'Qual é o máximo que uma pessoa pode viver?', pergunta leitora da Folhinha

Seção Um Adulto Responde tira a dúvida da Flora, de 8 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Você tem alguma pergunta que, até agora, ninguém conseguiu responder? Pois a Folhinha pode ajudar: todas as semanas, uma dúvida dos leitores é resolvida na seção "Um Adulto Responde".

Funciona assim: a criança, com a ajuda dos seus responsáveis, envia um email para folhinha@grupofolha.com.br perguntando qualquer coisa que queira saber. E a Folhinha, então, consulta um especialista no tema perguntado e volta com a solução.

A aposentada francesa Jeanne Calment, que viveu 122 anos - France Presse

Alberto Frisoli Junior, médico geriatra do hospital Albert Einstein, é quem responde à pergunta deste sábado (17).

Qual é o máximo que uma pessoa pode viver?

Flora L., 8 anos

Olá, Flora, muito oportuna a sua pergunta, pois a expectativa de vida vem crescendo nas ultimas décadas em todo o planeta. Só para se ter uma ideia a expectativa de vida na época da Revolução Francesa (1789) era de 34 anos.

Hoje, no mesmo país, a França, ela é de 83 anos. Já no Brasil ela é de 77 anos.

Isso nos faz pensar se a cada década iremos aumentar a expectativa de vida indefinidamente. A resposta a essa dúvida parece ser que não. A pessoa que mais tempo viveu na terra, com documentos comprovando a idade, foi a Jeanne Calment, que viveu na França por 122 anos e 164 dias.

Um artigo publicado na revista Nature em janeiro de 2022, com dados sobre genética e projeções, concluiu que a tendência é de que dificilmente um ser humano deva ir além dos 125 anos.

Mas isso pode mudar —afinal, quem, na época da Revolução Francesa, imaginaria que a Jeanne, que nasceu quase cem anos depois, em 1875, chegaria ao 122 anos?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.