Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Itaipu

A usina hidrelétrica de Itaipu é resultado de acordos entre Paraguai e Brasil, que ganharam impulso na década de 1960, entrando em operação em 1984. A empresa pertence ao dois países em partes iguais.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6
Comentários dos leitores
Cristiano Wild (26) 26/04/2008 08h58
Cristiano Wild (26) 26/04/2008 08h58
Meus amigos, eu acho que vcs estão equivocados a respeito do que aconteceu com a Bolívia, no que concerne à Petrobrás, o que está acontecendo com o brasil em relação ao paraguai. A Bolívia praticamente nos assaltou tomando as refinarias por 112 milhões, aceitos pelo governo PT, ao invés do preço de 200 milhões que seria justo. Agora o Paraguai reivindica o modificação de um acordo feito há quase 40 anos( de lá pra cá muita coisa mudou ), em que o Brasil compra o excedente da energia do Paraguai a um preço de custo. Itaipu foi construída na área de fronteira entre os dois países, e o que é área de fronteira pertence aos dois países sempre em qaulquer lugar no mundo. Além do mais, essa história de que o Paraguai não pagou pela construção de Itaipu é mentira,pois Itaipu foi construída com quase 100% de financiamento estrangeiro, onde o Paraguai bancou parte deste financiamento. Agora me respondam caros internautas, como o Brasil exige tratamento igual dos países desenvolvidos se nós não damos tratamento igual aos menores que nós ??? Coisa de brasileiro mesmo, né, querer levar vantagem em tudo. A Comunidade Européia só se tornou uma potência quando todos os países se deram as mãos e formaram um único "corpo", lembrem-se disso. 56 opiniões
avalie fechar
Vasco Antonio Duval (1) 24/04/2008 18h03
Vasco Antonio Duval (1) 24/04/2008 18h03
Não se trata de tirar vantagem do Paraguai. Uma vez que os ermanos não entraram com nem um tostão para fazer a usina e a água que verte nas turbinas de Itaipú é quase toda de origem brasileira, nada mais justo que parar de engorda-los graciosamente.
Até acho que devemos ajuda-los, mas pera lá, imposição!?!? Arrogância!?!? e o pior, com base em quê? Só porque somos vizinhos teremos que paga-los, paga-los e paga-los? Pagar pelo o quê?
86 opiniões
avalie fechar
Wiliam T Ribeiro (16) 24/04/2008 16h42
Wiliam T Ribeiro (16) 24/04/2008 16h42
é muito fácil fazer política social e tambem ajudar los hermanos com o dinheiro dos outros, mais alguns aumentos ai gente... 20 opiniões
avalie fechar
Luis Donadio (66) 24/04/2008 14h47
Luis Donadio (66) 24/04/2008 14h47
A questão é que nossos vizinhos querem pegar carona no nosso crescimento, visto o que ocorreu com Morales e Chavez (Bolívia, Venezuela) no passado e agora com o Paraguai. Para mim é nítido o que está ocorrendo.
Chegou a vez do Brasil e não poderemos apenas estender a mão a todos os países "irmãos", mas sim dialogar e resolver as coisas tranquilamente, algo que nosso presidente tem de melhor talento.
O que me deixa contrariado é o fato de virem gritando, como se tivéssemos obrigação de aceitar todos os seus argumentos sem considerar os nossos...
Ainda vamos ver muita coisa deste tipo nos próximos anos, quando faltar água, alimentos, entre outras coisas por este mundão em guerra...
73 opiniões
avalie fechar
gesualdo louzada (7) 24/04/2008 14h46
gesualdo louzada (7) 24/04/2008 14h46
Pelo andar da carruagem o Brasil ja virou instituição de caridade internacional .
Primeiro foi o perdão de dividas de diversos paises africanos e latino americanos.
Depois veio a pressão da Bolivia e vimos novamente milhões de dolares irem para o ralo , isto sem contar que novamente la estamos enfiando quase dois bilhões de dolares em investimentos NOVAMENTE .
Internamente se torna quase impossivel quantificar a sangria dos cofres publicos , atraves dos incontaveis escandalos de corrupção (ROUBO), que acabam banalizando a informação a ponto de não despertar mais interesse do povo em tomar conhecimento de qualquer fato novo.
