Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Desemprego

Apesar de estar em níveis ainda considerados altos, o desemprego tem recuado no país, segundo diversos índices do governo e das indústrias. Ao mesmo tempo tem aumentado a massa de trabalhadores empregados, inclusive com carteira. Por outro lado, a renda não acompanha.
Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8
Comentários dos leitores
Carlos José dos Santos (532) 05/02/2009 10h38
Carlos José dos Santos (532) 05/02/2009 10h38
"Crise trava ganho real em negociações trabalhistas"
Em tempos normais, já é didícil para os trabalhadores conseguirem algum ganho imagine numa situação de crise.
Mesmo tendo condições, os empresários oportunistas vão aproveitar para conseguir alguma flexibilização das Leis trabalhistas, para obter vantagens e mais lucros.
Negociações trabalhistas são como as negociações com sequestradores: ou você perde a vida ou perde dinheiro.
Os trabalhadores não tem nehum poder de negociação: se pressionar perde o emprego se não pressionar terá seu salário reduzido.
Os trabalhadores só podem contar com a Justiça, que infelizmente, no Brasil, é controlada pelos empresários e banqueiros como Daniel Dantas.
48 opiniões
avalie fechar
Hans Misfeldt (10) 05/02/2009 09h58
Hans Misfeldt (10) 05/02/2009 09h58
A situação é sim calamitosa e preocupante. Pode-se aumentar o salário mínimo o quanto for, mesmo que isso não influencie diretamente o setor privado - as empresas não têm condições de garantir por quanto tempo poderão segurar o funcionário. Diferentemente do acordo efetivado entre funcionários e diretores da empresa VALEO, fabricante de faróis e lanternas automativos, na zona sul de São Paulo, em que eles reduzirão um dia da jornada de trabalho com redução de salário, a maioria das empresas ainda preferem demitir e garantir um fundo de reserva.
Por esse motivo, a população brasileira procura estabilidade. Abrir o próprio negócio é algo tão burocrático no Brasil, cheio de impostos, empecilhos e outras tantas coisas mais - sempre favorecendo o Governo a tirar uma taxinha daqui e ali - que pouca gente ainda arrisca ter a sua própria fonte de renda.
A busca do momento são os concursos públicos. O povo brasileiro agora está interessado em entrar pro governo, fazer parte do setor público, receber um bom dinheiro sem medo de ser feliz e ter a garantia que, no dia seguinte, por mais que faça ou não faça nada no trabalho, não perderá o emprego.
16 opiniões
avalie fechar
Lissinho Fiod Junior (110) 05/02/2009 08h30
Lissinho Fiod Junior (110) 05/02/2009 08h30
O Povo Brasileiro não confia em mais nada.
1) O Sistema previdenciário é injusto, deveríamos depositar desde que nascemos e receber pelo saldo de positado, respeitados os limites mínimos e máximos, similar às Previdências privadas. Seria mais de R$ 10 bi por mês de receita para o INSS aplicar. É óbvio que hoje não se tem confiança no INSS.
2) A CLT é incrivelmente inimiga do Emprego. Ela desistimula a produção, livre negociação, um finge que paga e o outro finge que está produzindo, niguém cresce. Apenas Justiça do Trabalho cresceu com as reclamações. Ora se a coisa esta errada, excessivamente burocratizada em Leis. Tem que simplificar as coisas, apenas um Contrato Unico de Trabalho - CUT, livre negociado, tudo muito simples.
É muito sindicato, muita proteção, muita gente dando palpite, não se permite ao Trabalhador decidir o que quer. A receita é uma só.
3) Temos um montão de deputados, temos quase uma centena de senadores, e só ficam brigando pelos seus interesses pessoais e partidários.
4) Tá na hora da moralização geral, chega de Leis para pobres, é muita lei. Será que não dá para simplificar.
5) A coisa é tão bagunçada, que a CAIXA está com 170 mil mutuários na Justiça Federal reclamando da mesma coisa. A Caixa emprestou 100 moedas, já cobrou 200 moedas e ainda quer mais 100 moedas por mais 10 anos. Essa divida é impagável. O que era para ser um benefício, passou a ser um sério problema para mais de 1 milhão de pessoas.
