Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2007 - 20h38

"Diário de Bordo": "Casal Aventura" testa (e aprova) gasolina argentina

da Folha Online

Diário de Bordo O casal Flávio Prado e Maira Hora testa a gasolina argentina e parte rumo a Mar Del Plata. A parada faz parte da Expedição Cone Sul. Os dois vão conhecer as paisagens mais deslumbrantes da região, contando tudo para a Folha Online. A viagem começou em São Paulo e prevê passagens por cidades do sul do país, Argentina e Chile.

Confira o relato do décimo dia (10 de março) desta aventura.

Argentina: gasolina por apenas R$ 1,50/l

Manhã do dia 10 de março. Maria Fernanda, nossa linda anfitriã, prepara um café da manhã, digno de reis, servido na varanda de seu apartamento. Tudo organizado e arrumado, lá vamos nós. São 11h da manhã e a viagem começa. Trilha sonora: Aerosmith, com "Dream On".

Paramos em um posto da Petrobrás para abastecer. Fizemos as contas e percebemos que, aqui, o nosso carro (Clio 1.0 16 VH) faz 16 km/l. Nossa! Com apenas R$ 1,50/l o carro rende tudo isso --e já tem amigo chamando nosso carro de "valente".

(Aproveitando, é uma vergonha o Brasil ser auto-suficiente na produção de petróleo e ter uma gasolina de péssima qualidade. No Brasil, nosso Clio faz 12 km/l por R$ 2,50/l. Aqui na Argentina, o carro faz 16 km/l e o litro custa R$ 1,50. O custo do quilômetro rodado na Argentina é de R$ 0,094, enquanto no Brasil é de R$0,208. Ou seja, gastamos 50% a menos do que gastaríamos se a viagem fosse feita no Brasil. É uma VERGONHA.)

Saímos em direção ao monumento do Obelisco e estrada de novo. Oba! Já estava ficando impaciente. A rodovia Nacional 2 é ótima no início, mas há um trecho em obras, o que a torna um pouco complicada --principalmente porque a sinalização é ruim. Assim que passamos pelas obras, a estrada se revela mediana; não é nem boa nem ruim (a velocidade varia de 120 km/h a 80 Km/h).

Cidades de Chascomus, Castelli, Dolores... O calor é insuportável. Parece que toda a chuva não refrescou a região. A estrada está um pouco maçante --com uma vegetação monótona e charco para todos os lados. Nosso corpo e nossa mente pedem outra trilha: Rage Against the Machine, com "Bombtrack". Ufa! Acordamos.

A estrada segue e entre Lãs Aramas e Coronel Vidal. Paramos para enviar alguns relatos à Folha Online pelo celular da Tim e notebook da Lenovo --o detalhe é que paramos no McDonald's da estrada, e notamos que só tinha gente bonita e descolada indo à Mar Del Plata.

Reabastecidos, seguimos pela rodovia Nacional 2. No pedágio, recebemos um mapa e diversas informações sobre Mar Del Plata --isso é que é ação turística bem planejada. A Secretaria de Turismo de Mar Del Plata está de parabéns. Ainda na estrada, ligamos para alguns hotéis e descobrimos que a cidade está cheia por causa do Festival de Cinema Internacional. Enfim, estamos a apenas 60 Km de Mar Del Plata; o jeito é irmos até lá para procurarmos hospedagem.

Chegamos a Mar Del Plata às 17h44 locais, mas só nos instalamos em um hotel às 19h50. Exaustos, esta é a palavra. Uma sonequinha, banho e vamos procurar um lugar para jantarmos.

Saindo do hotel e percebemos que havia um rodízio de pizza em frente. Adivinhem? O curioso é que te servem pizza e massas à vontade, não apenas pizza. O garçom que nos serviu, Marcelo, era um show à parte. O duro foi a "toalha" de plástico sobre a mesa. Mas, tranqüilo, o que vale é a comida.

Em sua aventura, o casal tem o apoio da Lenovo; da TIM Roaming Internacional; e da Virtual Track.

Leia mais
  • "Diário de Bordo": Casal pega a estrada para desbravar Cone Sul

Especial
  • Acompanhe a Expedição Cone Sul dia a dia
  • Leia mais aventuras do "Diário de Bordo"
  • Visite o especial de ecoturismo

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
    ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade