Descrição de chapéu dia das mães maternidade

Mães cansadas fazem crianças a pensar em bons presentes de Dia das Mães

De ingressos para shows a dia relaxante no spa, filhos comentam o que gostariam de dar para elas neste Dia das Mães

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma viagem, um dia num spa, uma ida a um show e menos horas de trabalho são alguns dos presentes que crianças dariam a suas mães de presente neste domingo, quando se comemora o Dia das Mães.

Isso porque elas estão muito cansadas —é só reparar na quantidade de atividades que essas mulheres realizam todos os dias, como ir trabalhar, cuidar da casa e da família e de tantas outras coisas que tomam muito tempo, deixando o cuidado pessoal e o lazer em segundo plano.

Rudá, 12, com sua mãe Laura - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Uma pesquisa feita em julho de 2022 pela Mommy, uma comunidade com mais de 9.000 mulheres com filhos, mostra que as mães se sentem sobrecarregadas e cansadas porque, geralmente, fazem tudo sozinhas.


São essas mulheres que, por exemplo, sem a ajuda de ninguém, levam os filhos ao médico (92,4%), cuidam da casa (34%) e vão ao supermercado (80,3%).
 Com todo esse tempo voltado somente para as responsabilidades do dia a dia, o que fica claro é que poucas mães têm momentos de descanso e diversão.

Na pesquisa, aprendemos que 90,5% das mães afirmam que gostariam de sair com as amigas regularmente, sendo que 60% dessas mulheres conseguiram se divertir com as amigas no máximo duas vezes no ano anterior ao levantamento.


Rudá L. M. tem 7 anos e entendeu essa necessidade. Ele vive na Vila Anglo, zona oeste de São Paulo, e acredita que um presente legal para sua mãe, Laura, seriam ingressos para o show da banda preferida dela.


"Eu queria que ela fosse no show do BaianaSystem para ela curtir. Eu daria também uma viagem para ela conhecer o mundo. Mas o que eu queria mesmo é que ela trabalhasse menos, ela passa muito tempo fora de casa", comenta.


As viagens também estão na lista de opções das crianças na hora de presentear as mães com momentos de descanso. Yomako L. S. H. K., 7 anos, é indígena e vive em Rio Branco, no Acre.


A mãe dela, a professora Alessandra, tem o sonho de viajar. Yomako sabe disso, e ainda incluiu mais coisas na lista de presentes. "Eu daria um bolo para minha mãe e iria fazer uma surpresa, além de dar uma viagem para Lençóis Maranhenses, porque ela quer conhecer a cidade e a praia", diz.

A empresária Ana Paula, 38, de Embu-Guaçu, no interior de São Paulo, mora e trabalha no mesmo lugar. Além de cuidar das duas filhas e das tarefas de casa, Ana divide com o marido a responsabilidade de administrar um hotel de cachorros, que fica no quintal da família.

Então, uma de suas filhas, a Clara C. T., 10 anos, teve uma ideia para aliviar o cansaço da mãe.

"Eu daria de presente para ela um dia bem relaxante em um spa e também passaria muito tempo com ela assistindo séries, animes e filmes. A gente ama ficar na sala assistindo essas coisas", conta.

A produtora cultural Erika sabe o que é dividir as tarefas da casa que "não acabam nunca" com o trabalho.


Erika trabalha de forma híbrida, o que permite que passe mais tempo com a sua filha Flora S. B. M., de 7 anos. Mas a Flora sabe do que a mãe gosta e quer dar de presente para ela uma noite livre, para ela sair para dançar e cantar.

"Quero que ela tenha uma noite inesquecível e que ela leve quem ela quiser. Ela adora cantar Belo, Sorriso Maroto, Pixote. Quero que ela se divirta", diz Flora.

Assim como a Clara, muitas crianças querem ter momentos de diversão com suas mães mesmo em meio a tantas tarefas e responsabilidades que essas mulheres assumem todos os dias.

E está tudo bem. Afinal, brincar é algo muito importante, inclusive para as mães. Mas e quando a mãe não está muito animada?

Foi o que aconteceu com a escritora Vanessa Barbara durante o período de isolamento por causa da pandemia. Mãe da Mabel, que, na época, tinha dois anos, Vanessa percebeu que a filha tinha picos de criatividade nos momentos em que ela e seu marido estavam mais ocupados ou cansados.

O resultado dessa experiência foi o livro "Mamãe Está Cansada" (editora Companhia das Letrinhas, 32 páginas, R$ 54,90), que traz a visão da pequena Mabel sobre os dias em que queria atenção e espaço para brincar. O livro é ilustrado por Laura Trochmann.

TODO MUNDO LÊ JUNTO
Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.