Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

MEC adia prova do Enem por suspeita de fraude

Registre seu comentário sobre o cancelamento da prova do Enem, que seria realizado neste fim de semana, após denúncias de fraude. A expectativa da pasta é de que a nova prova seja realizada em 30 a 45 dias. A PF (Polícia Federal) vai comandar as investigações.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos
Comentários dos leitores
Sergio Lavinas (226) 14/10/2009 14h04
Sergio Lavinas (226) 14/10/2009 14h04
Danilo Kita 12/10/2009 13h46
Concordo com o Senhor!
Quem jamais conseguiu passar na FUVEST!
Quem jamais logrou êxito nos exames dos antigos Cescem, Cescea, Mapofei!
Quem xingou, esperneou e condenou o sistema democrático de vestibulares para as universidades gratuitas durante mais de 30 anos.
Quem não estudou e por isso mesmo jamais conseguiu acesso ás grandes escolas nacionais..
Deve estar vingado!
Viva o ENEM!
Viva o Haddad!
3 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (445) 14/10/2009 11h06
Eduardo Giorgini (445) 14/10/2009 11h06
Fuvest é bem coerente e confiável.
Simplesmente seleciona todos de forma igual. O aluno deve estudar e atingir a nota para ingressar no curso desejado.
Infelizmente temos diferenças de classes sociais e isso não é culpa das universidades mas sim do governo que financia a desigualdade social, sulcateando a ensino médio publico e a saúde.
USP, UNICAMP, Unesp, ITA devem continuar a manter o nível da educação superior.
E dizer que só tem rico na USP é pura mentira.
Tem gente esforçada, que não engole essa de cota para negros, pobres,etc e sim gente que tem orgulho, estuda o material do vestibular e entra na "raça".
Governo PT abre espaço para malandragem com esses programas sociais pífeis e sem resultado.
E não adianta chorar, "No pain, no gain!"
[]s
Eduardo.
13 opiniões
avalie fechar
jose santos (89) 14/10/2009 10h56
jose santos (89) 14/10/2009 10h56
...apenas para iludibriar a ONU e convence-la a aceitar os indices de analfabetismo no brasil,que não passam de metodos ridiculos capaz de enganar as pessoas com pouco dicernimento e capacidade de compreender.Sabemos que a ONU como uma entidade de respeito e não tendo como fazer ela mesmo essa avaliação acaba acreditando naquilo que e colocado no papel por entidades do brasil.O povo não sabe cobrar nõa sabe lutar por seus direitos que estão nas mãos do que estão no poder,e infelizmente isso vai perdurar por muito tempo principalmente se continuar essa corja que estão no poder,quem pode estudar em escola paga sorte desse,caso contrario, complementando o que disse o nosso colega comentarista, e eu aproveito para endossar mais alem,haverá muita gente quase sem estudo mas pelo menos com as condições que o governo ensina,, moer carne e encher linguiça, só não sabemos se vai ter emprego para tanta gente fazer isso 1 opinião
avalie fechar
joão batista cassio (92) 13/10/2009 22h19
joão batista cassio (92) 13/10/2009 22h19
o ensino no brasil so será de qualidade quando nosso governo for de qualidade o resto é carne pra encher linguiça. 7 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 13/10/2009 12h16
M Mig (2180) 13/10/2009 12h16
Sr. Donizete, São Paulo não é arrogante como nenhum estado o é, apenas queremos um governo mais justo e menos "político" no pior sentido do termo.
Quem quer faz, luta, perde noites de sono.... quem não quer não progride e fica reclamando de quem quer... Isso não é um comentário que reflete o comportamento comum a cidadãos de um estado", mas sim sobre o comportamento de pessoas.
"Quem quer encontra um meio, quem não quer encontra uma desculpa... Keep walking" .....rs....
2 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 13/10/2009 12h16
M Mig (2180) 13/10/2009 12h16
Sr joão nogueira
Não, não é absurdo.
É verdade que a aprovação automática foi um tremendo erro, porém o nível das grades curriculares e os conceitos de avaliação é responsabilidade do, para o governo atual o importante é enfiar gente na faculdade, e para isso tornou o ensino no Brasil em uma "sopinha rala", mesmo assim no Norte e Nordeste Brasileiro temos 66% de crianças com até 15 anos em situação de analfabetismo.
O termo analfabeto funcional foi criado na década de trinta mas nunca se usou tanto como nos últimos anos.
Permita-me lembra-lo:
O governo lula é o único presidente da história que chamou estudantes de "babacas"
Em seus discursos em Pernambuco (se não me falha a memória) lula pintou São Paulo como um diabo e instigou que somos os vilões responsáveis pela miséria de outras regiões, por curiosidade São Paulo conseguiu combater a evasão escolar... Já em Pernambuco...
O Enem tem algumas questões dignas de quarta série primária e de quebra já vem com cola.
Em uma coisa o sr tem razão, atualmente as faculdades foram invadidas por analfabetos funcionais que, ao invés de procurarem progresso, se acomodam nas facilidades dos critérios atuais de avaliação e coexistem com muita gente que "rala" para se aperfeiçoar. Eu estudei em escola publica, na minha época vestibular era motivo para perder o sono e mesmo assim consegui prosseguir meus estudos.
O que falta nesse país é rigidez e menos moleza!!! (Creio que o sr concorda comigo)
5 opiniões
avalie fechar
Danilo Kita (6) 12/10/2009 13h46
Danilo Kita (6) 12/10/2009 13h46
Enganos e mais enganos. Maurílio, tu, que és assíduo defensor das classes C e D, não sabes do que fala. A tão mal falada FUVEST, a que você se refere, abdicou, sim, do Enem, porém em favor único e exclusivo dos estudantes de Escola Publica (E.P.). Há, já há alguns anos, o projeto INCLUSP, que este ano bonificará em 3% TODOS os alunos que cursaram o E.M. em E.P, e ainda, acrescerá em até 6% a nota daqueles q fizerem ENEM, proporcionalmente a nota obtida. Só esse bônus pode chegar a até 9%..!!! podendo ainda, no caso de o aluno ser egresso do 3° ano, aumentar em mais 3% pelo PASUSP. Pois é, considerando o nível das provas, o bônus médio desses estudantes será de 9%~10%. Em questões?? NOOVEE questões. Você sabe o quanto é isso?? É com certeza muito mais do que eu consigui evoluir em 3 anos de cursinho estudando 15 horas por dia. É também a diferença entre o 1° e o 1200° candidato de medicina. Mas tudo bem, os alunos do particular tem direito ao Microbônus do Enem na 1ªFase NEEEHH...??? NAAAAAOOOOOO... Pq, sem o Enem, ele foi cancelado... CAN-CE-LA-DOOOO. Ou seja, agora, tanto os alunos pagantes estão PREJUDICADOS, quanto os do Publico estão FAVORECIDOS. Por isso, conselho: Ao invés de culpar as, ditas, ELITES. Critique o vosso presidente que quer gastar 4 bilhoes em Aviões, do que investir em Escola... e ensino descentes...!!!! 15 opiniões
avalie fechar
Maurilio Tadeu Nascimento (3) 12/10/2009 11h47
Maurilio Tadeu Nascimento (3) 12/10/2009 11h47
A quem interessa o vazamento da prova do ENEM?
Interessa à elite conservadora, que não se conforma com o aumento dos jovens e adultos das classes C e D que estão tendo acesso ao ensino superior e consequentemente melhorando e tendo perspectiviva positiva de vida, para eles e seus familiares. Num aceno de conservadorismo, a FUVEST rapidamente excluiu a nota do ENEM deste ano da sua avaliação. O vazamento das provas é a desculpa perfeita que as elites, capitaneadas pelos partidos de oposição (e alguns da base de "apoio" ao governo) qurem para dar fim ao ENEM. Ontem (11/12/2009) assisti a uma reportagem em que o mentor do furto das provas diz que só arquitetou o plano para provar que há fragilidade na elaboração e distribuição das provas. Ledo engano: aquele "cidadão" agiu a serviço de alguém, tudo indica que foi um serviço encomendado, senão vejamos, todos os envolvidos estavam desempregados, com serviço temporário na gráfica, e eis que após descobertos, todos aparecem ao lado de seus respectivos advogados. Curioso é estar desempregado e pagando pelos advogados. Rápido, né? Queremos justiça e que os responsáveis (quem fez e quem mandou fazer)sejam responsabilizados civil e criminalmente, ressarcindo aos cofres públicos e os inscritos no ENEM pelos prejuízos causados à queles que não poderão utilizar a nota nas Universiades que almejavam ingressar com a ajuda da nota. CADEIA E DEVOLUÇÃO DOS PREJUÍZOS NELES!!!!!!
