Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

60 anos de Israel

Israel comemora oficialmente seus 60 anos de nascimento a partir desta quinta-feira


Mais resultados: 1 2 3
Comentários dos leitores
ARACAJU / SE
Só informar que Abraão não sacrificou o filho Isaque, ele ia sacrificar, mas reza a lenda (pra quem não acredita na Bíblia) que um anjo impediu o ato.
A nação de Israel existe, no mesmo local, antes dos palestinos se formarem como nação. Se for colocar nas mãos dos verdadeiros donos, terão que rescucitar alguns reinos (que Israel detonou) que não existe mais. POr tanto, para mim, aquelas terras são dos judeus.
abraços fraternos, se isso for possível aqui.
39 opiniões
avalie fechar
Perdoem-me pelos erros na transcrição da carta. 3 opiniões
avalie fechar
PARTE FINAL..
... peregrinar por toda a face da terra. Não sairemos. Resgatamos o penhor dos nosos antepassados: Jerusalém é edificada. " No próximo anos " e no próximo ano e no próximo anos e até ao final dos tempos - em JERUSALÉM"1
ELIEZER BEN YSRAEL
9 opiniões
avalie fechar
E quando 20 anos depois repetiu-se o mesmo e os árabes realizaram um bombardeio selvagem e não provocado sobre a Cidade Santa, alguém de vocês tomou alguma providência?Somente depois que a cidade estava definitivamente unificada, vocês despertaram.Então torceram as mãos e disseram palavras empoladas sobre "justiça" e sobre ética "cristã", principalmente sobre oferecer a outra face.
A verdade é - e vocês a conhecem bem em seu íntimo -que vocês gostariam muito mais de ver a cidade destruida, do que sabê-la nas mãos dos judeus.Por mais diplomáticas que sejam as frases,os antigos preconceitos se revelam em cada palavra.
Caso o retorno da cidade tenha causado nós dificuldade em sua teologia,então estaria em tempo de verificas seus catecimos.Depois daquilo que passamos,não nos submeteremos passivamente às idéias extravagantes de vocês,de acordo com os quais termos que sujeitar-nos eternamente a ficar sem pátria até que nos tornemos cristãos como vocês.
Pela primeira vez desde o ano 70 d.C.há liberdade religiosa em toda Jerusalém.Pela primeira vez desde que os romanos lançaram suas tochas incendiárias contra o templo,há direitos iguais para todos(mas vocês preferiram ter direitos um pouco melhores do que outros).Nós detestamos a espada-mas vocês nos obrigaram a tomá-la na mão.Ansiamos pela paz-mas não voltaremos à paz de 1948,como vocês exigem de nós.
Finalmente estamos em casa.Essa é uma maravilhosa certeza para nós como nação, que fomos obrigados por vocês ... ( ver final)
10 opiniões
avalie fechar
CONTINUAÇÃO...
Isso depois de termos concordado com seu desejo de " internacionalizar" a cidade. Foi uma alia~ça mortífera que executou essa tarefa:oficias britâncios,artilheiros árabes,com canhões americanos. E em eguida, o selvagem saque e destruição da cidade velha: a trucidação proposital, a destruição consciente de cada sinagoga e escola religiosa, a profanação de cemitérios judeus, as vendas das lápides por um governo diabólico, como material de contrução para a edificação de granjas avícolas, depósitos militares e até instalações sanitárias pulicaa.
E vocês nunca disseram uma palavra sobre isso!
Vocês não eixaram ouvir o mínimo protesto, quando os jordanianos cercaram o mais sagrado dos nossos lugares santos, o Muro das Lamentações, desrespeitando as as promessas que haviam feito após a guerra, uma guerra que realizaram apesar de uma decisão correspondente da ONU. Não se ouviu uma palavra de vocês, quando os mercenários, de suas posições de abrigo atrás dos muros, abriram fogo contra nossos cidadãos.
