Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Novo integrante do 'D.P.A' é curioso, desconfiado e fanático por limpeza

Stefano Agostini fala sobre Zeca, o novo detetive da capa verde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Já pensou ser contratado para um dos maiores grupos de investigadores brasileiros porque você gosta de brincar de detetive? Pois foi o que aconteceu com Stefano Agostini. Aos 10 anos, ele acaba de se tornar Zeca, o capa verde da nova temporada de "D.P.A – Detetives do Prédio Azul".

Claro que não bastou curtir brincadeiras para conquistar o novo cargo —Stefano também foi escolhido porque tem talento como ator, como conta Flávia Lins, autora de "D.P.A". Ela explica que Zeca, o personagem, é “curioso, um pouco hipocondríaco, cauteloso, atento, observador, desconfiado e muito, mas muito limpinho”.

Três crianças com capas coloridas, de braços cruzados, sorriem para a câmera em um corredor azul
Samuel Minervino (Max) e Nathália Costa (Flor) ao lado de Stefano Agostini (Zeca), o novo ator de D.P.A - Divulgação

Isso porque Zeca lava as mãos o tempo todo. “Ele carrega álcool gel no bolso e usa até talco antisséptico nos pés. Quando a temporada começa, (a personagem) Leocádia o chama de chulezento, e isso para ele é uma ofensa das piores. Com certeza, ele é muito mais limpinho que ela”, acrescenta Flávia.

O sonho de Zeca é ser cientista. O sonho de Stefano, seu intérprete, era —adivinhe— participar do seriado "D.P.A". “Sempre que eu assistia o seriado, e eu assistia muito, porque eu sou muito fã, eu tinha vontade de estar lá no prédio azul e ser, especificamente, o detetive da capa verde. E deu certo!”, comemora.

Stefano lembra que curtia "D.P.A" desde os três anos de idade. “Vi todos os detetives que passaram por lá. Inclusive, já fui aprendendo com eles durante esse tempo. O que eu mais gostava e, ainda gosto, são os mistérios, investigações, e o trio de detetives que sempre trabalha em equipe para solucionar os casos”, conta.

Stefano agora atua ao lado de Samuel Minervino (o Max) e Nathália Costa (a Flor). A 15ª temporada de "D.P.A". estreou nesta segunda (17), no canal Gloob.

Flávia, a autora da série, explica a importância da chegada do personagem de Stefano para a trama. “O Zeca é um detetive diferente. Em vez de corajoso e atirado, ele acha que ‘o pior inimigo é aquele que a gente não vê’”, revela.

Para ela, o medo que o capa verde tem de micróbios e seres microscópicos acaba tornando-o mais humano. Flávia conta, ainda, uma história curiosa sobre a criação de Zeca: ele surgiu no papel há mais de dois anos, quando a pandemia ainda não existia.

É por pura coincidência que Zeca carrega álcool em gel na sua capa.

“Acho que o Zeca vai servir de exemplo para todas as crianças cuidarem mais da sua higiene e da sua saúde, como lavar bem as mãos, usar álcool em gel sempre e em qualquer lugar etc”, acredita Stefano.

O Zeca vai ajudar a turma com o conhecimento científico dele, que mesmo ele sendo novo, já é muito presente. Ele, Flor e Max serão inseparáveis e irão aprontar muito e ter ideias mirabolantes no clubinho.”

Agora que faz parte deste grupo de importantes investigadores, Stefano tem bastante texto para decorar —os atores e atrizes da TV recebem papéis com suas falas alguns dias antes das gravações, e precisam memorizar tudo, para que elas estejam na ponta da língua.

Stefano conta que, mesmo com essa grande exigência, não acha difícil a tarefa de decorar. Ele conta o segredo: “Assim como faço na escola, eu estudo bastante. Então eu leio e estudo os roteiros e, por eu já entender bastante de como é o Zeca, tudo fica mais fácil e flui bem na hora de gravar”.


D.P.A. – DETETIVES DO PRÉDIO AZUL

Brasil, 2021 (15ª temporada). Direção: Fernanda Novaes. Criação: Flávia Lins. Segunda a sexta, às 19h. Horários aternativos: segunda a sexta, às 11h e às 21h30, sábado, às 18h30, e domingo, às 12h. No Gloob e em streaming no Globoplay + Canais Ao Vivo.


DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.