Nestas duas ultimas semanas acompanhamos uma batalha ,que ainda pode ter consequencias tragicas para o povo brasileiro na Reserva Raposa Serra do Sol , onde são produzidas milhares de sacas de arroz por heroicos TRABALHADORES BRASILEIROS .
Ontem ao lermos os noticiarios , vemos o governo informar que suspendeu as EXPORTAÇÕES DE ARROZ.
Agora vem o problema com o paraguai que quer reajustes pelo uso da sua parte da agua , pois esta foi a unica contribuição deles para a construção de itaipu .
E para os brasileiros sobra o MST , VIA CAMPESINA , LCP , ASSALTOS , ASSASINATOS , DENGUE , E AGORA POR ULTIMO TERREMOTOS TAMBEM .
QUE DEUS NOS AJUDE .
GLOUZADA
BRASIL ACIMA DE TUDO
85 opiniões
avalie fechar
Gerson Castellano (3) 24/04/2008 11h07
Gerson Castellano (3) 24/04/2008 11h07
Creio que a questão está sendo tratada de maneira simplista demais. Afinal um acordo assinado em 1973, entre dois governos militares ditatoriais realmente tem que ser revisto. A justiça que queremos para nós, deve ser permitida para os demais. Infelizmente cada um olha apenas para o próprio umbigo. 54 opiniões
avalie fechar
Renato Zancoper (1) 23/04/2008 18h54
Renato Zancoper (1) 23/04/2008 18h54
Isso senhores ... que tal então fecharmos as fronteiras ??? Cessar as importações ... Adeus os eletronicos americanos, adeus ao trigo argentino, adeus ao petróleo venezuelano e árabe, adeus aos vinhos franceses, uísque escocess e vodca russa ... assim defendemos os interesses dos empresários de produtores brasileiros ... afinal, pra que mandar nossa grana pros gringos se podemos produzir tudo aqui e suprir nós mesmos toda a demanda interna ??? Parece que é isso que nosso colegas leitores querem ... que o Brasil vire uma "Nova Cuba" ... caso não tenham percebido senhores, aqui é o Brasil, e não o Sol ... o mundo não gira em torno do Brasil ... e não estamos sozinhos no mundo ... algumas pessoas metem o pau no governo. comgresso, políticos em geral, quando esses governam/lesgilam em causa própria ... metem o pau dizemdo que os políticos só querem levar vantagem ... mas quando o Brasil leva vantagem sobre os outros, aí vem o "Interesse Nacional" ... pelos interesses nacionais, aí sim podemos ferrar os vizinhos e pagar qualquer merreca pelos recursos naturais deles ... o que falta a muitos brasileiros é senso crítico .. as pessoas reclamam por esporte ... mas agir ... bem, agir dá um trabalho ... cansa ... deixa isso pra amanhã ... 47 opiniões
avalie fechar
Não é bom para ninguém alterar o preço que é pago pela energia de Itaipu.Para o Paraguai o ideal será receber apoio do Brasil,via BNDES,a fim de iniciar urgente programa de industrialização e de modernização da sua agriciltura e dos seus setores comerciais a fim de "ampliar"o seu consumo de energia.Para tanto o Brasil deveria apoiar o país irmão no estudos de suas riquezas minerais,na utilização de suas oportunidades industriais e também no aporte de capitais próprios para implantação de empreendimentos estruturadores.Ênfase também precisa ser dada à infraestrutura de estradas,portos,comunicações e de armazenagem.A geração de emprego e renda para todos os irmãos paraguaios haverá de ser melhor opção do que o "dinheiro fácil" proveniente de simples "pressão"junto ao Brasil para rever contratos já em execução e assinados com base no Tratado e em leis vigentes.Se o povo paraguaio tomar ciência de que o Brasil se dispõe a dar amplo apoio à modernizalçao de sua economia com a criação de dezenas de empreendimentos produtivos e geradores de emprego,certamente optará por esta alternativa.O principal é colocar os estrategistas do Brasil para apresentarem uma proposta alternativa que seja do interesse das autoridades e do povo do Paraguai.O simples aumento do preço da energia pode parecer uma "solução mágica" mas é ilusória e em pouco tempo se escoará pelo "ralo" como os impostos arrecadados dos cidadãos.Mais emprego e mais renda é o que querem e merecem os nossos irmãos do Paraguai. 48 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2087) 23/04/2008 17h54
AGUINALDO VENANCIO (2087) 23/04/2008 17h54
MEU DEUS!