8 opiniões
avalie fechar
Noel Samways (111) 11/10/2009 21h44
Noel Samways (111) 11/10/2009 21h44
No universo de mais de 4 milhões de provas "ensacadas" e distribuídas pelo Brasil todo, a PF, ao reabrir investigações, certamente terá de examinar a integridade dos lacres e em seguida verificar a quantidade de cada pacote e o estado dos cadernos - se não foram xerocados por ex. - pois é de se acreditar a existência de mais fraudes ou vendas de provas, tendo em vista as facilidades proporcionadas pelo consórcio (quem eventualmente comprou alguma prova, é claro que não vai pedir "reembolso" do vendedor, embora neste país tudo seja possível: pode até aparecer um "colador" reclamando no Procom...). Será que os concursos públicos que essas entidades promovem têm esses mesmos "critérios" de remessa aos locais de realização? sem opinião
avalie fechar
joão nogueira (50) 11/10/2009 19h48
joão nogueira (50) 11/10/2009 19h48
Sr. M.MIG. Atribuir ao PT a má qualidade no ensino é um absurdo! Saiba que antes da tucanada emcampar o estado de S.Paulo sua educação era a melhor do país. Porém tiveram a brilhante idéia da aprovação automática,e hoje o que se vê são diplomados semi analfabetos ! 4 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 11/10/2009 18h40
M Mig (2180) 11/10/2009 18h40
Eu leio os comentários (pelo menos uma parte deles) e quanto mais eu vejo comentários petistas mais vejo eles se desdobrarem, criarem duvidas onde não existe para deturpar os fatos (sobre Serra), atribuírem valentia a situações onde só há covardia (Dilma-Valpalmares), proeminência onde só há ostracismo (Dilma-lula), tratarem como uma simples falha o que na verdade foi uma enorme falta de planejamento e de vontade (Enem e os projetos sociais do pt). Também vejo comentários que tratam com glória um elogio e se esquecem da necessidade de competência (Obama recebeu o Nobel da Paz com duas guerras que ele ao consegue terminar). Isso tudo por conta da falta de razão e de argumentos para defender lula e seus aliados.
Não sou tucano ou democrata, sou apenas um cidadão cansado, que paga os impostos e que esta farto de ver quase todos os dias o pouco caso de um governo federal que se tira proveito do suor da população, massacrando a mesma com impostos inadmissíveis, com a péssima na qualidade de vida (o IDH não deixa mentir) e que se preocupa unicamente em sustentar marginais e corruptos (aí é a Transparência Internacional que não me deixa mentir).... Esse pessoal que escreve, ignora fatos para satisfazer aos seus desejos alienados não me incomoda, o que me irrita e ver quantos "erros" esse governo comete ignorando a população.... E de quebra quer jogar o Brasil nas trevas da ignorância.
A hora de mudar já passou.... agora temos que correr atrás do prejuízo.. fora pt! Fora lula!
10 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 11/10/2009 18h13
M Mig (2180) 11/10/2009 18h13
Caro denilson cicote
Sobre Celso Daniel, lula não quer encriminar seus "cumpanheiros". Não existe outro motivo plausível.
2 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 11/10/2009 18h11
M Mig (2180) 11/10/2009 18h11
Leandro Gomes
Mais um detalhe, depois do livrar a cara de Sarney e de se declarar culpado via satélite no escândalo das passagens aéreas, você acha que lula tem medo de transgredir alguma lei? Pois é, graças a maléfica blindagem petista ele faz o que quer e ninguem consegue puni-lo.
5 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 11/10/2009 18h07
M Mig (2180) 11/10/2009 18h07
Caro Leandro Gomes
O azar de Dilma é que se esconder não significa jamais ser encontrada. O grande recurso escolhido por ela foi o terrorismo enquanto Serra optou por dar a cara a tapa e expor-se contra a ditadura.
Hilário é petistas ignorarem para dar outro sentido à história.
5 opiniões
avalie fechar
Leandro Gomes (55) 10/10/2009 22h25
Leandro Gomes (55) 10/10/2009 22h25
Hilário gente falando que a Dilma escondeu debaixo da asa do Valpalmares sendo que ela foi presa, torturada e ainda teve que ouvir o José Agripino Maia questionar o fato dela ter mentido em depoimentos sob tortura (Só podia ser o ex-prefeito biônico de Natal mesmo pra dar uma dessas)
O Lula é esperto por não falar quem ele acha que é o responsável. Não tem provas, nunca vai ter e no máximo ia conseguir ganhar um processo nas costas.
