Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Conflito na América do Sul

O conflito entre Colômbia, Equador e Venezuela começou após a morte de "Raúl Reyes", porta-voz das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e considerado o "número dois" da guerrilha.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7
Comentários dos leitores
ale ale (4) 10/03/2008 02h32
ale ale (4) 10/03/2008 02h32
Só levantando alguns dados interessantes que fogem do conhecimento da maioria das pessoas.
Os Srs sabem quando foi criada, porque e o que aspiram as Farc?
Os Srs sabem quantas vezes as Farc tentou politicamente sem nenhum tipo de violência lançar candidatos e o que aconteceu com eles?
Respondo. Foram assassinados.
Os Srs sabem exatamente quantos guerrilheiros ou cidadãos colombianos simpatizantes da mesma estão presos e qual é o tratamento dispensado a eles?
Os Srs sabem de quem esse tal Álvaro Uribe foi advogado quando não era presidente?
Bom, essa eu respondo. Alguém ainda se lembra de Pablo Escobar. Parace ironia do distino!
Os Srs sabem, quando secretário de Aviação Civil, o Sr Álvaro Uribe liberou nos aeroportos colombianos?
Ah!! Essa eu também respondo. Transporte de Coca.
Os Srs sabem quantos processos esse tal Sr Álvaro Uribe tem por desrespeito aos direitos humanos nas cortes internacionais? Ah essa eu também respondo. Mais de 2000 processos.
Os Srs sabem quantos sindicalistas e opositores ao seu governo foram assassinados na Colombia?
Também respondo. Inúmeros nos últimos anos.
Que estranho?!?! Afinal ele é contra o quê?
Outro dado importante. Se as Farc, o que eu pessoalmente desaprovo, sequestra ou tortura alguém, daí são terroristas. Certo? E quando um país invade outro país contra o "terrorismo, armas nucleares", fomentam ditaduras, financiam paramilitares, promovem o caos e não resolvem nada como sempre, do que é que devemos chamá-los (esses governos)?
43 opiniões
avalie fechar
MILTON REZENDE (75) 09/03/2008 22h47
MILTON REZENDE (75) 09/03/2008 22h47
Cada vez fica mais evidente o descaso com a Educação no Brasil,principalmente quando lemos nos meios de comunicação a aprovação de um garoto de oito anos em um concurso de vestibular de Direito em uma universidade brasileira.Sem desmerecer a capacidade do garoto PORTELINHA ,é inacreditável como a universidade pôde permitir a matricula sem a documentação necessária que o habilite a exercer o curso.O maior equivoco é falta de fiscalização no vestibular.Com oito anos de idade é pouco mais que o inicio das atividades escolares de qualquer criança,portanto sem os requisitos básicos de formação para ingressar em qualquer universidade que seja seria e decente.As escolas fajutas (pagou passou) estão presente em qualquer lugar em diversas cidades do Brasil apenas com objetivos de lucro facil, sem a fiscalização do ministério da Educação.O saber nem sempre pode se dar ao luxo de passar por cima das Leis e de obrigações fundamentais. E no meu ponto de vista os pais deste garoto estão mais com a finalidade de sensacionalismo , do que realmente a preocupação da educação escolar deste menino.Por esta e outras é que temos os maus profissionais frustrados em todas as areas de cursos superiores cometendo barbárie de percurso por interferencias de pais e mães que escolhem o curso dos seus sonhos para seus filhos. 9 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2079) 08/03/2008 20h13
Antonio Fouto Dias (2079) 08/03/2008 20h13
No dia 04 deste mes de março, foi publicano pela FolhaOnline, as 18h01, uma matéria entitulada
"veja local da operação militar colombiana contras as Farc no Equador". Observando os detalhes no mapa existente na publicação, observei um detalhe sobre a inesistência de representação de nenhuma base ou raio de ação das Farc no Equador. Menciono isso, considerando-se principalmente que, apesar de ter havido a invasão do território equatoriano pela Colômbia, nada se registra sobre a presença das Farc naquele País e, principalmente porque foi anunciado no Senado Federal, de que uma equipe de estudantes mexicanos estavam se deslocando para a América do Sul, no sentido de estudos da ação das Farc e mais ainda, o destino dessa equipe não é a Colômbia e sim o Equador. Estaria as Farc também agindo em território equatoriano supostamente com a conivência do governo? É um caso para ser estudad.o
4 opiniões
avalie fechar
joao nascimento (112) 08/03/2008 18h20
joao nascimento (112) 08/03/2008 18h20
Quando comecei a ler o comentário de CARLOS LOBISTICK sobre o acordo de URIBE e CORREIA, da Colombia e Equador, estranheir que terminou puxando o saco do LULA: " O UNICO PAÍS NO MUNDO EM QUE OS EUA, ESTÃO COM INTERVENÇÃO DIRÉTA CONTRA O TRAFEGO DE DROGAS É A "COLOMBIA DE ALVARO URIBE".
Uribe, o presidente que foi eleito graças ao sequestro da Senadora Betencourt, como é possivel isto?
Mas ainda tem pessoas, que preferem achar que os Guerrilheiros preferiram sequestrar, quem queria dialogo com eles, e deixar ser presidente aquele que os quer destruir??????
Tem mente para tudo.
Por isto o Governo Lula, esta voando com PIB, qualitativo coisa nunca visto no planeta terra antes, e pib quantitativo, que superou 5%, e como.
Nós brasileiros podemos e devemos ter esperança num Brasil de Todos, que esta indo de olhos vistos para frente, apesar da OPOSIÇÃO SUICIDA, QUE NÃO TEM NEM MAIS IDENTIDADE PROCURANDO ALIANÇAS COM QUALQUER UM, ATÉ COM UM OPOSITOR IGUAL AO CIRO GOMES.
Quem diria que veriamos este dia. Não adianta, eles por eles mesmo não teem mais salvação.
Abandoram todos os brasileiros que depositaram seus votos neles, não com CPIs sérias, honestas, que contribuissem com coisas boas para todos nós, mas com UMA ENXURRADA DE CPI PARA SE REELEGEREM INFELIZMENTE.
E nos estados, e prefeituras onde são governos NÃO DEIXAM PASSAR UMAZINHA CPI", quer dizer, a oposição do Brasil, governos estaduais e prefeituras vão instalar CPI contra os países vizinhos?????????
para CArlos, o B
10 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (158) 08/03/2008 18h02
Rogério Athayde (158) 08/03/2008 18h02
Sr. + Brasil: Que bom que o Sr. me respondeu a altura que deveria responder. Democracia é isso aí, liberdade de expressão, liberdade de ir, vir, permanecer, ficar com a consciência de ser. Gostaria também de agradecer a Folha de São Paulo, cujo jornal sou assinante, por este tão importante espaço oferecido aos seus leitores e admiradores de uma imprensa livre e democrática. Tenho certeza que o Sr. + Brasil usou e usa deste espaço para também expor suas idéias e opiniões, pois como disse anteriormente, não se deve combater os homens, mas sim as idéias. O que desejo do fundo do coração, é que a humanidade busque a paz através de entendimentos morais e éticos. Somos sabedores dos abusos que alguns homens fazem do poder...poder econômico, político, moral e espiritual. O que me preocupa em tudo isso, são os povos da América do Sul, que sofrem todo tipo de injustiças sociais, e não é de boa índole moral que os homens do poder, por inconsequências mil, possam no mundo de hoje, acabar promovendo a guerra. Nós latinos americanos não queremos guerra, nós latinos americanos desejamos a união através da unidade na diversidade. Só tenho uma certeza na vida Sr. + Brasil, que é a certeza da incerteza. Mas respeito a sua opinião, seja ela qual for. Talvez não concorde com suas idéias, mas as respeito, da mesma forma que respeito a opinião de todos aqui. Creio eu que é pelo heterogênio que se cresce e não pelo homogênio. Nunca fui e nunca serei comunista, o meu partido é da humanidade. 2 opiniões
avalie fechar
almir inacio da silva (25) 08/03/2008 17h51
almir inacio da silva (25) 08/03/2008 17h51
Que bom ver a paz voltar a ser rumo certo para os governantes. Que bom saber que mesmo em nosso continente os governantes se acertam e não é necessário a intervenção de alguns países que somente resolvem os problemas dos outros com a morte do seu povo. Parabéns povo da américa do sul que promovem creescimento ao mundo e objetiva e se sujeita ao diálogo. Parabens Senhor Deus, por haver interferido nisso que seria princípio de uma guerra. O povo da América do Sul, a América da Paz e do Amôr, deve em muito aos nossos governantes pelas decisões sérias que tomam a cada dia. Cresçamos juntos e em harmônia com os nossos demais irmãos de todo esse continente. E que a Paz, Amôr e Alegria estejam sempre nos corações daqueles que assim procedem. 3 opiniões
avalie fechar
+ Brasil (653) 08/03/2008 14h28
+ Brasil (653) 08/03/2008 14h28
Mas caro Sr Rogerio, respeito sua opinião, o senhor, ideologicamente, tem simpatias pelos americanos, eu so acho que os americanos abusam da sua força tecnologica, e cometem crimes hediondos contra a humanidade. Tenho muitos amigos que vivem na america do norte, devemos respeito aos americanos do bem, aos do mal, aqueles que foram fazer o que no Vietnam, o que foram fazer na Coreia, o que Fazem no Afeganistão, o que fazem no Iraque, o que promovem no oriente medio? E querem construir uma região, que sempre viveu em paz, mesmo explorada, não so por americanos, mas por ingleses, franceses menos, holandeses, suiços, querem eles transformar essa ilha de fome e de paz, em região conflagrada. Mas desculpe-me, a ironia que usei com o senhor, pois tem demonstrado ser, de fato, uma pessoa muito educada. 3 opiniões
avalie fechar
+ Brasil (653) 08/03/2008 14h14
+ Brasil (653) 08/03/2008 14h14
Sr. Rogerio é que pensei, que o missel fosse americano, e só depois de ler sua forma patriotica, de repudiar as ofensas, ao nosso presidente, que me vi que o missel era brasileiro. Concordo com o senhor, acho que presidentes de paises, não podem sair por ai dizendo, que certos paises são componentes do eixo do mal, enquanto os maiores exportadores de cocaina, tem seu apoio incondicional, alias, lemos todos os dias, noticias de prisões de mega traficantes, tanto nos Estados Unidos como na Colombia, não é mesmo. Ou o senhor é ironico, quando se sente aviltado pelos comentarios de Chavez ao americano Bush ? 2 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1659) 08/03/2008 13h34
Carlos Lobitsky (1659) 08/03/2008 13h34
Todo mundo esquece que TRAFICO NO MUNDO É "COLOMBIANO", VEJAM BEM "COLOMBIANO".
Nunca se houviu falar em Trafico Venezuelano, ou Equatoriano, isto nunca existiu, ou poderá existir, só na cabeça de pessoas desinformadas, pois tanto Venezuéla e Equador, condenam, e mantem presos traficantes.
O UNICO PAÍS NO MUNDO EM QUE OS EUA, ESTÃO COM INTERVENÇÃO DIRÉTA CONTRA O TRAFEGO DE DROGAS É A "COLOMBIA DE ALVARO URIBE".
Uribe, o presidente que foi eleito graças ao sequestro da Senadora Betencourt, como é possivel isto?
Mas ainda tem pessoas, que preferem achar que os Guerrilheiros preferiram sequestrar, quem queria dialogo com eles, e deixar ser presidente aquele que os quer destruir??????
Tem mente para tudo.
Por isto o Governo Lula, esta voando com PIB, qualitativo coisa nunca visto no planeta terra antes, e pib quantitativo, que superou 5%, e como.
Nós brasileiros podemos e devemos ter esperança num Brasil de Todos, que esta indo de olhos vistos para frente, apesar da OPOSIÇÃO SUICIDA, QUE NÃO TEM NEM MAIS IDENTIDADE PROCURANDO ALIANÇAS COM QUALQUER UM, ATÉ COM UM OPOSITOR IGUAL AO CIRO GOMES.
Quem diria que veriamos este dia. Não adianta, eles por eles mesmo não teem mais salvação.
Abandoram todos os brasileiros que depositaram seus votos neles, não com CPIs sérias, honestas, que contribuissem com coisas boas para todos nós, mas com UMA ENXURRADA DE CPI PARA SE REELEGEREM INFELIZMENTE.
E nos estados, e prefeituras onde são governos NÃO DEIXAM PASSAR UMAZINHA CPI.
13 opiniões
avalie fechar
Rogério Athayde (158) 08/03/2008 13h14
Rogério Athayde (158) 08/03/2008 13h14
Resposta ao Sr. + Brasil: Caro amigo, não sei qual a finalidade que Vossa Senhoria tentou satirizar o texto que escrevi na manhã de hoje, mas tudo bem, vamos lá: Em primeiro lugar em nenhum texto por mim digitado, em nenhum deles eu defendi os atos do Presidente norte americano; em segundo lugar em nenhum texto por mim digitado defendi os atos do Presidente venezuelano. Para que Vossa Senhoria entenda o que quis e quero dizer é que: sou contra os(as) presidentes de qualquer País usar suas falas ou palavras textuais para agredir a pessoa de outro(a) Presidente; creio eu, que devemos combater as idéias e não o homem, o ser humano. Será que me fiz entender? Não sou norte americano, não sou venezuelano, mas sou brasileiro, e como cidadão brasileiro, luto pela paz, minhas palestras sempre foram direcionadas ao bom entendimento entre as partes envolvidas. Veja Vossa Senhoria, como iremos incitar, incentivar, promover uma possível guerra ou um conflito armado, diante de uma situação tão difícil que nosso povo já vive? Volto a escrever de novo, por favor preste a atençaõ: Nenhum Presidente seja ele (a) de qualquer País, jamais deverá colocar "lenha na fogueira" em situações melindroas, como ocorreu esses dias com nossos vizinhos. Digo e repito, não é de hoje que o Sr. Hugo Chávez vem dando alfinetadas "infantis e irresponsáveis", não só no Presidente americano, mas em outros mandatários também. Sr. + Brasil, sou pela paz, defendo a paz mundial, luto pela paz, e ontem venceu a Paz!!! 1 opinião
avalie fechar
hector solis (4) 08/03/2008 12h52
hector solis (4) 08/03/2008 12h52
Felicito a esse líderes de Estado que mantiveram o bom senso. Viva América em Paz!!!! 3 opiniões
avalie fechar
carlos weber andrade silva (1) 08/03/2008 12h27
carlos weber andrade silva (1) 08/03/2008 12h27
ANAPOLIS / GO
Está na hora da américa latina colocar os pés no chão. Descobrir que o comunismo morreu, está morto, decomposto e não serve nem para ser reciclado. Está na hora de assumir a própria incompetência e parar de criar factóides delegando aos EUA a culpa de nossas maselas. Os EUA querem a amazônia? È muita teoria lisérgica da conspiração. Os EUA fazem mais dinheiro no deserto de Nevada que o Brasil nesta floresta. 4 opiniões
avalie fechar
BELO HORIZONTE / MG