DE NOVO TEREMOS QUE NOS CURVAR?
TOMAMOS UM "CHAPÉU" DO ÍNDIO BOLIVIANO , EM QUE OS INTERESSES BRASILEIROS FORAM IGNORADOS, SEGUNDO A PTZADA ALOPRADA , EM RESPETIO À SOBERANIA DAQUELE PAÍS.
FOMOS IRONIZDOS E RIDICULARIZADOS POR
HUGO "DITADOR" CHAVES...
SERÁ QUE AGORA TEREMOS QUE ENTREGAR ITAIPÚ PARA OS PARAGUAIOS?
PELO RECENTE HISTÓRICO CAMINHAMOS PARA ISSO.
O PT TEM REITERADAMENTE , SE CURVADO DIANTE DOS INTERESSES DESSSTES PAÍSES EM DETRIMENTO DOS INTERESSESES NACIONAIS.
HÁ QUEM AFIRME (MARCO ANTONIO VILLA-HISTORIADOR), QUE SE O PT (LULA) TIVESSE GOVERNADO O BRASIL "NA REPÚBLICA VELHA, O ACRE SERIA DOS BOLIVIANOS E SANTA CATARINA DOS ARGENTINOS"POIS O BRASIL (PT) , CEDE SEMPRE.
O INTERESSE BRASILEIRO ESTÁ ACIMA DE TUDO, OU DEVERIA ESTAR, NÃO PODENDO SER MACULADO EM RAZÃO DE POSIÇÕES IDEOLÓGICAS RASAS E ULTRAPASSADAS!
OS INTERESSES DO BRASIL EM PRIMEIRÍSSIMO LUGAR!
35 opiniões
avalie fechar
Diego Corrêa (18) 23/04/2008 15h53
Diego Corrêa (18) 23/04/2008 15h53
Creio que o "Neopopulismo" esteja ganhando espaço no cenário latino-americano.
Um tratado contém normas, há uma legislação vigente, tendo os países de comum acordo o desejo de respeitá-lo. O paraguai, assim como outros países da America Latina ( Equador e Bolívia ), pleiteiam direitos, todavia o Brasil não é muito diferente desses países no que tange IDH, apesar de sermos mais desenvolvido em alguns setores, sofremos com inúmeros problemas e não contamos com ajuda de nenhum outro país.
Itaípu é Binacional, o Paraguai sabia das cláusulas quando ratificou o tratado, mas mesmo assim parece que a validade do mesmo parece não ter eficácia, visto que o tal "preço justo" estipulado seria por demais um "ilicito legal", atendendo a necessidade de uns em detrimento de outros.
A diplomacia é importante, mas não quando atinge o interesse nacional.
17 opiniões
avalie fechar
Felipe Santos (206) 23/04/2008 14h51
Felipe Santos (206) 23/04/2008 14h51
Talvez eu não esteja bem informado, mas o Brasil ainda é um país de terceiro mundo carente de recursos para ficar cheio de "boa vontade" com os vizinhos, que tendo a oportunidade tiram vantagens sobre o Brasil, como vem acontecendo. Tratado é tratado, se o Paraguai não está satisfeito tenta mudar negociando, fazendo guerra, sei lá. Mas o que não pode é o nosso presidente ficar cheio de boa vontade com os nossos vizinhos, pois daqui uns anos ele está fora e nós e o próximo presidente teremos que carregar este peso. 18 opiniões
avalie fechar
Klebert Soares (52) 23/04/2008 10h51
Klebert Soares (52) 23/04/2008 10h51
É isso que dá fazer obra vital em parceria com vizinho. Agora o lula está com essa idéia de construir outra usina em parceria com a bolivia no rio madeira. Nós temos que nos preocupar conosco. bolivia, paraguiai, e o resto que se virem. As parcerias devem ser feitas com base em outras áreas. Temos rios e dinheiro o suficiente pra construir as usinas que quisermos sem precisar de ajuda. Eles que se virem! 40 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2087) 22/04/2008 23h03
AGUINALDO VENANCIO (2087) 22/04/2008 23h03
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
LIDERENÇA?