Os seus corações sangraram quando Berlim foi bloqueada.Vocês apressaram-se a auxiliar os "corajosos berlinenses" com uma ponte aérea,mas não enviaram uma grama de alimentos para a Jerusalém cercada e esfomeada.
Vocês gritaram contra a construção do muro que os alemães orientais fizeram no meio de Berlim, mas não se ouviu um pio de vocês por causa do outro muro, o que dividiu o coração de Jerusalém.
Continua.. última parte.
10 opiniões
avalie fechar
CONTINUAÇÃO: ..., se esquecermos de Jerusalém!.
Durante dois milênios repletos de aflições,enquanto fomos seus hóspedes indesejados, oramos diariamente pelo retorno a esta cidade.Três vezes ao dia apresentamos nossas petições ao Altíssimo: "Reúne-nos dos quatro antos da terra, leva-nos à nossa terra, volta em graça para Jerusalém, para a cidade, e habita nela, como o prometeste."
Em cada grande dia do perdão e em cada festa de " pessach", levantamos insistentemente nossa voz, na esperança de nos encontrarmos no próximo ano em Jerusalém.
Os julgamentos como hereges,progroms e expulsões que sofremos de vocês, os ghguetos em que nos encurralaram, os batismos aforça, os sitemas de quotas, seu anti-semitismo sutil, e finalmente o indescritível domínio de terror, o Holocausto ( e o que é ainda mais horrível - seu terrível desinteresse) - tudo isso não nos fez sucumbir.Talvez isso tenha acabado com o resto de sua força moral, mas a nós forjou como o aço.
Vocês pensam que podem abater-nos, depois que tivemos de passar por tudo isso? Vocês pensam realmente. que após Dachau e Auschwtz, soo amendrontados pelas suas ameaças, bloqueios e outras medidas?
Estivemos no inferno - e voltamos - um inferno que vocês nos prepararam. O que mais vocês teriam em seus arsenais, que nos poderia atemorizar?
Vi a cidade duas vezes sob o bombardeio das nações que a si mesmas declaram "cicilizadas".Em 1948,enquanto vocês assitiam inativos, eu vi mulheres e crianças sendo despedaçadas.
CONTINUA..
9 opiniões
avalie fechar
Se me permitem, em homenagem aos 60 anos de Israel desejo transcrever a carta de uma judeu, de um livro que comprei em 1980.
"Não sou um ser de outro planeta, como vocês parecem crer.Sou um habitante de Jerusalém, uma pessoa de carne e sangue,como vocês também.Sou um membro da minha ciade, uma parte integrante do meu povo.
Em meu peito pesam alguns assuntos, dos quias preciso ficar livre.Por não ser uma diplomata, não necessito medir minhas palavras.Não preciso agada-los,nem persuadí-los.Não lhes devo nada.Vocês não contruiram esta cidade, vocês não moram aqui,vocês não defenderam quando chegaram os inimigos para destrui-la.E nós estaremos perdidos se permitirmos a vocês tirá-la de nós.
Muito antes de existir Nova Iorque,havia Jerusalém.Num tempo quando Berlim,Moscou,Londres e Paris eram regiões de matas e pântanos infestados, aqui vivia uma florescente comunidade judaica.Ela deu ao mundo aquilo que vocês nas nações, desde que se firmaram neste mundo, rejeitam - ou eja, um código humano moral.
Por aqui andaram os profetas, cujas palavras iluminaram a terra como relâmpagos.Aqui vivia um povo que nada mais queria do que viver em paz,que lutava contra ondas de atacantes gentios,um povo que se esvaiu em sangue e morreu nos campos de batalha, que se lançou nas chamas do seu templo incendiado ao invés de render-se, e quando finalmente foi vencido numericamente e levado ao caiveiro, jurou:Que noosa língua se apegue ao paladar e se resseque nossa mão direita,... CONTINUA
15 opiniões
avalie fechar
Por favor, antes de fazer um comentário leviano usando minhas palavras, estude primeiro sobre as diásporas judaicas, a peregrinação deles nesses 1898 anos ( depois da queda de Jerusalém pelas tropas de Tito no ano 70 A.D., verifique também quando e se em algum lugar da história houve uma nação que se chamava " Palestina ", qual, sua moeda, idioma, sistema de governo,etc.
