Lives apresentam clássicos da música brasileira para as crianças

Premiado projeto Grandes Músicos para Pequenos mescla teatro e cultura popular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O projeto Grandes Músicos para Pequenos, que apresenta a crianças clássicos da música popular brasileira por meio do teatro, inicia neste domingo (14), às 16h, uma série de três lives.

Desde 2013, com a estreia do espetáculo “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças”, o projeto leva aos palcos músicas icônicas da cultura brasileira, que são velhas conhecidas dos adultos, mas novidade para muitas crianças.

Atores com roupas e chapéus típicos do sertão nordestino
Cena do espetáculo “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças”, do projeto Grandes Músicos para Pequenos - Vinicius Bertolli

Os espetáculos são de autoria de Pedro Henrique Lopes e dirigidos por Diego Morais.

“O projeto nasceu dessa vontade de manter a cultura do nosso país viva na mente das novas gerações”, diz Lopes.

Para ele, um dos maiores objetivos é fazer com que a vida e a obra de importantes músicos nacionais, como João de Barro, Milton Nascimento e Gilberto Gil, “continuem acesas na cultura popular”.

A série de lives faz parte da programação do projeto Diversão em Cena (bit.ly/diversaoemcena) e traz uma adaptação de três espetáculos da companhia: “Luiz e Nazinha”, “‘Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças” e “Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças”.

O formato da live é uma novidade para o projeto. Lopes e Morais afirmam que conceberam a série tendo em vista a diferença entre consumir teatro em casa e a experiência presencial e coletiva.

“Nas nossas lives, planejamos muita interação e atividades sobre a cultura brasileira, não só por meio da música”, afirma Morais. “Na primeira transmissão, vamos levar uma festa junina para a casa de todo mundo que estiver assistindo!”

A festa junina da live de estreia será embalada pelo repertório de Luiz Gonzaga. Na seguinte, no domingo (28), também às 16h, é a vez de “Raulzito”.

Para encerrar o ciclo, a última apresentação online, prevista para julho e com data a confirmar, é “Tropicalinha”.

Com uma trajetória de sete anos, o projeto Grandes Músicos para Pequenos já recebeu 13 prêmios. “O trabalho que a gente desenvolve é para popularizar e democratizar o acesso à cultura brasileira”, diz Lopes —que além de autor, também atua nos espetáculos.

Com o formato da live, os idealizadores do projeto esperam ampliar seu público.

As transmissões podem ser vistas pelas redes sociais (Facebook e Instagram) e pelo canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCWio-b1D6Sq8aHShfHJed0Q) do Diversão em Cena, projeto criado e mantido pela empresa ArcelorMittal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.