Home

Segurança

Centro

Pirituba

Brasilândia

Vila Maria

Santana

Jabaquara

Campo Limpo

Vila Mariana

Vila Prudente

Mooca

Vila Carrão

Sapopemba

Itaquera

Itaim Paulista

Perdizes

Penha

Rio Pequeno

Morumbi

Desemprego



 


PROBLEMA Nº 2

Conheça a metodologia utilizada

DA REDAÇÃO

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 11 e 12 de julho deste ano com 5.059 eleitores da cidade de São Paulo. Destes, 53% são mulheres. A maioria das pessoas entrevistadas (70%) tem entre 25 e 59 anos.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os eleitores dos 96 distritos da capital paulista foram divididos em 19 áreas agregadas.

Essa separação é utilizada pelo Datafolha desde 1996, para que sejam identificados contrastes de opinião e de comportamento, de acordo com os locais onde vivem os entrevistados.

O Datafolha utiliza a combinação entre perfil socioeconômico semelhante e proximidade geográfica para a subdivisão em áreas. A distribuição do número de pessoas entrevistadas é proporcional ao número de habitantes de cada área.

A área com a maior população é a de Campo Limpo, que compreende, além desse, os bairros Capão Redondo, Jardim São Luís, Jardim Ângela, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros e Marsilac e tem 1.345.998 de habitantes.

Centro/Sé é a área agregada de menor população, com 123.321 habitantes. Essa área compreende os bairros do Bom Retiro, Pari, Sé, Brás e Cambuci.

Campo Limpo é a área onde os entrevistados menos utilizam a Internet (87%). A rede mundial de computadores não é utilizada por 86% dos entrevistados das áreas de Sapopemba (que inclui, além desse, os bairros Cidade Líder, Parque do Carmo e São Mateus), Itaquera (mais Lajeado, José Bonifácio, Guaianazes, Cidade Tiradentes, Iguatemi e São Rafael) e Itaim Paulista (além desse bairro, essa área agrega os de São Miguel, Jardim Helena, Vila Jacuí e Vila Curuçá).

A Internet é mais utilizada pelas pessoas entrevistadas nas áreas de Vila Mariana (44%) e Perdizes (que compreende esse bairro e os da Lapa, Pinheiros e Alto de Pinheiros), com 43%.

No universo total da pesquisa, 80% dos entrevistados afirmam não usar a Internet.

A área da Vila Mariana, que inclui, além desse bairro, Consolação, Jardim Paulista, Itaim Bibi, Moema, Saúde e Campo Belo, é a que tem a maior porcentagem de entrevistados com curso superior, 47%. Nessa área também se concentram os entrevistados que tem renda familiar acima de 20 salários mínimos: 36%. No total da pesquisa, apenas 9% têm essa renda familiar.

Para a maioria dos entrevistados (73%) a renda familiar é de até dez salários mínimos.

A área de Itaquera é a que tem mais entrevistados (23%) com renda de até R$ 302, seguida pelas áreas de Campo Limpo (22%), Itaim Paulista (22%) e Brasilândia (20%), que inclui também Freguesia do Ó e Cachoeirinha. Do total de entrevistados nas 19 regiões agregadas, 16% possuem essa renda familiar mensal.


Leia mais:

Medo faz paulistano mudar de hábitos