O personagem

Reuters
Reggie Miller

A pergunta de hoje
O colunista responde
Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Terça-Feira, 20 de junho de 2000

A comunidade e Hollywood

Melchiades Filho
     
Diego Medina

As finais da NBA e as semifinais do Nacional masculino reabriram uma discussão sobre o basquete, e todo o esporte, ao provar que há futuro para a paixão, e espaço para o torcedor, numa atividade que vem operando corações em ritmo industrial.

Tanto a liga norte-americana como o campeonato brasileiro testemunharam o sucesso inesperado de "times de comunidade", alheios à ponta-de-lança da investida marqueteira que tomou conta de campos, quadras e pistas na última década: o Indiana Pacers e o Franca.

A "caipirês" do time de Indianápolis é assumida, incensada e simbolizada no seu novo ginásio, o Conseco Fieldhouse.

A arquitetura é retrô, inspirada nos "celeiros" que abrigavam os jogos na década de 50.

Por fora, a arena parece uma caixa de sapatos, em tijolinhos aparentes. Não há cúpulas, abóbodas, redomas. Nada de vidros espelhados. Neon, nem pensar.

Dentro do Conseco Fieldhouse, estão todos os "confortos" da era moderna: supertelões, cadeiras reclináveis, camarotes privativos, lanchonetes, bares, lojas de suvenir, jogos eletrônicos etc. Mas, ao contrário dos outros mamutes recém-inaugurados na NBA, toda essa parafernália foi disposta de modo a não ofuscar a principal atração do ginásio: o jogo.

Ou seja, um cidadão pode sair para ver basquete e voltar "ileso" para casa: sem manchas de mostarda, sem lembrancinhas para as crianças, sem o saco cheio.

Tudo porque a arena foi construída tão somente para o basquete. O espaço não será usado por times de hóquei, shows de rock e leilões de cavalo _o que ocorre no Staples Center, o novo ginásio do Los Angeles Lakers, aliás o adversário do Indiana pelo título de 99/00 da NBA.

Por causa da "exclusividade", os arquitetos puderam erguer um paredão de arquibancadas a partir da quadra, sem recuos, como na "Bombonera" do futebol. No Conseco Fieldhouse, há só dois anéis; todos enxergam bem. No elitista Staples Center, são seis; quem fica no alto é trouxa.

Quer dizer que o Indiana deliberadamente resolveu queimar dinheiro? Não. É preciso entender que Indianápolis é uma cidade média, um pólo industrial modesto no "miolo" dos EUA. Os Pacers não têm ambições hollywoodianas. Trataram, sim, de contemplar a paixão histórica da população pela bola laranja. E o time, duro na queda, formado por veteranos desenganados, segurou as pontas e chegou à primeira final da NBA em sua existência.

Com o Franca, também de uma cidade modesta, foi a mesma história. A equipe perdeu seu núcleo para o Vasco (os melhores jogadores e o técnico Hélio Rubens), mas desmentiu as previsões catastrofistas _empurrado pelo engajamento da torcida e pela maturidade de seus veteranos.

A "comunidade" já pode se considerar vitoriosa, uma vez que ninguém imaginava que estendesse a briga pela vaga na final até o quinto e último jogo do duelo contra o Vasco (ah, o destino...). Assim como a engrossada do Indiana diante dos Lakers já valeu a temporada, pois todos apostavam originalmente na goleada californiana.

Até porque o desfecho dos filmes, quem ainda define é Hollywood.



NOTAS

Caipira 1
Começou no Rio, sob o comando de Antonio Carlos Barbosa, o treinamento com bola da seleção feminina que vai a Sydney. Uma das apostas do técnico é a "ponte", tradução divertida que ele fez para o "caipirês" do "high-low", troca-troca de passes e posições entre pivôs, um lance executado com perfeição pela dupla Tim Duncan-David Robinson no San Antonio campeão da NBA em 99.

Caipira 2
Apesar do fiasco no Nacional (9º entre 14 equipes), o Bauru está renovando com o treinador Guerrinha e seus principais jogadores para buscar o bicampeonato paulista.

Caipira 3
Karina deve trocar Campinas por Jundiaí, mas não descarta pegar a ponte aérea para o Rio no segundo semestre, em uma parceria com o Comary.




E-mail: melk@uol.com.br


Leia mais:


Leia as colunas anteriores
:

13/06/2000 - Kobe, Schmidt e a fome
06/06/2000 - O homem que nunca ri
30/05/2000 - O inverno paulista
23/05/2000 - A regra do predador
16/05/2000 - A histeria e a hipocrisia
09/05/2000 - A lista dos Romários
02/05/2000 - A Vasco x Vasco + Vasco = ?
25/04/2000 - A temperatura das mãos
18/04/2000 - Joalheria