Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2006 - 13h26

Pela 2ª edição seguida, Copa vê na final duas seleções invictas

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Pela segunda edição seguida, duas seleções chegam invictas à final da Copa do Mundo. Tanto a Itália como a França ainda não perderam nenhum jogo no Mundial alemão, repetindo o que aconteceu com Brasil e Alemanha em 2002, na Coréia do Sul e Japão.

Os italianos somam cinco vitórias e um empate nos seis jogos que disputaram, e os franceses, quatro triunfos e dois empates. Em 2002, a seleção brasileira chegou à decisão ostentando seis triunfos, contra cinco vitórias e um empate dos alemães.

Apesar das duas recentes edições, final de Copa com dois invictos não é um fato comum, tanto que, entre 1974 e 1998, isso não ocorreu. O ápice foi em 1978, quando os dois finalistas (Argentina e Holanda) já tinham perdido no torneio.

Antes de 2002, a última Copa a ter na decisão duas seleções que ainda não haviam conhecido nenhum revés foi a de 1970, no México, quando o Brasil (cinco vitórias) duelou com a Itália (três triunfos e dois empates).

Além de 1970, 2002 e 2006, os torneios de 1966 (Inglaterra x Alemanha), de 1958 (Brasil x Suécia), 1950 (Uruguai x Brasil), de 1938 (Itália x Hungria), de 1934 (Itália x Tchecoslováquia) e 1930 (Argentina x Uruguai) foram decididos por dois invictos.

Após duas vitórias (Gana e República Tcheca) e um empate (EUA), a Itália superou nos mata-matas Austrália (oitavas), Ucrânia (quartas) e Alemanha (semifinais). Já França obteve na primeira fase dois empates (Suíça e Coréia do Sul) e uma vitória (Togo). Depois, ganhou de Espanha (oitavas), Brasil (quartas) e Portugal (semifinais).

Leia mais
  • "Nós temos Zidane, e a Itália não", afirma francês Sagnol
  • França vê Brasil como divisor de águas e nega desunião
  • Guitarrista do Oasis repetirá roupa na final para dar sorte à Itália

    Especial
  • Vote: para que time você vai torcer na final da Copa do Mundo?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página