9 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 10/10/2009 14h20
M Mig (2180) 10/10/2009 14h20
Caro Donizete Pontes Botelho Pontes
Lembra-se do famoso "provão"? pois é eu cursei administração e respondi a avaliação do ensino superior no primeiro ano em que os cursos de administração foram submetidos à própria.
Eu me lembro que foi uma loucura, quase impossível levar estudos, TCC e estudar para avaliação dos cursos.
Ainda vejo como um erro e uma forma de enfiar nas faculdades estudantes despreparados usar o Enem como "ajuda" ou substituto do vestibular. Não é de hoje que o ensino no Brasil está cada vez pior e usar como critério uma prova que pergunta sobre o ciclo da água na natureza (exemplo de pergunta do Enem) só contribui para a piora da qualidade dos alunos.
Estudo medíocre leva a estudantes medíocres e consequentemente a profissionais medíocres (percebo que não é o seu caso), a forma de combater esse piora generalizada é exigir do MEC mais rigidez nas grades curriculares e nas avaliações.
9 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 10/10/2009 13h38
M Mig (2180) 10/10/2009 13h38
"BGE: pobreza atinge 66% das crianças e jovens do Nordeste "
"Metade das pessoas acima de 25 não terminou ensino básico, diz IBGE "
Essas duas noticias explicam por que os petistas, que agora levantam a bandeira de Ciro (por ordem de lula), tem que comemorar cada centésimo de ponto percentual das intenções de voto.
Onde Ciro governa mesmo??? Ahhhh Ceará!! Estado do NORDESTE... Então essa noticia cai como uma bomba nas costas do governo lulista e também nas costas de Ciro. O seu governo é tão fraco e tão inexpressivo que vai ser uma vitória ele não desistir antes das urnas. Olhem bem, quando marta Suplicy era candidata eu avise que era melhor guardar o dinheiro que ela gastaria na sua campanha, afinal ela não tem mais chances mesmo.... e olhem no que deu, tomou uma surra.
Vê-se, mais uma vez, o descaso do pt com a educação... O que me lembra, não tinha um "papinho furado" sobre "primário mal-feito", agora sabemos que o primário mal-feito também é obra do pt (justamente na mesma semana do fracasso do Enem).
5 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 10/10/2009 13h37
M Mig (2180) 10/10/2009 13h37
Srs,
Vejam aqui no site da folha (http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u632164.shtml)
As questões do Enem... Pelo amor de Deus, essas questões (para quem tem por volta de 40 anos) eram respondidas entre a quarta e quinta série (isso por que eu não li todas).... na pior das hipóteses no primeiro colegial. Vimos aí mais uma vez o tipo de estudante que lula quer ver na faculdade.... pessoas sem preparo.
Ao invés de Enem e a bobagem que foi o sistema de cotas, por que o MEC não promove a elevação radical do nível de ensino em todo o Brasil ?
5 opiniões
avalie fechar
M Mig (2180) 10/10/2009 13h37
M Mig (2180) 10/10/2009 13h37
"BGE: pobreza atinge 66% das crianças e jovens do Nordeste "
"Metade das pessoas acima de 25 não terminou ensino básico, diz IBGE "
Essas duas noticias explicam por que os petistas, que agora levantam a bandeira de Ciro (por ordem de lula), tem que comemorar cada centésimo de ponto percentual das intenções de voto.
Onde Ciro governa mesmo??? Ahhhh Ceará!! Estado do NORDESTE... Então essa noticia cai como uma bomba nas costas do governo lulista e também nas costas de Ciro. O seu governo é tão fraco e tão inexpressivo que vai ser uma vitória ele não desistir antes das urnas. Olhem bem, quando marta Suplicy era candidata eu avise que era melhor guardar o dinheiro que ela gastaria na sua campanha, afinal ela não tem mais chances mesmo.... e olhem no que deu, tomou uma surra.
Vê-se, mais uma vez, o descaso do pt com a educação... O que me lembra, não tinha um "papinho furado" sobre "primário mal-feito", agora sabemos que o primário mal-feito também é obra do pt (justamente na mesma semana do fracasso do Enem).
5 opiniões
avalie fechar
denilson cicote (12) 10/10/2009 12h59
denilson cicote (12) 10/10/2009 12h59
O lula sabe o que fala. Lembro que na morte de celso daniel tambem ele disse no inicio que havia motivação politica para o crime. Só não sei porque depois ele silenciou 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (302)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página