Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2012 - 00h01

Livro de Cecília Meireles é tão clássico quanto macarronada de domingo

Publicidade

GABRIELA ROMEU
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dizem que clássico é jogo do Palmeiras contra o Corinthians, sorvete de morango com chocolate, macarronada de domingo na casa da avó. O livro de poemas "Ou Isto ou Aquilo" é desses clássicos também -não sai de moda.

Menina pesca pingente em mar gelado
Livro sem palavras conta história sobre briga por brinquedo
Você conhece o peixe-voador que não voa?

Foi escrito por Cecília Meireles (1901-1964), importante escritora brasileira, autora de livros como "Romanceiro da Inconfidência". Ela nasceu no Rio de Janeiro, ficou órfã muito pequena e foi criada pela avó. Dada às letras, escreveu seu primeiro poema aos nove anos.

O livro "Ou Isto ou Aquilo" foi publicado no último ano de vida da escritora.

Os versos falam de mosquitos que escrevem no ar, do chá de duas velhinhas (Marina e Mariana), de meninas que cantam "cantigas de sol e de água" e das conversas de um menino com o eco.

Os poemas de Cecília Meireles lembram parlendas, trava-línguas e adivinhas. E são marcados pela musicalidade. Por isso vale ler um a um em voz alta.

Experimente com um trecho de "Cantiga da Babá": "Eu queria pentear o menino / como os anjinhos de caracóis. / Mas ele quer cortar o cabelo, / porque é pescador e precisa de anzóis".

As delicadas ilustrações da obra são de Odilon Moraes, que marca em seus traços e suas cores o tempo da infância vivida por outras gerações -talvez de avós e até de bisavós, de nome Amélia, Olga, Dulce ou Arabela.

"Ou Isto ou Aquilo"
AUTORA Cecília Meireles
EDITORA Global
PREÇO R$ 42
INDICAÇÃO A partir de 7 anos

Divulgação
livro de Cecilia Meireles e ilustracoes de Odilon Moraes - Editora Global. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Ilustração de Odilon Moraes para 'Ou Isto ou Aquilo'
 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página