O personagem

Reuters - 07.jan.00
Fernando Carlos Redondo


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Domingo, 28 de maio de 2000

O COLUNISTA RESPONDE


Rodrigo Bueno
     


‘‘Em termos de dar espetáculos, cantar sem parar, apoiar o time em todos os momentos, qual você acha a melhor torcida do Brasil, da América, da Europa e do mundo?’’ Gabriel

Responder a isso é meio difícil, mas vou tentar. Em alguns países, os torcedores são mesmo muito mais fanáticos que em outros. Na Itália, na Argentina e na Inglaterra, há uma paixão pelo futebol até maior do que aquela que vemos no Brasil. Porém também vemos atos violentos em consequência dessa paixão exagerada, o que não é nada legal. Admiro o amor intenso dos torcedores ingleses por seus times, mas não vou classificar os hooligans como os melhores torcedores. Acho um barato a festa dos argentinos, que cantam o tempo inteiro, mas não apóio também a ignorância de alguns barrabravas. Já o torcedor sueco, por exemplo, vê um jogo como uma peça de teatro. Aplaude o juiz, o adversário etc. Mas não gosto desse tipo de torcedor. No futebol, é legal mesmo a festa. Ver os escoceses dançando na Copa é sempre legal. Ver os nigerianos e os holandeses enfeitando os Mundiais é sempre divertido. A torcida reflete muito a cultura dos povos. No Brasil, temos uma moçada bem criativa. E, sem dúvida, a maior torcida de um clube do mundo é a do Flamengo (não sei se você queria saber isso). Quase 30 milhões de brasileiros torcem pelo Flamengo. Esse número é quase a população de Argentina, Itália e Inglaterra. A segunda maior do mundo talvez seja a do Corinthians (20 milhões de pessoas), que é realmente a torcida que mais apóia e mais influi em seu time no Brasil. Na Argentina, a torcida do Boca é também um exemplo de dedicação extrema, mas fui a um jogo em La Bombonera entre Boca e Huracán e fiquei impressionado com a pequena torcida do Huracán. Os caras foram tomando um gol atrás do outro e não paravam de pular e cantar. Acabou 6 a 0 para o Boca e a maior festa foi da torcida do Huracán. Assim, é muito difícil dizer quem tem a ‘‘melhor’’ torcida.


‘‘Como é um gol de letra?’’
Mauro Vieira Cruz, São Paulo, SP

O gol de letra é marcado com a parte interna dos pés. O jogador recebe um passe ou um cruzamento, deixa a bola passar por entre suas pernas e, antes que ela fuja, toca nela com um dos pés, alcançando-a atrás de seu corpo. O atacante brasileiro Paulo Sérgio fez um gol assim na vitória que deu o título alemão ao Bayern de Munique nesta temporada.

E-mail:
rbueno@folhasp.com.br



Leia mais:





Leia as colunas anteriores:

23/04/2000 - Superligas
30/04/2000 - Presente e Passado
07/05/2000 - "Gatos" na Nigéria
14/05/2000 - "Minhas Desculpas"
21/05/2000 - Saem os clubes e entram as seleções