Você vai perceber que não é conto de fadas.
Um povo sem memória é um povo sem história e não é o caso deles.
12 opiniões
avalie fechar
Samantha Rabelo (120) 16/05/2008 14h01
Samantha Rabelo (120) 16/05/2008 14h01
GUARA / DF
Que lindo esse conto de fadas, tão reiterado no intuito de virar verdade, será que vira?
Quer dizer que o fato de uma nação possuir desertos, aterros sanitários, etc, dá o direito de outro tomar posse dessas terras?
Hummm, então cuidado! se sua cidade (ou país) possui aterros sanitários ou áreas desertas, Israel pode entender que é legítima a invasão. Afinal Israel pode tudo...
63 opiniões
avalie fechar
Antes da criação do Estado de Israel aquelas terras estavam largadas a mercê da própria sorte.
Nem os Otomanos e nem o Protetorado Britânico cuidava da prosperidade local.
Desde o final do século 19 a comunidade judaica já era maioria, segundo jornais locais da época.
Theodoro Herz deu uma grande contribuição ao Novo Estado de Israel. Em 1897, na Basiléia, Suiça ele disse: "... dentro de 50 anos nascerá um novo Estado de Israel..". Dito e feito, depois de um custo incalculável de vidas que foram dizimadas no brutal genocídio do Holocausto.
Minha pergunta é: Porque o mundo árabe, não dava bolas enquanto aquelas terras eram apenas desertos, ruinas e aterros sanitários ?
Na criação, em 1948, eles pediram licença aos seus patrícios e bombardearam a jovem nação.
Quem foi então que criou essa massa de refugiados palestinos? Resposta: O próprio mundo árabe. Eles mesmos são os culpados, mas Israel demonstrou em apenas 60 anos como se transfoma desertos em mananciais.
Isso por si só, demonstra que a terra de Israel e o coração do povo judeu é um só, de direito e de fato.
Em tem mais... Ninguém mais os arranca de lá.
A paz no mundo, depende da Paz em Jerusalém.
38 opiniões
avalie fechar
Rafael Dias da Silva (129) 16/05/2008 11h54
Rafael Dias da Silva (129) 16/05/2008 11h54
Renato. A qual lugar o senhor estava se referindo? Peguei o "bonde andando". 3 opiniões
avalie fechar
denis strum (1) 16/05/2008 11h33
denis strum (1) 16/05/2008 11h33
SAO PAULO / SP
Muito Boa reportagem. Legal mostrar que existem comunidades judaicas vivendo em paises árabes e mostrando que sim é possível que dois povos irmãos vivam juntos.
A única lástima é que o radicalismo que existe na religião deixa cada vez mais distante da paz.
5 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 16/05/2008 11h27
Eduardo Velasco (271) 16/05/2008 11h27
"Estou indignado com alguns destes comentários. Para nós professores de História, chega a ser ridículo. Não podemos considerar exemplo de democracia ( onde? ) um lugar onde se alfabetiza crianças, desmontando metralhadoras e ensinando o ódio ao próximo."
ONDE? SIM! ONDE? NO RIO? NA ROCINHA? OU NO BAIRRO ÂNGELA EM SP? DEPENDE PARA ONDE SE OLHA E COMO SE QUEIRA ENXERGAR DEMOCRACIA. OU MELHOR, DE COMO SE DEVE ENTENDER DEMOCRACIA COM AQUELE COLORIDO DE IDEOLOGIA. A AUSTRIA É DEMOCRACIA? O FRITZEL MORA LÁ, PERGUNTE A FILHA DELE! PASSEI EXCELENTES DIAS EM RAMALLAH E EM JERUSALEM, MAS NEM POR ISSO ACHO QUE A VIDA EM HAIFA É BOA. ACHEI QUE O AMIGO FOSSE PROFESSOR DE HISTÓRIA, AGORA PERCEBO QUE É PROFESSOR DE MORAL E CÍVICA!
