Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2011 - 22h54

Quadrinhista Pedro Cobiaco, 14, fala sobre seu personagem Eric

Publicidade

GABRIELLA MANCINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"O Eric é uma mistura do meu eu criança com o meu eu adolescente."

Foi assim que o quadrinista Pedro Cobiaco, 14, definiu o personagem Eric (tirinha publicada todos os sábados na Folhinha) na oficina "Entrevistando". O encontro com leitores aconteceu neste sábado (18), no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Ilustração de Pedro C.
O personagem Eric, de Pedro C.
O personagem Eric, de Pedro C.

As crianças assistiram a um vídeo sobre como a Folhinha é feita e depois fizeram perguntas a Pedro. No final do encontro, apenas com lápis e papel em mãos, ele deu vida ao Eric.

Pedro contou que Eric surgiu como um personagem secundário, dentro de uma tirinha sobre uma banda de rock. Disse ainda que se surpreendeu quando a equipe da Folhinha escolheu a tira de Eric para ser publicada, pois ele havia apresentado outros personagens, e Eric lhe parecia o de menor força.

"No final das contas, acabou virando o meu personagem preferido", revela Pedro. "E acho que os outros que sugeri não renderiam tanto assunto. O rock é infinito", diz o garoto, fã dos Beatles e dos Ramones.

O menino roqueiro criado por Pedro C., como ele assina, está há mais de um ano na Folhinha. O próprio autor nota uma evolução em seu traço.

"Nesse tempo conheci bastante gente, conversei muito com o Laerte, troquei bastante e-mail com o Adão. Recebi muita dica e deu para amadurecer o personagem, trabalhar bastante o traço e as ideias", disse Pedro.

"Com o tempo você vai direcionando o personagem como você quer que ele seja."

AMIGOS REAIS

Alguns amigos reais de Pedro acabaram aparecendo nas tiras de Eric, como a sua prima Gabriela. "Gosto de colocar amigos porque pego características deles e fica mais realista, o leitor se insere melhor na história", diz o jovem quadrinista.

Pedro falou também do amigo João Montanaro, que começou publicando na Folhinha, no espaço ocupado por Eric, e hoje publica charges na Folha. Contou que se conheceram por meio do cartunista Rafael Grampá --que Pedro chama de "padrinho" por ter lhe dado muitas dicas.

Marcelo Justo - 28.mai.10/Folhapress
O quadrinista Pedro C., que criou o personagem Eric
O quadrinista Pedro C., que criou o personagem Eric

Pedro e Montanaro marcaram um encontro no estúdio de Grampá, que acabou não aparecendo.

"Eu e o João ficamos lá o dia inteiro conversando. Hoje falo com ele todo dia, por MSN, Skype, e-mail...", conta Pedro.

Sobre sua parceria com a Folhinha, Pedro disse que ainda não caiu a ficha de que publica profissionalmente, embora já se sinta preparado. "Sei que é isso que eu quero fazer. Não vou conseguir ser mais nada na minha vida." E precisa?

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página