A turminha do 'FORO DE SÃO PAULO": Farcs, pt, lula, noriega, evo morales, chaves, fidel, logo correu pressurosa em defesa deste paspalho boboca que é o atual presidente do Equador Rafael Correa (afinal ele também é um dos amigos do grupelho), não importa que os fascínoras narcotraficantes das farcs passeiem livremente pelo Equador e Venezuela. O que eles querem mais que tudo é isolar o presidente Uribe, que não reza na cartilhinha deles (mas aqui o papo é mais embaixo: os Estados Unidos estão apoiando a Colombia). Camarilha das piores ... 3 opiniões
avalie fechar
+ Brasil (653) 08/03/2008 10h59
+ Brasil (653) 08/03/2008 10h59
Caro FOUTO, não é mais tranquilo, os estudantes mexicanos, irem longe da area conflagrada. Ta certo que os colombo americanos, querem que se expluda, quem for fazer trabalho cientifico, com as Farc. Mas vamos torcer para que os estudantes venham, façam seus trabalhos e voltem tranquilamente,so vamos esperar que depois deles estarem em seu pais de origem, nenhum louco resolva ataca-los, por serem simpatizantes da guerrilha. 1 opinião
avalie fechar
+ Brasil (653) 08/03/2008 10h47
+ Brasil (653) 08/03/2008 10h47
E tambem caro Rogerio, iremos dizer ao nosso sempre presidente americano, que use no Iraque, os mesmos misseis, que acertaram na mosca, o satelite la no espaço, para seu orgulho e de meia duzia, que estãos sempre por aqui. Mas voltando ao missel, se tivessem usado esses, no Iraque, não teriam atingidos tantos hospitais e escolas, que tanto estragos, fizeram a doentes e crianças iraquianas no inicio da guerra 1 opinião
avalie fechar
+ Brasil (653) 08/03/2008 10h39
+ Brasil (653) 08/03/2008 10h39
Sr Rogerio Athayde, na qualidade de representante dos membros da OEA, quero agradecer tão importante parabens, enviado, por tão excelso comentarista desta sala, ficamos deveras emocionado, quando o senhor, sai na defesa do nosso sempre presidente americano, por ter sido violentado, por tão beligerante figura venezuelana, lhe jogando adjetivos como diabo, chegando veja bem caro Rogerio, a dizer que o nosso presidente cheirava a enxofre. Ainda bem que existe como o senhor, e mais uma dezeuns poucos aqui, tão bem nos defendem aqui, de tão diabolica figura. Mas o mundo não sera mais o mesmo depois desse seu parabens a nos. 1 opinião
avalie fechar
Jovino de Almeida (1) 08/03/2008 09h40
Jovino de Almeida (1) 08/03/2008 09h40
Por Reinaldo Azevedo em 30 de janeiro http://veja.abril.com.br/300108/p_060.shtml
A recusa em condenar as Farc, a defesa incondicional do governo de Hugo Chávez na Venezuela, o apoio às pantomimas de Evo Morales na Bolívia - mesmo e especialmente quando ele contraria interesses brasileiros - e de Rafael Correa no Equador e as relações sempre especiais com a tirania cubana fazem parte do alinhamento do governo do PT com este "Comintern" (Internacional Comunista) cucaracho, o Foro de São Paulo.
Ah, não. Não haverá uma revolução comunista liderada pelos petistas. É mais lucrativo operar uma "revolução" na telefonia, não é mesmo? Condescender com a hipótese do levante é uma forma de fazer uma caricatura do que vai acima. O que estou afirmando, e isto é inconteste, é que existe uma organização na América Latina, chamada Foro de São Paulo, a que pertencem o PT e as Farc, que coonesta grupos e governos que optaram pelo terror, pela ditadura ou por ambos. O que essa gente faz é chantagear a democracia, cobrando muito caro por aquilo a que temos direito de graça. E isso se dá, como sempre, sob o silêncio cúmplice e medroso dos democratas.
E que se note: por motivos óbvios, os petistas são mais decentes quando silenciam sobre os crimes das Farc do que quando fingem indignação em entrevistas.