QUE LIDERANÇA?
O BRASIL TA FAZENDO "BENEVOLÊNCIA COM O CHAPÉU DOS OUTROS" PRA TENTAR SER LIDER...
ESTAMOS FAZENDO O PAPEL DO "PATO"...
LIDER DE NADA!
65 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (591) 22/04/2008 22h52
Saulo Mundim Lenza (591) 22/04/2008 22h52
Com todo respeito. Quem acredita na afirmação do Ministro de Minas e Energia, de que as tarifas de eletricidade não serão reajustadas?
Aguém se lembra do gás boliviano?
Quem ganhou a parada? Os frouxos governantes(sic) do Brasil ou o cocaleiro da Bolivia?
343 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (591) 22/04/2008 22h36
Saulo Mundim Lenza (591) 22/04/2008 22h36
Olha aí a vaca-indo-pro- brejo mais uma vez.
Mas não é possivel, todo e qualquer governicho que surge na America do Sul, vem achacar o Brasil e o nosso governo(sic) se entrega numa frouxidão de dar nojo.
O Homem la do Paraguai nem bem ganhou direiro a eleição e já estão falando em renegociar um contrato que deveria ser reajustado apenas em 2023.
Mas que incompetência!!!Como pode haver gente frouxa assim?
76 opiniões
avalie fechar
Nelson Shishito (25) 22/04/2008 22h11
Nelson Shishito (25) 22/04/2008 22h11
O Brasil esta assumindo a posicao de lideranca regional na America Latina. Obviamente existem o Onus e o Bonus.
Espero que o governo Brasileiro saiba que ser lider nao signifique dar esmolas. Nao chega o absurdo que foi a negociacao com a Bolivia !!!
Se hoje o tratado de Itaipu esta do jeito que esta foi porque o Brasi bancou a obra sozinho!!!
19 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2087) 22/04/2008 21h45
AGUINALDO VENANCIO (2087) 22/04/2008 21h45
MEU DEUS!
DE NOVO TEREMOS QUE NOS CURVAR?
TOMAMOS UM "CHAPÉU" DO ÍNDIO BOLIVIANO , EM QUE OS INTERESSES BRASILEIROS FORAM DESRESPEITADOS, POR SEGUNDO A PTZADA ALOPRADA , EM RESPEITO À SOBERANIA DAQUELE PAÍS.
FOMOS IRONIZADOS E RIDICULARIZADOS (CONGRESSO NACIONAL) POR
HUGO "DITADOR" CHAVES...
SERÁ QUE AGORA TEREMOS QUE ENTREGAR ITAIPÚ PARA OS PARAGUAIOS?
PELO RECENTE HISTÓRICO CAMINHAMOS PARA ISSO.
O PT TEM REITERADAMENTE , SE CURVADO DIANTE DOS INTERESSES DESSSTES PAÍSES EM DETRIMENTO DOS INTERESSESES NACIONAIS.
HÁ QUEM AFIRME (MARCO ANTONIO VILLA-HISTORIADOR), QUE SE O PT (LULA) TIVESSE GOVERNADO O BRASIL "NA REPÚBLICA VELHA, O ACRE SERIA DOS BOLIVIANOS E SANTA CATARINA DOS ARGENTINOS"POIS O BRASIL (PT) , CEDE SEMPRE.
O INTERESSE BRASILEIRO ESTÁ ACIMA DE TUDO, OU DEVERIA ESTAR, PRINCIPALMENTE MUITO ACIMA DE IDEOLOGIAS RASAS E ULTRAPASSADÍSSIMAS!
PTZADA ALOPRADA, VAMOS AVANÇAR , O BRASIL PRECISA !
SENÃO, FICAREMOS ETERNAMENTE COM O "MIQUINHO" NA MÃO, CEDENDO SEMPRE , COM O OBJETIVO MEGALOMANIACO DE ALGUNS EM SERMOS LIDER NA REGIÃO...
PELOS ACONTECIMENTOS RECENTES NO BRASIL, SOMOS LIDERES POR EXEMPLO EM DENGUE, FEBRE AMARELA, CORRPUÇÃO , ILEGALIDADES, ETC.
79 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (117)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página