" Cade a Isonomia, Direitos Iguais, Liberdade "
20 opiniões
avalie fechar
Antonio C C Louzada (58) 05/02/2009 08h09
Antonio C C Louzada (58) 05/02/2009 08h09
Que culpa tem esses senhor, que hoje é Presidente da Republica, de ter nascido em berço pobre? Que culpa tem esses senhor de não ter frequentado boas escolas? Que culpa ele tem de não ser elite? Que culpa ele tem de ser diferente dos anteriores ? Mas isso era uma necessidade : ser diferente porque ninguem suportava mais.
Nós brasileiros somos assim... fazemos discursos em prol da maioria, mas quando surge ou "insurge" alguem a favor dessa maioria, sempre vem um discurso técnico que prova por A mais B que está tudo errado. Deus meu! Quanto anos os poderosos estiveram no comando desse país, vendendo-nos e comprometendo-nos ? Quanta dificuldade existia para se dar um aumento desumano ao salário mínimo, que ainda vinha com quebrados de centavos? A impresnsa, naquela época, falava bastante em risco Brasil, dívida externa, FMI, aumento constante de combustivel etc. Será que estão com saudades? Essa crise que está aí não foi fabricada por nós. Já houve alguém que disse que o Brasil, talvez, seja o país mais preparado para enfrenta-la. Mas tem gente que não gosta...
Tais discursos eu comparo ao livro do FHC, mas que quando ele foi eleito disse : "esqueçam o que escrevi!
13 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 31/01/2009 15h17
Tonia MSantos (457) 31/01/2009 15h17
A questão agora é outra. Com a politica adotada de dar a inflação mais o que a nação cresceu ao valor do salario mínimo o que irá acontecer no próximo governo. Seja ele de quem for. Pois uma hora ou outra o INSS vai falir com toda a certeza. Voltar a politica de redução dos valores do salário mínimo será uma afronta ao povo e aos que sempre produziram pelo país e nunca foram dignificados, sempre usados como reles estorvo. Eu lembro da época em que ganhava meio salário mínimo trabalhando e consegui com o salário pagar o Colégio que era particular e a condução, pois não existia vale transporte. O trabalhador brasileiro precisa ter um salário digno como o aposentado também e isso apesar da incompetencia o governo atual esta fazendo. O problema será o estouro no próximo governo e como saná-lo. a reforma da previdencia já deveria ter acontecido. O Ciro Gomes fez uma proposta que seria viável. Até aquela data todos que estivessem no regime do INSS, se manteriam desta forma, porém todo aquele que entrasse no mercado naquele momento teria uma aposentadoria de grupo. assim o grupo daquele ano depois de 35 anos pagando e o dinheiro sendo investido com rentabilidade seria dividido pelo número de pessoas daquele ano e assim teriam a definição de salário de aposentadoria, com isso o velho sistema já teria terminado e o novo seria sempre capaz de pagar os seus compromissos. Mas esse desgoverno não sobe ver o futuro. Essa é a diferença entre estadista e oportunista. Não digo que o Ciro seja 14 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 31/01/2009 15h04
Tonia MSantos (457) 31/01/2009 15h04
continuando.
FHC, usou de uma estratégia para pagar a divida externa, o dinheiro da privatização e os juros, assim investidores estrangeiros na ansia de ganhar altos valores mesmo em real, traziam seus dolares e viviam de juros. Mas por ser um dinheiro volatil deveria ser momentaneo. Com as crises internacionais isso não ocorreu. Por fim com o pavor do Lulla ser eleito e pelo histórico do sapo barbudo, como todos estavam com medo dele fazer a mesma coisa que o Collor tiraram todos os dolares daqui e assim tivemos o dolar a R$ 4. O Pallocci soube levar a economia, seguiu a cartilha do Malan, porém ele deveria ter inovado, mas como é médico dificilmente saberia como inovar. Ele garantiu o pagamento do dinheiro e dos emprestimos, mas o Lulla quis grantir emprego para toda petezada e assim o que poderia ser dinheiro de investimento virou salário de burocrata. Fora os 37 ministros. Como os juros sempre tiveram um patamar astronomico, pois ele tinha que fazer a Caixa e o BB darem lucro, pois esta inflando as empresas que sobraram. O que se ve é um PAC que investe 1 ou 2% do PIB quando já se investiu 16% e não faz muito tempo. A politica do salário minimo é uma politica boa, porém ninguém consegue entender porque o INSS é insuficiente para esse tipo de politica, já que não se consegue o pleno emprego, a má administração anteriores acabou com a poupança da aposentadoria e que o pis e o cofins são meios que auxiliam no montante da previdencia.
15 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 31/01/2009 14h49
Tonia MSantos (457) 31/01/2009 14h49
Continuando.
