Abelhas 'esquentadas' que escaparam em acidente mudaram os rumos da produção de mel no Brasil

Conheça a história do cientista Warwick Kerr, que teve carreira brilhante com um pequeno deslize no caminho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Criação de abelhas no Apiário de Dito Pintado, em Santana do Parnaíba 18.ago.2005-Renato Stockler/Folhapress

São Paulo

O cientista brasileiro Warwick Estevam Kerr pesquisou coisas curiosas em sua carreira, como uma variedade de alface 20 vezes mais rica em vitamina A e um tipo da fruta pequi sem espinhos.

Ele foi muito importante para as ciências: dirigiu duas vezes o Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), foi o primeiro diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e presidiu a SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência).

O cientista Warwick Kerr - Cláudia Guimarães/Folhapress

Acontece que, mesmo com essa história profissional notável, fora da comunidade científica Warwick ficou conhecido por um deslize que teria cometido: em 1957, 26 colmeias de abelhas africanas que estavam sob sua responsabilidade escaparam de um apiário experimental em Rio Claro (SP).

"Ele tinha viajado para a África como parte de uma pesquisa para melhorar a produção de mel no Brasil, que não ia muito bem. As abelhas melíferas que existiam aqui vieram da Europa durante a colonização, mas não se adaptavam ao clima tropical e não eram produtivas", conta Sarah Azoubel.

Ela é doutora em biologia e apresentadora do podcast 37 Graus, e contou a história de Warwick e das abelhas no podcast Rádio Novelo Apresenta.

"Ele selecionou abelhas rainhas na África e mandou para cá. A ideia não era simplesmente trazer as abelhas e soltar, ele tinha planejado um processo de melhoramento que envolvia cruzar as da África com as europeias que já existiam no Brasil, selecionando as características desejáveis e eliminando as indesejáveis das africanas."

E a característica indesejável principal das africanas era a agressividade, diz Sarah. Por isso que, quando elas escapam, em um incidente que ninguém nunca compreendeu exatamente como se deu, o problema que se segue é grande.

As africanas começaram a se espalhar, cruzando com as europeias locais sem controle, e criando híbridos chamados de abelhas africanizadas.

"Na década de 1970 elas já estavam por toda América do Sul tropical, nos anos 1980 na América Central, e nos 1990 no sul dos Estados Unidos. Elas só encontraram alguma dificuldade de se instalar no clima mais frio", lembra Sarah.

A expansão trouxe acidentes. "As abelhas europeias, quando detectam uma ameaça, mandam dez ou 20 guardinhas e depois de uns minutos voltam para a colmeia. As africanas são mais esquentadinhas e, se alguém bate na colmeia, elas ficam 'pistola', esvaziam a colmeia e ficam em cima do invasor por horas."

Com isso, o animal ou a pessoa que teve a infeliz ideia (ou o azar) de mexer com elas acaba picado por centenas de abelhas, o que pode ser até fatal. "Toda vez que alguém procurava um culpado, apontava o Kerr. Dizem que ele ficou devastado, ficava mal quando via notícias de acidentes", diz Sarah.

"Mas ele não ficou sem fazer nada, pelo contrário. Começou a estudar como lidar com essas abelhas, foi estabelecendo novas práticas de apicultura, equipamentos de proteção etc. E essa nova abordagem deu muito certo, tanto que nos anos 1990 os apiários brasileiros começaram a deslanchar na produção de mel."

"Tem gente que fala que esse acidente salvou a apicultura brasileira. Claro que causou danos reais, ninguém defende isso, mas teve esse outro lado. Com o passar do tempo, as abelhas foram amansando, e hoje não se ouve mais falar de tantos ataques. É como se o programa de melhoramento original do Kerr tivesse sido feito de maneira informal", conclui Sarah.

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.