Aprenda a dar banho no cachorro em casa com dicas de veterinária especializada

Crianças participam e ajudam a deixar doguinho cheiroso como se tivesse voltado do pet shop

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diferentemente dos gatos, que cuidam da própria higiene, os cachorros dependem completamente dos humanos para se manter limpos. Por isso, muitas famílias costumam levar os animais a pet shops e clínicas veterinárias onde eles tomam banhos e voltam cheirosos para casa, às vezes até usando gravata e adesivos brilhantes nas orelhas (muito chique).

Acontece que não é só nesses lugares especializados que os bichos podem curtir um dia de príncipe e princesa —dá para fazer isso em casa mesmo, seja no quintal, seja no box do banheiro do apartamento.

No box, chuveirinho ajuda a direcionar jato d'água - anetlanda/adobe stock

Agora, nas férias de julho, em que às vezes não é possível viajar, esse pode ser inclusive um momento de diversão envolvendo toda a família. Escolha um dia que não esteja muito frio e que haja um pouquinho de sol batendo pela janela.

Também vale fazer isso de manhã, para que o cachorro ainda tenha a tarde toda para aproveitar o calorzinho e se secar, sem correr o risco de dormir úmido.

O passo a passo abaixo foi criado com a consultoria de Tatiane Facchinetti Carvalhal, médica veterinária do Centro Veterinário Seres, do Grupo Petz.

O que você precisa

  • Uma bacia ou banheira, ou até mesmo o box do chuveiro
  • Xampu para cachorros
  • Condicionador para cachorros
  • Uma toalha grande
  • Algodão
  • Secador de cabelos
  • Uma escova para cachorros
  • Perfume para cachorros (opcional)

Passo a passo

  1. O box do chuveiro é ótimo para essa aventura, mas é preciso cuidado para que os cachorros não escorreguem lá dentro. Por isso, é importante ter um adulto por perto o tempo todo para ajudar.
  2. Os ouvidos dos cães são superdelicados e precisam ser protegidos. Peça ao adulto que vai acompanhar o banho para, antes de qualquer coisa, colocar umas bolotas de algodão dentro das orelhas do cachorro, para que não entre água nelas durante o banho.
  3. O ideal é não usar qualquer xampu que esteja dando sopa ali no box. Existem vários xampus adequados para cachorros, à venda em pet shops e até mesmo pela internet. Eles são desenvolvidos e testados para uso na pele dos cães, que é diferente da pele dos humanos e precisa de cuidados específicos. Peça para seu responsável escolher um adequado à pelagem do seu cachorro.
  4. Um bom condicionador para cachorros ajuda a deixar o pelo dos animais macios e brilhantes, então também vale a pena investir em um frasco.
  5. Já deixe separada uma toalha do lado de fora. Pode ser qualquer uma grande e limpa que você já tenha em casa. Só é importante que, depois desse uso, ela fique sendo a toalha oficial do cachorro.
  6. A água deve estar morna, ou seja, nem muito quente, nem muito fria. Peça para um adulto checar se ela está boa. Se o banho for acontecer dentro do box do chuveiro, uma boa ideia é usar o chuveirinho, que ajuda na hora de direcionar o jato d'água.
  7. Quando o xampu for utilizado, tenha cautela para que não escorra sobre os olhos do cachorro.
  8. Na hora de lavar o bumbum e a parte do xixi, peça ajuda do adulto. São lugares que precisam de cuidado extra e delicadeza na hora de esfregar.
  9. Enxague o xampu e aplique um pouquinho de condicionador. Enxague novamente.
    Crianças dando banho em cachorro no quintal - adobe stock

  10. Se o cachorro ficar tentando fugir, tente acalmá-lo mostrando que ele está seguro. Fale com ele com uma voz calma, carinhosa e, se necessário, faça uma pausa rápida no banho —só não demore muito, senão ele sentirá frio.
  11. Quando acabar, talvez seu cachorro queira sair correndo do banho e ir se esfregar no sofá ou na grama. A veterinária explica que eles fazem isso como se estivessem comemorando a vitória contra a sujeira. Se você e seus responsáveis preferirem que eles não façam isso, tentem distraí-los com um jogo ou brinquedo.
  12. Retire as bolotas de algodão das orelhas do cachorro.
  13. O secador de cabelo pode ser usado para acelerar a secagem, mas deve ser manuseado pelo adulto. Ajude verificando se a temperatura está morna, e tomando cuidado para acalmar o cachorro nessa etapa.
  14. Para garantir uma escovação segura, é preciso passar as cerdas com cuidado e sem apertar muito no pelo, já que, quando pressionadas, elas podem causar pequenos arranhões na pele dos bichos. Faça essa etapa com carinho.
  15. Para deixar o cachorro cheiroso como quando ele toma banho no pet shop, você pode aplicar um pouco de perfume especial para cachorros. Nunca use perfume de humanos, pois pode fazer mal para o animal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.