ABRAÇOS DEMOCRÁTICOS!
EDUARDO VELASCO
NATAL/RN
13 opiniões
avalie fechar
Eduardo Velasco (271) 16/05/2008 11h17
Eduardo Velasco (271) 16/05/2008 11h17
"evidente q a solução da causa palestina ñ interessa... [aos] árabes,... caso contrário o problema não existiria...". A TURMA DO MOFO INTELECTUAL Ñ DESISTE: AGORA USAM LÓGICA SOFISTA P/ A HISTÓRICA! "...Jordânia, cuja população é 70% de palestinos..." VÁ EM AMÃ E DIGA Q PALESTINO É JORDANIANO E VICE-VERSA, E DEPOIS ATERRIZE EM BUENOS AIRES E DIGA Q ARGENTINO É BRASILEIRO E VICE-VERSA! DEPOIS VÁ NA HERANÇA NÚBIA EGÍPCIA NO CAIRO: DIGA Q OS PALESTINOS (ÁRABES SEMITAS) E EGÍPCIOS SÃO OS MESMOS! "...Israel é um país menor do que o Piauí..." EU ACHO QUE O NOBRE AMIGO QUIS DIZER ALAGOAS, SERGIPE, NÃO? SABIAM QUE A EL AL NÃO FAZ VÔO INTERNO? Ñ TÊM ESPAÇO PARA DECOLAR, DE TÃO PEQUENO É O PAÍS! "...Sabe qual é a diferença entre Israel e seus vizinhos? Israel se importa com as pessoas independente de credo ou origem..." EU OUÇO ESSAS IDÉIAS AMÉBICAS E FICO PENSANDO: SERÁ QUE ESSE PESSOAL CONHECE ALGUM LUGAR ALEM DAS QUATRO RUAS DO BAIRRO ONDE MORAM? "...Quem sabe por isso Israel é um país de 1o mundo, descente..." ACHO QUE O AMIGO DESEJOU DIZER "DECENTE", MAS EM TODO CASO, PQ VCS FUNDAMENTALISTAS NÃO LEVAM UM PUNHADO DE FOLHETOS E, POSTADOS NO DUNG GATE (QUEM SABE ME ENTENDE DE ONDE ESTOU FALANDO) COMECEM A DISTRIBUI-LOS. E VERÃO O QUE É GENEROSIDADE (COM DIREITO A CACETETE E TUDO!). FICO COM EINSTEIN: "A ATITUDE QUE TIVERMOS COM A MINORIA ÁRABE SE REVELARÁ O VERDADEIRO TESTE DOS NOSSOS PADRÕES MORAIS COMO POVO." (in, Einstein - His life and Universe, p.551). A TRADUÇÃO É DE GRAÇA! 13 opiniões
avalie fechar
Caro Manuel Amorim (1) 14/05/2008 22h07.
Estão certíssimas as suas colocações.
Desde 1948, 850.000 judeus foram expulsos dos países árabes ou mulçumanos e a maioria deles tiveram todos seus bens expoliados. A mais recente resolução 185 da ONU, iguala os judeus e palestinos no mesmo patamar.Se os palestinos tem o direito os judeus também tem, mas na verdade é isso mesmo que o sr.postou: Não há interesse do mundo árabe em resolver essa crise.
Se os palestinos fossem recebidos pelos seus patrícios a crise acabaria, mas o interesse deles é exterminar Israel.Fomentando essa crise, Israel tem que defender e acaba se desgastando perante a opinião pública internacional e de tabela os EUA acaba " sofrendo " o mesmo desgaste por apoia-lo.