A questão era que os 20% do PIB em imposto não conseguia mais pagar as dividas do governo e assim começou-se a elevar os indices inflacionários para o governo poder pagar suas dividas(emissõa de moeda). Como não houve uma redução da máquina publica, já que os juros consumiam tudo e a ansia de mais era enorme, o governo Sarney optou por preservar a democracia ao inves de sanear o governo. Collor começa tentando sanear, fechando o que achava inoperante, mas o confisco fez com que não tivesse vontade politica para que o governo fosse saneado, pois cada vez mais quem o apoiava pedia mais. Com Itamar, que na verdade era apenas um politico incapaz de gerir a nação, a coalisão dos ministros é que fazia a nação andar e assim o plano real surge. Como FHC era o ministro da Fazenda coube a ele todo o privilégio do plano, sendo colodcado o Itamar como segundo plano no processo. Como era um momento de muitas nações tentando arrumar a sua casa, tivemos várias crises, que dificultou enormemente a administração do FHC. Reduziu o número de funcionários do governo, mas se discute a substituição destes por terceirizados, que leva a maracutaia. Privatizou inúmeras empresas do governo que eram um cabidão de emprego, onde para agradar alguém ou conseguir a aprovação de emendas, apadrinhavam pessoas nessas empresas. Desta forma o governo escorria os impostos para pagar salários e mordomias dessas empresas. Segue.
15 opiniões
avalie fechar
Tonia MSantos (457) 31/01/2009 14h21
Tonia MSantos (457) 31/01/2009 14h21
O que vejo nesses comentários é alguma ignorancia do passado brasileiro. A situação economica do Brasil esta desta forma, pela irresponsabilidade dos dirigentes e pela falta de interesse do povo em tentar enteder a politica economica do país. Infelizmente eramos muito ignorante nos anos do inicio do século XX. Antes de 30 não votavamos, só privilegiados votavam. Com Vargas se começou a votar, mas o paternalismo dele dificultou a compreensão economica. Foi irresponsável pois privilegiava a população ou o trabalhador, para poder ter como pressionar as forças economicas da nação para obter os interesses pessoais que desejava. Ele usou dinheiro do INSS para fianciar o partido PTB que instituiu. Jucelino para construir Brasilia afundou o resto da grana que o INSS dispunha secando a fonte. Os militares viram que toda a poupança havia sido consumida, começaram a pegar emprestimos externos em volumes altos para desenvolver o país e ai ficar na mão do estrangeiro tento que fornecer bens a custo baixo, assim começam a forçar uma redução do salário de uma forma geral, para poder tecer uma politica que permitisse pagar os emprestimos feitos. Sigo o relato em breve. 7 opiniões
avalie fechar
Adm. Antonio Prenholato (47) 31/01/2009 09h34
Adm. Antonio Prenholato (47) 31/01/2009 09h34
Estamos num regime democrático, não é mesmo?
Assim, é válido a qualquer cidadão externar sua opinião, dentro da sua visão pessoal, dentro do contexto geral que ora vivemos.
Há muito pouco tempo atrás, o Presidente Lula, dizia ao povo brasileiro que podia comprar o que queria (antes do natal) pois a crise praticamente não nos atingiria.
O Brasil estava fortalecido com a política financeira aplicada no país.
Agora o Presidente Lula, diz estar surpreso com o número apresentado pelo orgão que acompanha o nível de empregabilidade no país, que mostra uma perda de 634 mil postos de trabalho, segundo levantamento em dezembro de 2008.
Há uma "chiadeira" geral de toda ordem por perdas com a crise mundial e ela está presente aqui no Brasil também.
Hoje, aparece em manchetes a notícia de que o Salário Mínimo terá reajuste de 12% a partir de 1º de Fevereiro.
Passando dos atuais R$415,00 para R$465,00 - (R$50,00 a mais por mês nas mãos de mais de 13 milhões de trabalhadores, aposentados e pensionistas).
Nada que mais justo.
Agora pergunto: Quando é que o Governo vai ENXERGAR que uma expressiva massa de APOSENTADOS está sendo conduzida para uma classe de marginalizados, só porque recebem benefícios maiores do UM salário mínimo, mas que para isso contribuiram, uma vida toda sobre VALORES de vários salários mínimos mensais, e de há muito, os percentuais de reajustes aplicados aos benefícios, são, vergonhosamente, inferiores aos aplicados ao salário mínimo ????
17 opiniões
avalie fechar
marxy martinuzo (8) 20/01/2009 11h17
marxy martinuzo (8) 20/01/2009 11h17
Bom dia a todos!
até que enfim os governistas saíram da toca, sempre me perguntava de onde saíam os 70% de aprovação do presidente, cá estão eles, comentando os bons números do governo e solando quem os questionam...
Da minha parte concordo com (quase) tudo de bom que dizem, e espero e torço muito para que continue melhorando, otimista como sou...e também concordo com tudo que dizem do governo anterior...só acho que o que falta ao brasileiro é parar de exaltar ações que são menos que a obrigação do governo apenas porque são melhores que do governo anterior e cobrar as reformas (política e trabalhista) que devem ser feitas aproveitando a alta popularidade do carismático presidente. E, por favor, se for comparar o crescimento do Brasil com qualquer outro, comparem com a ìndia ou chile, esses sim, são exemplos a serem seguidos.
A propósito, só um comentário, como podem (a imprensa e economistas) continuar citando o BRIC... O Brasil para o bem (em relação a Rússia) ou para o mal (em relação a ìndia), não tem mais nada com esse pessoal.
9 opiniões
avalie fechar
Ricardo Jordão (90) 20/01/2009 10h41
Ricardo Jordão (90) 20/01/2009 10h41
Possuo uma micro-empresa de prestação de serviços com 7 funcionários, sempre assinei carteira e paguei bem à eles. Todas as vezes que vou aos bancos tentar pegar o tal dinheiro que o governo disponibilizou para nós eu sempre escuto a mesma coisa : ''A agência central não permitiu'', ''seu capital está muito baixo'', a sua avaliação saiu mas não conseguimos aumentar seu factory para troca de cheques e nem giro fácil'', e as desculpas continuam. Isso escutei no Banco do Brasil, mas principalmente da Caixa Economica Federal, e eu gostaria de saber onde anda todo esse dinheiro que era para incentivar a minha empresa? O Brasil ainda não aprendeu, e principalmente o Lula, que as micro e pequenas empresas empregam 65% do contingente nacional, mas quem vê o grande bolo do dinheiro são as mega empresas ; Vale, Petrobrás, CSN, THYSSEN e por aí vai.. Não tenho nenhuma duplicata em cartório, meu nome está limpíssimo e mesmo assim quando eu consigo pegar algo nos bancos é a juros reais de 4, 5% ao mês. O que eu fiz? Mandei 3 funcionários embora e parei de assinar a carteira, sabem por que? O SUPER SIMPLES, que eu aderi, achando que o governo realmente queria me ajudar, veio com um ''presente'' de grego, um tal de PATRONAL do empregado, onde eu tenho que repassar mais de 28% do valor na carteira para o governo, e como sempre, SEM RETORNO ALGUM, NEM PARA MIM E NEM PARA O FUNCIONÁRIO. Se o governo continuar cego assim para as micros, muitos empregos vão acabar... e rápido... 8 opiniões
avalie fechar
Salário mínimo com aumento acima da inflação ajuda principalmente aos aposentados que recebem 01 salário,porém para nós aposentados que recebemos mais que 01 salário mínimo resta-nos esperar que se faça justiça e seja concedido a nós também o mesmo reajuste ou aguardar que o salário mínimo nos alcance...
Senhores que governam nosso país,não esqueçam de quem fez a sua parte e contribuiu para que o Brasil fosse um bom "BERÇO" para os jovens e crianças.
Sds.
6 opiniões
avalie fechar
Paulo Roberto Brunialti (121) 20/01/2009 07h15
Paulo Roberto Brunialti (121) 20/01/2009 07h15
É importante temos subsidios para opinar .
parabéns Francisco Silva pelas colocações ; Diniz , é imprescindivel fazermos corretamente as colocações.
5 opiniões
avalie fechar
Eziel Moreira da Silva (36) 20/01/2009 07h10
Eziel Moreira da Silva (36) 20/01/2009 07h10
Não entendo como alguns comentaristas se declara oposição e não reconhece nada e bom no governo, o contrário tb acontence com os da situação.
O melhor caminho é o do meio!
FHC e Lula acertaram e erraram, penso que priorizaram areas sociais diferente.
Penso que o Proe e tão necessário quanto o Bolsa Família.
Esta crise, que não é nossa, me lembra os casos da febre amarela no ano passado. Era o fim fo mundo teve gente até que morreu por excesso de rémedio. Infelismente a notícia ruim vende mais.
Sds
24 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (337) 04/12/2008 11h08
Francisco Silva (337) 04/12/2008 11h08
Caros Antônio e Diniz:
Não vejo que seja uma questão de otimismo, pessimismo ou "urubuzação".
Meu avô dizia sabiamente que o "pessimista é o ex-sócio do otimista". Porque sabiamente? Porque o que devemos é ser equilibrados e realistas.
Minha empresa acabou de perder um contrato de 2 Milhões de Dólares por conta da crise, pois o cliente era uma multinacional que retraiu todoso os investimentos. Perdemos também um subsídio mensal de uma das empresas (americana) que prestamos assistência pós venda, agora ´só recebemos 30 dias após o fechamento do mês quando ocorrer o evento de pós venda.
Isso derruba uma empresa, e se a empresa cai, os funcionários vão junto...
O que nosso governo esqueceu é que mais de 50% dos empregos neste país são oriundos de micro e pequenas empresas e estas estão totalmente sem crédito e agora perdendo seus clientes.
Não é uma questão de ser pessimista ou otimista.
Realísticamente falando, a crise está aí, só não enxerga quem for irresponsável ou cego e surdo (para não ouvir a chegada da crise).
27 opiniões
avalie fechar
Diniz Neves de Lima (70) 27/03/2008 11h37
Diniz Neves de Lima (70) 27/03/2008 11h37
Fazendo correção da mensagem que enviei anteriormente, abaixo repetida, onde escrevi inflação, quando o correto era desemprego...
Estou chegando a conclusão que jornalista tem "complexo de urubu", ou seja, tem sempre que urubuzar, torcer pelo pior. Se você tem 2 notícias, uma boa e outra ruim qual você acha quer irá virar manchete? Claro que a ruim. Vejam o caso desta manchete (que é a principal no portal do UOL e da Folha, 27/03) sobre o desemprego: "Desemprego SOBE para 8,7% em fevereiro, diz IBGE". Porém a manchete poderia ser: "Desemprego CAI para 8,7% em fevereiro, diz IBGE". Isto mesmo, o desemprego CAIU se comparado com o mesmo mês (fevereiro) de 2007, que é a comparação mais correta. E porque é a mais correta? Devido aos efeitos sazonais. Por exemplo, em dezembro o desemprego SEMPRE irá diminuir em relação a novembro, mesmo que o país esteja em recessão. E em janeiro o desemprego SEMPRE aumentará em relação a dezembro, mesmo que o país esteja em crescimento, como agora. Isto é o efeito sazonal, no caso citado o efeito das festas de fim-de-ano quando SEMPRE haverá contratação de mais trabalhadores. Por isto, e todo economista sabe disto, o correto para se averiguar se um país está melhorando na questão do desemprego é SEMPRE comparar com o ano anterior. Mas jornalista sabe disto ? O pior é que sabe! Ele SEMPRE dá a manchete tendenciosamente negativa, não por ignorância mas por costumeira leviandade...
35 opiniões
avalie fechar
Diniz Neves de Lima (70) 27/03/2008 11h30
Diniz Neves de Lima (70) 27/03/2008 11h30
Estou chegando a conclusão que jornalista tem "complexo de urubu", ou seja, tem sempre que urubuzar, torcer pelo pior. Se você tem 2 notícias, uma boa e outra ruim qual você acha quer irá virar manchete? Claro que a ruim. Vejam o caso desta manchete (que é a principal no portal do UOL e da Folha) sobre a inflação: "Desemprego SOBE para 8,7% em fevereiro, diz IBGE". Porém a manchete poderia ser: "Desemprego CAI para 8,7% em fevereiro, diz IBGE". Isto mesmo, a inflação CAIU se comparado com o mesmo mês (fevereiro) de 2007, que é a comparação mais correta. E porque é a mais correta? Devido aos efeitos sazonais. Por exemplo, em dezembro o desemprego SEMPRE irá diminuir em relação a novembro, mesmo que o país esteja em recessão. E em janeiro o desemprego SEMPRE aumentará em relação a dezembro, mesmo que o país esteja em crescimento, como agora. Isto é o efeito sazonal, no caso citado o efeito das festas de fim-de-ano quando SEMPRE haverá contratação de mais trabalhadores. Por isto, e todo economista sabe disto, o correto para se averiguar se um país está melhorando na questão do desemprego é SEMPRE comparar com o ano anterior. Mas jornalista sabe disto ? O pior é que sabe! Ele SEMPRE dá a manchete tendenciosamente negativa, não por ignorância mas por costumeira leviandade... 36 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (446) 17/01/2008 16h13
