Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2007 - 12h58

Cartunista Yvan Delporte, pai dos Smurfs, morre aos 78 anos

Publicidade

da Ansa, em Roma
com Folha Online

Um dos pais dos Smurfs, o cartunista Yvan Delporte, morreu nesta terça-feira (6) em Bruxelas aos 78 anos. O desenhista belga, que criou os Smurfs ao lado do cartunista Peter Culliford, o Peyo, também ficou famoso por seu trabalho nas histórias em quadrinhos para a revista "Spirou", entre 1955 e 1968.

Os Smurfs apareceram pela primeira vez em 1958, na história em quadrinhos publicada na "Spirou". Anos depois, ficaram mundialmente conhecidos pelo desenho animado produzido pela Hanna-Barbera.

Divulgação
Yvan Delporte, um dos criadores dos Smurfs, morreu aos 78 anos
Yvan Delporte, um dos criadores dos Smurfs, morreu aos 78 anos
Delporte sempre esteve à frente do fenômeno Smurfs. Amados pelas crianças de muitos países e foco de campanhas impressionantes de merchandising, o desenho animado reúne um simpático grupo de homenzinhos azuis que vivem na natureza (com suas casinhas de cogumelo). A única exceção é o Papai Smurf, líder incontestável do grupo, que usa um gorrinho vermelho. Há também o malvado mago Gargamel, sempre acompanhado de seu gatinho Cruel.

Cerca de uma centena de Smurfs, todos idênticos, vivem sob uma ótica do socialismo (além de propagarem o naturismo e ainda serem acusados de machismo), em que dividem tudo: das funções na sociedade à coleta de frutas no bosque. São homenzinhos assexuados vivendo com uma única Smurf mulher, a Smurfete.

Divulgação
Desenho Smurfs conquistou as crianças nos anos 80
Desenho Smurfs conquistou as crianças nos anos 80
O desenho, que acaba de voltar à televisão italiana após uma pausa de dois anos, tem versões em mais de 25 línguas diferentes distribuídas pelo mundo.

Objeto de estudo de sociólogos e psicólogos, os Smurfs foram considerados, junto com os Teletubbies, responsáveis por um "despertar terapêutico" tanto para crianças e adultos.

A pesquisa recente foi conduzida por um grupo de psicólogos e publicada pela revista 'Adv Next". Segundo a publicação, a mensagem positiva vem do fato de os personagens serem "positivos e estarem imersos em ambientes naturais".

Mas ao longo de sua existência, o desenho também teve detratores. Um estudo da socióloga Marina D'Amico, apresentado em 1992, apontou os Smurfs como "machistas", culpa da Smurfete que, única mulher entre mais de 90 homens, é "bonitinha e estúpida".

Leia mais
  • Trilogia dos Smurfs chega aos cinemas em 2008
  • Smurfs são atacados com bombas em campanha da Unicef
  • Britânico causa estranhamento com série de desenhos "fofinhos"
  • Desenho animado exibido pela MTV lituana satiriza Igreja Católica
  • Cartoon Network vai advertir pais sobre programação adulta
  • TVs infantis dizem vetar abuso de comerciais para crianças

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os Smurfs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página