Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

'O que é moral?', pergunta criança à Folhinha; imortal Eduardo Giannetti responde

'Trate os outros como você deseja ser tratado', explica o cientista social e economista na seção Um Adulto Responde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Como é que todo mundo sabe o que é permitido ou proibido nas relações que te m com os outros? Esse "código de conduta" é um dos aspectos da moral, assunto da seção Um Adulto Responde.

Nela, a Folhinha ajuda leitores a sanar dúvidas sobre os mais variados assuntos. O cientista social e PhD em economia Eduardo Giannetti, autor de livros e imortal da Academia Brasileira de Letras desde 2021, é quem responde à pergunta deste sábado (24).

Ilustração de Deco Farkas para a Ilustrissima
Ilustração de Deco Farkas - Deco Farkas

O que é moral?

Eduardo S., 7 anos

Imagine uma partida de futebol. O que você faz com a bola depende das suas escolhas: driblar, recuar, chutar a gol. Mas há limites. Existem regras que você —e todos os outros jogadores— precisam respeitar para que o jogo possa correr bem. Ninguém (exceto o goleiro) pode pegar a bola com as mãos ou cobrar a lateral com os pés ou chutar a canela do adversário.

Se as regras forem desrespeitadas, o jogo virará uma tremenda confusão.

A moral são as regras da nossa vida em grupo. Elas não dizem como exatamente cada pessoa deve agir, mas elas definem os limites fixando o que é permitido ou proibido nas nossas relações com as outras pessoas —na família, na escola, na cidade.

Exemplos de regras morais são: não mentir, não roubar, não colar na prova, não jogar lixo na rua. A "regra de ouro" da moral é simples: trate os outros como você deseja ser tratado por eles. Se todos fizermos isso seremos todos mais felizes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.