34 opiniões
avalie fechar
Renato Pereira (8) 14/05/2008 22h55
Renato Pereira (8) 14/05/2008 22h55
Estou indignado com alguns destes comentários. Para nós professores de História, chega a ser ridículo. Não podemos considerar exemplo de democracia ( onde? ) um lugar onde se alfabetiza crianças, desmontando metralhadoras e ensinando o ódio ao próximo. 17 opiniões
avalie fechar
Manuel Amorim (1) 14/05/2008 22h07
Manuel Amorim (1) 14/05/2008 22h07
SAO PAULO / SP
É evidente que a solução da causa palestina não interessa aos países árabes, pois caso contrário o problema não existiria mais. O que interessa a esses países é a manutenção do problema.
Os palestinos já possuem um país que é maior até do que Israel: a Jordânia, cuja população é 70% de palestinos. Porque esses países não abrigaram seus irmãos e se recusaram a recebê-los? Todos os palestinos da Cisjordânia eram cidadãos Jordanianos antes de 1967. E os palestinos da faixa de Gaza eram cidadãos Egípcios. Era obrigação desses dois países protejerem seus cidadãos, mas esses países os abandonaram. Olhem só que exemplo: os árabes abandonam-se a si mesmos só para prejudicarem terceiros.
Esses dois países abandonaram seus cidadãos para depois dizer que a causa do problema é Isreal.
O próprio exemplo de Israel é o inverso: abrigar todos os judeus do mundo, dos quais quase um milhão de judeus foram expulsos de países árabes e tiveram todos os seus bens confiscados.
Israel é um país menor do que o Piauí, enquanto os árabes tem metade da Ásia, o norte da África e uma pontinha da Europa (Turquia).
Sabe qual é a diferença entre Israel e seus vizinhos? Israel se importa com as pessoas independente de credo ou origem.
Já para seus vizinhos a vida humana não vale nada.
Quem sabe por isso Israel é um país de 1o mundo, descente, e seus vizinhos não tem nada além de petróleo, que baseiam seus regimes na ignorância de sua população.
35 opiniões
avalie fechar
Paulo Renato Haubert (17) 14/05/2008 20h03
Paulo Renato Haubert (17) 14/05/2008 20h03
Por que vocês não publicam as opiniões isentas de pessoas que não tem parte no conflito? Esse tal de Samuel Feldberg tem a visão judaica do conflito, como judeu que é. 19 opiniões
avalie fechar
ciccero carlos de lima (7) 14/05/2008 19h24
ciccero carlos de lima (7) 14/05/2008 19h24
O problema de Israel foi o que o Sr, Ben Gurion alertou para que não fosse feito e fizeram: " O sionismo é apenas um andaime para se alcançar a plenitude do Estado de Israel, quando acontecer a pretica deve ser abandonada" pelo contrário, os Judeus do mundo todo deveriam olhar para o futuro, confiar nas nações amigas e firmar acordos e tratados com elas; fazem o contrário, semeiam o ódio com sua disproporção militar em relação aos palestinos (que tem o dever de defender a sua gente), e se apoderam da mídia global para todo santo dia nos fazerem lembrar de Hitler e do holocausto, aliás já houveram muitos holocaustos após 1945 ( Ruanda é um exemplo) ouçam o túmulo de Ben Gurion Judaísmo não é patria, ser Judeu não é ser Patriota, a pátria é Israel. E se os Estadunidenses não tiverem juizo, e engrossarem suas fileiras politicas, comerciais, externa com mão judaica um dia chegará que alguém irá cortá-la com os proprios dentes... muitos pensam que o grande urso branco está morto, e que a união soviética não existe mais...paguem pra ver - Ciccero carlos de Lima - São Paulo - SP
O sionismo
26 opiniões
avalie fechar
ANTONIO JOÃO JARDIN (299) 14/05/2008 16h07
ANTONIO JOÃO JARDIN (299) 14/05/2008 16h07
A VERDADE É QUE NA BANDERIRA AMERICANA VARIAS ESTRELAS SÃO ESTRELAS DE - DAVI _ E MAIS UM ESTADO AMERICANO ,COM TODO O PODERIO AMERICANO . E FAZEM O QUE JÁ SOFRERAM 48 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (51)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página