoa que tem essa habilidade. Cuidado para não serem levados a lutar em prol de uma causa perdida, que além de tudo não é sua. EX: Imagigem a cena, 2 torcidads de futebol brigando na saida do jogo, porque seus dirigentes se ofenderam mutuamente dias atrás. Pensem nisso... E não esperem que outros façam por voce...! Se voce quer mudança, começe agora! 2 opiniões
avalie fechar
Edilson La Ferreira (109) 07/04/2009 17h06
Edilson La Ferreira (109) 07/04/2009 17h06
Ora, ora Sr. Evo Morales... Que o Sr. vai fazer agora com seu gás e a "estatização" da Petrobras??? Sugiro que o Sr. e seu ministério peguem seus carros, venda-os e comprem "caminhõeszinhos" para vender gás em botijão de casa em casa...na rua, com sol e chuva!!! Mas não só na Bolivia, no Equador e Venezuela também. Aqui no Brasil, não, Obrigado! Já tem muito "caminhãozinho" tocando musiquinha chata...
Ou acenda uma pira Olimpica para ver se a Bolivia consegue sediar jogos Olimpicos em 3.023. Dá para queimar bastante gás até lá...
4 opiniões
avalie fechar
M Mig (2438) 07/04/2009 13h02
M Mig (2438) 07/04/2009 13h02
Srs,
O aumento na inadimplência em março foi alarmante. Só a quantidade de cheques sem fundos subiu mais de 25%, e um em cada três usuários de cartão de crédito não consegue pagar a divida e a enrola por mais de 90 dias. O emprego na industria tem a maior queda desde 2003.
Ainda fico impressionado como alguns indivíduos da mídia ainda pregam que o está tudo bem no Brasil. Quando se pensa que esta tudo bem a conclusão lógica é que não é necessário tomar medidas corretivas, aceitar que estamos em crise é fundamental para sair dela.
14 opiniões
avalie fechar
antonio barnett (117) 07/04/2009 11h05
antonio barnett (117) 07/04/2009 11h05
Roberto, quem esta afundando o Brasil não é a oposição, é o governo com sua politica economica de cobre a cabeça e descobre o pé... dá desconto no IPI e tira das prefeituras. a coisa tá feia sim. analise a curva gráfica do nivel de emprego dos últimos 3 meses e tire uma conclusão mais sensata do que realmente esta acontecendo. Vai ficar culpando a oposição até quando ? vamos trabalhar gente ( governo ). 23 opiniões
avalie fechar
Klebert Soares (63) 07/04/2009 09h47
Klebert Soares (63) 07/04/2009 09h47
Quer dizer que no Brasil só existe operário de obra e metalúrgico? As pessoas ficam olhando só automóvel e carro e se esquecem (ou não sabem) como funciona a economia de um país. Se existe um alarde em cima dessas duas indústrias, é por causa de lobby no governo. As indústrias que tem lobby fraco, ficam de fora. E ainda temos que ouvir gente sem preparo dizer que existe um partido do quanto pior melhor... tenha santa paciência. 8 opiniões
avalie fechar
mol 09 (37) 07/04/2009 01h58
mol 09 (37) 07/04/2009 01h58
Sr. Laerte
Foram os democratas q durante a Guerra Civil queriam manter o slavery. Foi um republicano, A. Lincoln, que acabou com o slavery.
Martin Luther King Jr. era Republicano.
2 opiniões
avalie fechar
Roberto Locatelli (67) 07/04/2009 01h41
Roberto Locatelli (67) 07/04/2009 01h41
Algumas notícias:
- Construção civil retoma nível de emprego pré-crise
- Fundos de investimento fecham trimestre com captação de R$ 8,4 bilhões
- Venda de automóveis aumentou 36%
O PQPM - Partido do Quanto Pior Melhor - não vai conseguir afundar o Brasil.
26 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 06/04/2009 20h36
João Carlos Gagliardi (2328) 06/04/2009 20h36
Segundo a FIESP, metade das industrias do Estado, já demitiram.
Em uma primeira análise, pode-se pensar que algo errado está acontecendo com São Paulo, mas não é nada disso.
Aqui, nós temos talvez os controles de produção mais confiáveis de todo Brasil. E se a crise atingiu assim, é justo supor que o resto do Brasil, não está diferente e talvez até pior.
As medidas para deter essa "marolinha", ou são tímidas demais ou inexistem.
A solução para sair disso, terá que sair daqui mesmo.
Não se pode contar com Brasília, para nada.
A não ser nos arrebentar com impostos e mais impostos.
Se São Paulo, o grande provedor de recursos desta incompetente máquina governamental, conseguir superar a crise, o Brasil saí junto.
Do contrário, devemos nos preparar para um longo inverno...
24 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (2328) 06/04/2009 19h58
João Carlos Gagliardi (2328) 06/04/2009 19h58
"Agência Standard & Poor's mantém nota do Brasil como "grau de investimento"..."
Será que todos já esqueceram, que foram agências como está, que levaram o mundo para o buraco?
O Brasil leva a vantagem, neste caso, de ter a taxa mais alta de juros do mundo e com isso pagar altos dividendos aos acionistas.