antonio goncalves (446) 17/01/2008 16h13
Apesar de morar fora do brasil a 12 anos, nao anda tao disnformado asim, estou acompanhado as coisas ai no brasil, apesar de semrpe esta indo ao braisl e ver asitacao como era antes e e agora, viajo por varios estados e vejo como era antes e agora....E tb entedno o porque que nosso vizinhos crescem masi do que o Brasil,pq a corrupicao e menos do que no brasil,,hj ja olha e vejo um brasil menos corrupto,,calro nao esta como antes, ainda existe e como existe,,mais ja e como antes.Na hora que o brasileiro comesar ver o brasi com mais otimismo e com menos negatividade as coisas vao melhorar..deioxc uma bracoa para todos,e apesar de morar fora nao anda tao disinformado asim..Agora tenho que ir trabalhar, abracoa p/ todo brigadao pelos comentarios pelo o eclogios e pela creticas pq e emcima dos elogios e das criticas contrutivas que crecemos,e criticas negativas tb...abracoa mais uma vez p/ todos, o Trabalho mim chama.ate aproxima.se deus quizer 36 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (446) 17/01/2008 15h46
antonio goncalves (446) 17/01/2008 15h46
Para as pessoas que sao negativas e vivem torcendo para as coisas nao darem certo para eles voltarem a ao poder e fazer o que fazia antes ,podem ficar tranquila porque isto nao vai mais aocntecer...o Brasil hj tem uma economia sutentada e com firmesa.Hj vejo um povo mais feliz , do que antes, vejo uma juventude estudando com mais vontade,e istoe muito importante que os jovens estudem seja filho de pobres ou filho dos ricos ,o importante que que todos tenha a mesma oportunidade,ja nao e mais como antes enem vai ser,,para queles que conseguir a coisas na base do braco forte dentrode uma empresa , isto vai seacabar,vai valer queme mehor e quem tem mais competencia,e tenho certeza que os filhos de muitos pobres que nao podia estudarm hj vejo que estao estudando e vao ter uam vida melhor...Para voves jovens do brasil, estudemse profisionalizem, porque o brasil vai ser de voces no futuros e epara ser voves tem que estudarem,, espero que continui asim, sendo uma nacao importante de respeito queno mundo inteiro respeita e vai respeitar muito mais ...fem em deus que voves vao chegar la, nada d epesamentos negativos e nem pessimismo, tem que esta smepre com pensamento positivo par anao deixar que pessaos negativas contaminem..
abracoa para todos,muita saude e muito trablho ,,
35 opiniões
avalie fechar
antonio goncalves (446) 17/01/2008 15h36
antonio goncalves (446) 17/01/2008 15h36
Ooha gente desculpa por alguns erros ortograficos,e tambem acentuacao eporque o meu PC noa tem nada disos,moro nos USA Miami e daqui estou indormadode tudo que aocntece ai no Brasil,,,Para as pessoas que estao preocupadas porque pode aver uma migracao de outras estados par ao sul,,Isto podem ficar tranquilos porque pelo o que vejo a economia brasileira ja nao e mais aquela de antes que era tudo concentrado no rio e sao apulo e que as pessoas migravam de outros estados inclusive o Nordeste em busca de uma vida melhor,,agora o Lula esta isto ja nao vai acontecer mais ,e a tendencia e cada dia diminuir a migracao de pessoas de outras estados par ao sul como antes ,Isto porque O Governo que era um anafabeto como os intelectuais dizia, porque de burro ele nao tem e nada, ele esta conseguindo mlehrar o nivel d eempregos em todos os estados e isto ainda vai mlehorar,,Isto aocntece aqui nos USA,e ele o governo esta fazendo igual espandindo o nivel de empregos em todos os estados,para evitar que as pessoas migrem de seu estados e va para o sul em busca de uma vida melhor,isto ja esta aocntecendo e vai melhor muito mais, Entoa nao se preocupem porque os Nordestinos e pessoas de outras estados vao par ao sul dobrasil sim,mais vistar a turismo ou atrabalho e voltar e nao como antes, as pessoas hohe no brasil estao estudando mais que e muito importante, Mias infelismente ainda existe pessoas egoitas que torcem para que nada disso aconteca,mais nao vai adiantar,pq vai da tudo certo. 24 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (150)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página