1 opinião
avalie fechar
Bernardo de Lima (6) 08/03/2008 08h01
Bernardo de Lima (6) 08/03/2008 08h01
Como alguém disse;;;"nao adianta discutir com essa raça". A Colombia vai muito bem, obrigado. Estou trabalhando aqui em Bogotá e vejo o quanto a população apóia o presidente Uribe que, antes de tudo, é sério e resposável e está realmente trazendo modernidade e avanço para o seu país. Também vejo o quanto a população colombiana apóia seu presidente, numa demonstração clara que eles já atingiram um estágio acima do nosso e dos paisecos da américa latina cuja população ainda se deixa enganar por pilantras que , para não ficar óbvio sua cobiça por poder, se apóiam a ideologias ultrapassadas e contam com o apoio de "intelectuais" , artistas e tantos outros imbecis que , como vivem na maior mordomia, se acham no direito de dizer o que é melhor para o povo. Essas "viúvas do muro de berlim" , detestam a democracia, detestam vivem num mundo onde as opiniões e crenças opostas devem ser respeitadas, detestram ter que mostrar competência para conseguir um emprego, por isso defendem a estatização de tudo. detestam os Estados Unidos porque isso representa a liberdade que eles querem para o nosso povo.
PilanTras, PicareTas, mensaleiros, aloprados , projetos mal acabados de ditadura, DEIXEM NOSSO BRASIL E O MUNDO EM PAZ !!!
1 opinião
avalie fechar
Rogério Athayde (158) 08/03/2008 07h36
Rogério Athayde (158) 08/03/2008 07h36
Esses dias escrevi aqui bem assim: O Presidente da Venezuela Hugo Chávez gosta de colocar lenha na fogueira. Referi-me ao conflito entre Colômbia e Equador. Ontem o venezuelano deu uma entrevista e disse assim: Álvaro Uribe quer guerra. Vejam os srs e sras como esse presidente não tem responsalidade no que diz. Como que o Presidente da Colômbia quer guerra? guerra da onde? Pois bem, ontem os dois Presidentes deram as mãos, se abraçaram num tom de confraternização e respeito e irão seguir suas vidas em paz. E agora Hugo Chávez? o que Vossa Excelência vai dizer? Adiantou o Sr. colocar lenha da fogueira? adiantou mandar tropas militares à fronteira com a Colômbia? não né...pois é. Gostaria aqui de parabenizar os esforços despendidos por todos os Presidentes da América do Sul que se empenharam para o entendimento de paz entre os dois países. Hugo Chávez de tanto agredir, de tanto colocar fogo na fogueira, está perdendo o seu crédito de confiança na América. Eu nunca ataquei moralmente homem algum na minha vida, mas critico sim homens do poder que não sabem o que é o poder, critico sim homens que adoram fazer guerras e não evitam a paz. Não aplauso o Presidente americano, mas não concordo quando Hugo Chávez fica agredindo chamando de diabo e outras cositas mais. Adianta chamar o americano de diabo? adianta? não né, ou é melhor dialogar, conversar e e se entender. Esses dias os americanos mandaram um míssel a milhares de km e acertaram na mosca o satélite lá no espaço. Fogo né!!! 2 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2079) 08/03/2008 02h59
Antonio Fouto Dias (2079) 08/03/2008 02h59
A Colombia haver invadido território equatoriano é, não só uma atitude errônea como ilegal; entretanto, cabe muito bem aqui uma colocação e a FARC o que está fazendo no Equador? Um elemento interessante, foi a divulgação de que um grupo de estudantes mexicanos irão se deslocar de seu país, para contato de estudos com a Farc, entretanto, adivinhe onde? Não, não é na Colômbia, será no Equador. Só há uma suposição nessa questão, a Farc não está só na Colômbia, mas tembém no Equador ou pode inclusive estar presente em outro país que não se tem conhecimento. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (140)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página