E além do mais, o resto do mundo está tão ruim ou pior do que nós, e estes investidores internacionais, provavelmente estão aplicando em vários países, até como forma de proteção do capital.
Se ficarem até o final do ano, é porque a coisa vai indo bem, do contrário é bom abrir o olho...
17 opiniões
avalie fechar
Bolinha da Lulu (844) 06/04/2009 19h28
Bolinha da Lulu (844) 06/04/2009 19h28
Sr. Adão Clemente da Silva Filho,
Concordo com sua colocação, mas lembre-se que o Meirelles era presidente do Bank of Boston, garantiu um alto valor de crescimento aos bancos nacionais e agora que os juros(selic) vem caindo e deve realmente chegar a patamares minimos, os bancos querem manter seus lucros efervecentes, desta forma o BC deve produzir meios que possam substituir os meios de lucro dos bancos. Assim o Spread alto, e outras maracutaias, afinal eles merecem ganhar!!!!!!!!!!!!!!!
5 opiniões
avalie fechar
Acho que concordo com o termo que o brasileiro e mais liberal do que esquerdista; e isto remota à nossa incipiente história: Quando da libertação dos escravos algum General disse à Princesa Isabel: "Tudo bem que a senhora vai assinar essa lei áurea, mas em contrapartida vai também perder o seu trono".
A assim tem se mantido a nossa pobre retórica histórica: Qualquer atitude positiva é encarada como esquerdismo.
Existe um país (EUA) que entrou em guerra civil, por causa desse motivo de escravidão dos negros. Pois é, lá os esquerdistas venceram aquela guerra e esse país veio a se tornar a nação mais poderosa do planeta.
Em suma, é que aqui esquerdistas se travestem de liberais e liberais de esquerdistas, tudo conforme o interesse e a ocasião.
Vocês não se lembram como se chamada aquele partido político que substituiu a "Arena" (o partido que sustentou a ditadura militar)?
- PDS (Partido Democrata social)...
1 opinião
avalie fechar
mol 09 (37) 06/04/2009 15h42
mol 09 (37) 06/04/2009 15h42
cont.
A maioria dos brasileiros q moram aqui nao acompanham politica , nao sao muito interessados alguns sao levados pelas propagandas tb. Durante todo o tempo q vivo aqui so encontrei 2 brasileiros q realmente sabem o q esta acontecendo por aqui, os outros sao Petistas e adoram o Obama( isso e normal sao da mesma ideologia). Mas acho q o brasileiro e mais conservador do que liberal/esquerdista- por favor me responda se e o contrario.
7 opiniões
avalie fechar
mol 09 (37) 06/04/2009 15h21
mol 09 (37) 06/04/2009 15h21
Eduardo Giordini
Sr o Sr acha q Bush nao tem morals pq invadiu o Iraque, vc tb tem que chamar Bill Clinton, Madeleine Albright, Nancy Pelosy, John Kerry, Gore, Rockfeller, etc ( liberal democratas) todos eles concordaram na epoca q Saddam Hussein possui WMD pois ele ja havia usado elas contra o proprio povo- alem dessas pessoas o senhor tb tem q chamar de imorais as agencias de inteligencia da INGLATERRA, ALEMANHA, ISRAEL, CHINA, E A FRANCA, todas elas tinham a mesma opiniao a respeito dessas armas quimicaas e biologicas.
Qto aos direitos , garanto q as pessoas possuem mais aqui aqui do que ai - compare as duas Constituicoes (ilegais aqui possuem mais direitos aqui do que em qq outro pais) ,
Nao e a maioria q sao fanaticos por futebol or baseball- ninguem aqui e dispensado do trabalho para assistir um campeonato ou algo parecido.
A educacao publica e um fracasso, gracas aos liberais/democratas.
A Media e de uma hipocrisia tremenda, so saber culpar os republicanos e Bush por tudo o q acontece, mas eles nao mostram as coisas piores q os liberals fazem e os resultados. Nao sou defensora do Bush, mas ele nao esse tipo de pessoa q a media tenta mostrar pelo mundo. A historia ira analisar o governo Bush daqui uns 10 anos. O Obama e os democratas estao tomando medidas tao radicais aqui , mas isso nao e mostrado nas Tvs por ai.
Analisa os speeches que o Obama esta fazendo pela Europa, leia linha por linha, nao se deixa levar pelo charme ou aparencia - ele fala cada mentira .
Segu
5 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 06/04/2009 10h00
Eduardo Giorgini (496) 06/04/2009 10h00
Mol09, compreendo sua posição. Todo brasileiro que vai morar nos Estados Unidos diz a mesma coisa.
Que direitos tem ai nos Estados Unidos?
Aqui eu prático minha cidadania e tenho direitos.
Nos Estados Unidos, maioria dos americanos são ignorantes, não estudam, só pensam em Fotebol americano e baseball.
Depois que elegeram o Bush, eles não tem moral de mais nada.
Só que reconheço, é um país muito bem organizado.
12 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4497)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 56 57 58 59 60 61 62 63 64 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página